A volta de Tarumã na Stock Car
RIO DE JANEIRO – Um dos circuitos mais desafiadores e velozes do país e que faz, mais do que nunca, parte da história do esporte nacional, Tarumã está de volta ao calendário da Stock Car em 2019.
Vetado neste ano por questões de segurança, o circuito gaúcho retorna às datas da principal categoria nacional por um motivo especial: em abril, exatamente quando se abre a temporada do próximo ano, a Stock completa 40 anos nas pistas.
Foi em 22 de abril de 1979 que se disputou a primeira corrida da história, com apenas uma dezena de Opalas – modelo da Chevrolet que dava as cartas nas provas de Divisão 1 e que, com o apoio da montadora, virou uma categoria de carros de Turismo que resistiu ao tempo, lá mesmo em Tarumã.
O primeiro pole position foi o carioca João Carlos “Capeta” Palhares. Affonso Giaffone foi o primeiro vencedor e o primeiro campeão da história foi Paulo Gomes, o Paulão.
Mas há um reparo: se as obras de segurança exigidas pela CBA e seu caderno de encargos não ficarem prontas a tempo, pode haver uma inversão de datas e o Velopark, que tem uma data em novembro, é quem abriria a categoria, deixando Tarumã mais pra frente.
Em relação a pistas, Curvelo e Guaporé seguem ausentes e pelo menos 10 circuitos serão usados. A Corrida do Milhão será novamente realizada – não será em Goiânia, é bom lembrar – e a data dessa prova segue em aberto. Em princípio, não deverá haver a Corrida de Duplas como houve em 2018. A temporada de 2019 terá um intervalo de praticamente um mês e pouco entre a etapa marcada para 9 de junho em Londrina e a seguinte, em 21 de julho, no circuito de Santa Cruz do Sul.
A categoria correrá de abril até dezembro e surpreende por enquanto a Stock ter somente uma data na principal pista do país, o Autódromo de Interlagos.
Em tempo: a Stock também terá novo comandante no próximo campeonato, já que Rodrigo Mathias deixou o cargo de diretor-executivo da Vicar, posto que já foi de Carlos Col (que inclusive voltou à categoria como presidente de um conselho de comando da categoria) e também de Maurício Slaviero.
Calendário da Stock Car 2019:
07/04 – Tarumã
05/05 – Velo Città
19/05 – Goiânia
09/06 – Londrina
21/07 – Santa Cruz do Sul
11/08 – Campo Grande
25/08 – Corrida do Milhão (pista a confirmar)
15/09 – Curitiba
20/10 – Cascavel
10/11 – Velopark
24/11 – Goiânia
15/12 – Interlagos
Volta com a chicane Nutella? Ou volta o Tarumã verdadeiro sem chicane?
Brasileiro de Marcas vai morrer?
Não faço ideia. Com a palavra, a Vicar.
Oq já existe de concreto para 2019?? Já que Se fala de novas marcas e (novas tecnologias)segundo Gol.
Incompreensível nao ter Curvelo novamente no calendário, ja que foi a própria categoria que apoiou a construção da pista…
Seria importante também ter uma corrida em pista de rua. Como era Salvador, por exemplo…
Tarumã de volta é isso aí !! Tomara que não usem aquela gicane “boiola” !!