500 km de São Paulo: pole é do AJR V8

RIO DE JANEIRO – Os protótipos AJR seguem comprovando que velocidade é com eles mesmos: o carro #117 com motor Chevrolet V8 que terá a bordo Emílio Padron/Fernando Fortes/Henrique Assunção conquistou a pole position para a disputa da 34ª edição dos 500 km de São Paulo, tradicional prova brasileira de Endurance – que neste ano não faz parte de campeonato algum, mas que foi – a muito custo – organizada pelo Automóvel Clube Paulista, por intermédio de Silvio Zambello.

A programação de hoje envolveu a realização de três sessões de treinos livres e o qualifying, onde o AJR pole position marcou o tempo de 1’31″980 para os 4,309 km do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos – média horária de 168,65 km/h. Eles foram 0″943 mais velozes que o Lamborghini Huracán da Via Italia Racing, que estreia Victor Franzoni a bordo do bólido concebido em Sant’Agata, junto a Chico Longo e Marcos Gomes.

Na segunda fila, estará a Mercedes-AMG GT3 de Guilherme Figuerôa/Júlio Campos/Ricardo Baptista, que ficou a 1″766 da pole position, com o Porsche da Stuttgart Motorsport em quarto – repetindo a trinca vencedora dos 500 km de São Paulo ano passado, no evento que aconteceu no Velo Città. Ou seja: Max Wilson, recém-dispensado (injustamente, no meu ver) do SporTV nas transmissões de Fórmula 1, volta ao cockpit do carro germânico junto a Marcel Visconde e Ricardo Maurício.

O grid de número bastante razoável – 20 carros treinaram, mas é provável que o total na largada seja um pouco melhor que este, contará com a presença do craque da narração Luc Monteiro. Ele dividirá com Zé Vilela a condução de um Spyder com motor Volkswagen da categoria P3. Carrinho com motor de apenas 150 HP, não muito preparado. Eles vão largar da 15ª posição, com o tempo de 1’59″756.

Há a promessa de transmissão dos 500 km de São Paulo pelo YouTube. Se o link estiver disponível, vocês leitores do blog poderão assistir mais um evento nacional de Endurance ao vivo e a cores.

Comentários