Silly Season, IMSA 2019 – classe GTD
RIO DE JANEIRO – Pessoal, faltam menos de 50 dias para o início da temporada do Endurance dos EUA com a disputa das 24h de Daytona, abrindo o cinquentenário da IMSA.
Então é hora de o blog trazer a Silly Season de 2019, começando com a GTD.
A divisão dos carros enquadrados no regulamento GT3 da FIA ganha mais uma marca: a McLaren. O construtor de origem britânica eleva a nove o total de envolvidos com a divisão, que deve ter um plantel bastante interessante e alentado para o próximo ano.
Aos poucos a lista de entradas começa a ganhar forma e vamos agora mostrar as equipes confirmadas e as possíveis inscrições que estão por ser confirmadas.
AIM VASSER SULLIVAN
Carro: Lexus RC-F GT3
Pilotos: Townsend Bell/Frankie Montecalvo/a confirmar (#12) e Jack Hawksworth/a confirmar (#14)
Abrimos com a primeira nova equipe da IMSA em 2019: a AIM Vasser Sullivan entra na categoria com a associação entre a AIM Autosport de Ian Willis e Andrew Bordin com o antigo campeão de Fórmula Indy Jimmy Vasser e seu sócio James “Sulli” Sullivan. A escuderia assume o compromisso de alinhar o modelo Lexus RC-F GT3 e inclusive os carros já andaram em Daytona no teste promovido nesta semana com os novos pneus Michelin.
Três pilotos já foram confirmados: Jack Hawksworth, que estava na 3GT Racing, foi o primeiro. Depois, vieram o experiente Townsend Bell e o também norte-americano Frankie Montecalvo. O companheiro de Hawksworth para todo o campeonato e os demais que devem alinhar em Daytona serão oportunamente anunciados.
MAGNUS RACING
Carro: Lamborghini Huracán GT3 EVO
Pilotos: John Potter/Andy Lally/Spencer Pumpelly (#44)
Outra novidade na área para a temporada que vem é a troca de equipamento da Magnus Racing. A escuderia de John Potter vai de Lamborghini Huracán na versão EVO, deixando para trás o Audi R8 LMS. Quanto a pilotos, Andy Lally regressa para mais uma temporada ao lado do patrão. Spencer Pumpelly anunciou seu regresso à IMSA na divisão GTD como terceiro piloto nas provas de Endurance do campeonato.
PAUL MILLER RACING
Carro: Lamborghini Huracán GT3 EVO
Pilotos: Bryan Sellers/Ryan Hardwick/Corey Lewis (#48)
Campeã neste ano, a Paul Miller Racing regressa para defender seu título com uma nova dupla full season: insatisfeito com a mudança de graduação pela FIA, Madison Snow resolveu dar um tempo das pistas e o piloto campeão junto a Bryan Sellers será substituído por Ryan Hardwick, piloto de 38 anos nascido em Atlanta e egresso do Pirelli World Challenge (a.k.a Blancpain North America). Corey Lewis fechou para defender o time nas provas longas.
MEYER SHANK RACING W/CURB-AGAJANIAN
Carro: Acura NSX-GT3 EVO
Pilotos: Jackie Heinricher/Katherine Legge/Bia Figueiredo/Simona de Silvestro (#57) e Trent Hindman/Mario Farnbacher/Justin Marks/A.J. Allmendinger (#86)
A Meyer Shank Racing (MSR) foi a primeira escuderia que confirmou pilotos – apresentando uma tripulação 100% feminina para Daytona (com a brasileira Bia Figueiredo, da Stock Car) e participação full time de Jackie Heinricher ao lado de Katherine Legge num carro com apoio da Caterpillar.
Nesta semana, a equipe confirmou a tripulação do segundo bólido com Trent Hindman efetivado como piloto fixo junto a Mario Farnbacher. Justin Marks estará a bordo nas quatro corridas do Michelin Endurance Cup e A.J. Allmendinger, sem equipe na Nascar, pelo menos está garantido nas 24h de Daytona.
SCUDERIA CORSA/WEATHERTECH RACING
Carro: Ferrari 488 GT3
Pilotos: Cooper MacNeil/Toni Vilander/Dominik Farnbacher/Jeff Westphal (#63)
A Weathertech Racing regressa com os auspícios da Scuderia Corsa de Giacomo Mattioli para a futura temporada e com piloto novo no cockpit: o experiente Toni Vilander substitui Alessandro Balzan (ainda sem condições de regressar às pistas) estará a bordo do #63 junto a Cooper MacNeil, que segue a bordo em 2019. O reforço para as provas de Endurance vem através do alemão Dominik Farnbacher e de Jeff Westphal.
PARK PLACE MOTORSPORTS
Carro: Porsche 911 GT3-R
Pilotos: Patrick Lindsey/Patrick Long/Nicholas Boulle (#73)
Patrick Lindsey (que também está no WEC com a equipe alemã Project 1 na classe LMGTE-AM) confirmou o retorno da Park Place Motorsports à IMSA em 2019 como competidora full season. A equipe baseada no Texas contará com a experiência e os serviços do ótimo Patrick Long na pilotagem. Nicholas Boulle está confirmado pelo menos para as 24h de Daytona.
MOORESPEED
Carro: Audi R8 LMS EVO
Pilotos: Alex Riberas/Will Hardeman/Andrew Davis/Markus Winkelhock
Egressa da Porsche GT3 Cup ianque, a Moorespeed é mais uma novidade entre as escuderias que disputarão a classe GTD em 2019. O time texano chega à categoria com um novo Audi R8 LMS EVO, confirmando pelo menos dois de seus pilotos – o espanhol Alex Riberas, que por muitos anos esteve nos EUA competindo pela Alex Job Racing e Will Hardeman, piloto de 37 anos que vem há alguns anos alinhando pela escuderia na Porsche Cup.
Andrew Davis foi o eleito para as provas do Michelin Endurance Cup e o experiente Markus Winkelhock, piloto oficial Audi Sport Customer Racing, reforça o time em Daytona.
STARWORKS MOTORSPORTS
Carro: Audi R8 LMS EVO
Pilotos: Ryan Dalziel/Parker Chase/a confirmar
Peter Baron está de volta às pistas com a Starworks em 2019: após emprestar sua estrutura à Montaplast by Land Motorsport nas provas que o time alemão disputou no ano passado, o experiente chefe de equipe e antigo piloto da IMSA surpreende com o retorno de sua organização, trazendo a bordo o velho amigo e recruta Ryan Dalziel junto a Parker Chase, com quem o escocês formou uma dupla bastante azeitada no Pirelli World Challenge no último ano.
PFAFF MOTORSPORTS
Carro: Porsche 911 GT3-R
Pilotos: Scott Hargrove/Zach Robichon/Lars Kern/Dennis Olsen
A Pfaff Motorsports é outra das novidades para 2019 – e decidiu disputar a temporada completa, ao invés das provas selecionadas do Weathertech Sprint Cup. A equipe vem dos certames Porsche GT3 Cup e Pirelli World Challenge, com bons resultados. Os titulares vêm justamente dessas duas categorias – os canadenses Scott Hargrove e Zach Robichon. Por indicação da fábrica alemã, virão para Daytona o engenheiro Lars Kern, que disputa o VLN em Nürburgring e o integrante do programa júnior da casa de Weissach, Dennis Olsen.
WEATHERTECH SPRINT CUP
COMPASS RACING
Carro: McLaren 720S GT3
Pilotos: Paul Holton/Matt Plumb
Uma das principais escuderias das séries menores da IMSA, a Compass Racing volta à carga após uma experiência de meio período com a antiga versão do Audi R8 LMS que contou, inclusive, com a participação do brasileiro Pierre Kleinubing. Desta vez, o time ataca de McLaren 720S GT3, marcando a estreia do novo modelo nos EUA, trazendo para a temporada do Weathertech Sprint Cup (que não congrega os eventos de Endurance) os pilotos Matt Plumb e Paul Holton.
24H DE DAYTONA
HERBERTH MOTORSPORT
Carro: Porsche 911 GT3-R
Pilotos: Edward Lewis Brauner/Alfred Renauer/Jürgen Häring/a confirmar
Tradicional participante de provas da séries Blancpain e 24h Series, da holandesa Creventic, a Herberth Motorsport fará sua primeira aparição nas 24h de Daytona. O time germânico terá à disposição a versão 2019 do Porsche 911 GT3-R, que conta com pelo menos três pilotos anunciados – Edward Lewis Brauner, Alfred Renauer e Jürgen Häring. A escuderia deverá contar com pelo menos um piloto com status de fábrica para fechar a tripulação.
GRÄSSER RACING TEAM (GRT)
Carro: Lamborghini Huracán GT3 EVO
Pilotos: a confirmar
Campeã das 24h de Daytona na última edição, a Grässer Racing Team promete estar presente com pelo menos um Lamborghini Huracán GT3 EVO, com o qual inclusive a escuderia de Göttfried Grässer participou dos testes de pneus da Michelin no circuito da Flórida. A equipe já confirmou três dos pilotos – Mirko Bortolotti, Rolf Ineichen e Chris Engelhart.
OUTROS
Várias equipes que participaram da última temporada ainda não anunciaram seus programas para 2019, mas não devem tardar em fazê-lo. A Riley Motorsports andou em Daytona com sua Mercedes-AMG GT3 e a Turner Motorsport se apresentou para os testes de pneus com um novo monobloco da BMW M6 GT3. Outra equipe que deve competir com o modelo Mercedes-AMG é a P1 Motorsports, que inclusive contou com o piloto brasileiro Sérgio Jimenez durante os treinos na Flórida.
Para Daytona, outras escuderias que devem confirmar presença são a Ebimotors, que levou à pista um Lamborghini Huracán GT3 e também a Montaplast by Land Motorsport, que deverá fazer as quatro etapas do Michelin Endurance Cup com um Audi R8 LMS EVO. Os possíveis pilotos: Christopher Mies, Dries Vanthoor, Daniel Morad e Ricardo Feller. A Risi Competizione tem possibilidade de também incluir mais uma Ferrari no plantel da GTD e outras equipes como a WRT são aguardadas.
Com relação a times que correram em 2018 e não se manifestaram, a 3GT Racing não posta nada nas redes sociais desde o último dia 7; a Wright Motorsports – se disputar a temporada – perdeu Patrick Long e dispensou os serviços de Christina Nielsen; a Sun Energy1 Racing deve se dedicar às provas do Intercontinental GT Challenge; HART e C.J. Wilson Racing também não têm atualizado os assuntos no Twitter – o time do ex-jogador de beisebol, inclusive, postou pela última vez em 12 de outubro.
A Herberth Motorsport é a única equipe que terá o 911 GT3-R 2019 a disposição?
Boa noite, Felipe! Obrigado por perguntar.
Não… a Park Place terá a versão 2019 do 911 GT3-R também, assim – creio – como a Pfaff na Weathertech Sprint Cup. Caso a Wright venha a competir, também terá.
Valeu, Mattar!
Ansioso para a próxima temporada.
Não sabia por onde andava o Markus Winkelhock, o único piloto da história da F1 que partiu de último para primeiro em duas voltas, ganhando 21 posições, liderando 6 voltas. Quem não sabe da história pode até se impressionar kkkkkk.