Car Collection triunfa nas 24h de Dubai

24h Dubai 2019
Vitória dominante da Car Collection com este Audi durante as 24h de Dubai

RIO DE JANEIRO – Terminou há instantes a 14ª edição das 24h de Dubai, disputada nesta sexta e hoje nos Emirados Árabes Unidos por um grid de 74 carros distribuídos em várias categorias que compõem o certame 24h Series, organizado pela holandesa Creventic.

E pela primeira vez, a equipe alemã Car Collection Motorsport conquistou uma importante vitória, na estreia oficial da nova versão do Audi R8 LMS. O carro #88 partilhado por Christopher Haase/Fréderic Vervisch/Dmitri Parhöfer/Rik Breukers dominou a corrida quase em sua totalidade. Foram 559 das 606 voltas percorridas ocupando a dianteira, num triunfo incontestável e tranquilo que dá à Audi o segundo triunfo dos quatrargólicos nas 24h de Dubai.

A marca de Ingolstadt, inclusive, venceu em dobradinha – já que o 2º posto foi da equipe MS7 by WRT, com Michael Vergers/Dries Vanthoor/Christopher Mies/Mohammed Saud Fahad al Saud, que chegaram uma volta atrás.

Pole position, o Lamborghini Huracán da GRT Grässer que teve a bordo Rolf e Mark Ineichen, além de Mirko Bortolotti e Christian Engelhart, liderou no início, foi ultrapassado pelos vencedores e daí em diante não conseguiu mais discutir a vitória. Uma quebra de suspensão levou a equipe a uma parada extra de reparos e o 4º lugar, com sete voltas de desvantagem, foi o que de melhor puderam alcançar.

Num top 6 dominado por quatro dos novos Audi e mais este Lamborghini, a Ferrari 488 GT3 da Bohemia Energy Racing with Scuderia Praha surpreendeu positivamente e levou o pódio com Jiri Pisarik/Josef Král/Matteo Malucelli, completando quatro voltas a menos em relação aos vitoriosos.

Além da Grässer, outras equipes como a KCMG e principalmente a Black Falcon tiveram problemas com seus carros ao longo da disputa, tirando de esquadro vários competidores que poderiam ter lutado mais à frente. Como efeito, a HTP Motorsports terminou com o melhor Mercedes-AMG GT3 da disputa – 7ª posição geral para Alexander Hrachowinia/Bernd Schneider/Indy Dontje/Brice Bosi/Martin Konrad, ganhando na subclasse A6-AM.

A participação do quarteto brasileiro da MRS GT-Racing na disputa foi boa: Ricardo Maurício, Werner Neugebauer, Dennis Dirani e Daniel Schneider levaram o Porsche 991-II Cup de dorsal #990 inscrito na divisão SPX ao 16º posto geral e segundo na divisão. Era muito difícil competir com o ritmo do Lamborghini Super Trofeo EVO inscrito pela Leipert Motorsport – só se esse carro quebrasse. Com inteligência, o quarteto brazuca manteve-se longe de atribulações, terminando a prova com 576 voltas percorridas.

O time de Karsten Molitor tinha bólidos inscritos em três classes e pelo menos numa delas acabou com o triunfo: a BMW M4 GT4 do quarteto formado por Thomas Pekar, Franjo Kovas, Frëdrik Kestrup e Thomas Tekaat surpreendeu e bateu por cinco voltas de frente a Sörg Rennsport, outra que se socorreu do modelo bávaro para a disputa. Na 991, dos Porsche Cup, ganhou a Duel Racing, que terminou em 17º lugar.

Numa prova que teve 19 neutralizações (o chamado Code 60), somando quatro horas em que os pilotos tiveram que andar sob velocidade reduzida, a Autorama Motorpsort foi a vencedora entre os carros do grupo TCR com um Volkswagen Golf que chegou em 26º lugar na geral. Foi o primeiro dos carros da TCE Series que recebeu a quadriculada. Nas demais subclasses, a Fun-M Motorsport ganhou na Cup1, o Vortex Scirocco GC10 levou a melhor no grupo SP3 e na A3, quem teve as honras foi a GR Motorsport com uma BMW E46 GT3.

Ao todo, 55 carros foram classificados – mas desse total, onze não receberam a bandeira quadriculada. A próxima etapa do certame 24h Series será as 12h de Mugello, que se disputarão no fim de março – como primeira etapa do Campeonato Europeu.

Comentários