24h de Daytona: pista úmida no primeiro treino; Nasr é o mais rápido
RIO DE JANEIRO – A chuva forte que caiu em Daytona nesta quinta-feira pela manhã deixou as condições da pista da Flórida um tanto quanto difíceis para pilotos e equipes do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. E nem todos os carros entre os 47 inscritos para a prova deste fim de semana fizeram voltas rápidas na primeira sessão, esperando que tudo melhore para o segundo treino não-oficial, preparatório para o qualifying.
A melhor volta do FP1 foi do atual campeão: Felipe Nasr virou em 1’36″108, quase seis décimos melhor que o outro Cadillac da Action Express – com Mike Conway a bordo – e perto de três segundos acima do recorde não-oficial registrado por Oliver Jarvis no ROAR, há alguns dias.
Os “Caddies” fizeram os três melhores tempos entre os DPi, pois Tristan Vautier fez a terceira marca com o #85 da JDC-Miller Motorsports, que terá entre os pilotos o experiente Rubens Barrichello. A Mazda ficou em quarto e o único Nissan DPi foi oitavo – o Acura Team Penske não fez voltas rápidas, apenas de instalação.
Na LMP2, o mais rápido foi o sueco Henrik Hedman: 1’46″657 contra 1’47″488 do colombiano Sebastian Saavedra. Apenas dois dos quatro inscritos andaram neste primeiro treino.
Entre os GTLM, Frédéric Makowiecki estabeleceu 1’45″334 e foi oito décimos melhor que o compatriota Matthieu Jaminet, que guiou o segundo Porsche oficial de fábrica. A Ford ficou em terceiro com Joey Hand no #66 e a atual campeã Corvette ficou em quarto com Antonio Garcia, à frente da Ferrari da Risi Competizione. A melhor BMW veio em sétimo, com o carro do incrível Alessandro Zanardi logo na sequência. A melhor volta desse carro no primeiro treino foi do finlandês Jesse Krohn.
A GTD teve todos os seus 23 carros na pista e os pilotos prata e bronze inscritos da divisão puderam se beneficiar de 15 minutos extras de treino. E isto fez com que o #48 da Paul Miller Racing fosse o carro mais rápido de manhã, com Corey Lewis cravando 1’46″577, apenas 0″015 melhor que o sul-africano Kelvin Van der Linde, no Audi da WRT Speedstar.
Sete marcas ficaram nas sete primeiras posições: o estreante Aaron Telitz foi o terceiro com o Lexus da novata AIM Vasser Sullivan, seguido por Jens Klingmann na BMW da Turner Motorsport. O brasileiro Felipe Fraga foi o quinto melhor com a Mercedes-AMG #33 – 1’46″871 – seguido pela Ferrari da Scuderia Corsa e o Acura #86 da Meyer-Shank Racing. A única exceção foi a Porsche: o melhor carro da marca ficou em 12º.
Paul Dalla Lana foi o nono mais rápido com a Ferrari #51 da Spirit of Race, que terá Daniel Serra na corrida da Flórida. Bia Figueiredo fez o 13º tempo no Acura 100% tripulado por mulheres e a Ferrari #13 da Via Itália Racing registrou a 18ª colocação da divisão, com o italiano Andrea Bertolini na melhor volta.
Com o fuso horário entre Daytona e Brasília em três horas, o segundo treino livre começa às 13h30 locais – 16h30 de Brasília. A definição do grid para a edição 2019 das 24h de Daytona acontece a partir de 18h35 de Brasília (15h35 locais). Ainda haverá um treino noturno, com presença compulsória de todos os pilotos, a partir de 19h locais – 22h de Brasília.
O Fox Sports 2 transmite as 24h de Daytona neste fim de semana. Anotem os horários:
Sábado a partir de 18h30 – até por volta de 21h30, com este que vos escreve na narração e Edgard Mello Filho nas análises e comentários.
Domingo, a partir de 15h30 – até a quadriculada – comigo nos comentários e análises e Thiago Alves na narração.
Legal Rodrigo! Mais um ano acompanhando a IMSA, que eu conheci através do seu blog ! E parabéns pelo resumo das equipes que irão participar na 24 horas de Daytona, que ficou show de bola!
Obrigado, Victor. Que bom que você gostou!
Mattar, procede mesmo essa diferença de 10 segundos entre o melhor DPi e o melhor LMP-2??
Não, Luciano. A diferença foi alta porque a pista estava ainda bastante úmida. Veja o próximo post que vou publicar falando do segundo treino livre de hoje.