Fim da linha
RIO DE JANEIRO (Arigatô, Oribeira!) – Termina o ciclo de João Paulo de Oliveira no automobilismo japonês, ou pelo menos no nível em que se encontrava. A Nissan e o piloto comunicaram hoje, quinta-feira, o fim de um vínculo de 13 temporadas, em que o piloto de 37 anos esteve servindo à montadora, principalmente no Super GT.
Campeão japonês de Fórmula 3 em 2005, da Fórmula Nippon (hoje Super Fórmula) em 2010 e vice-campeão do Super GT em 2014, o versátil piloto que inclusive venceu a Corrida de Duplas da Stock Car ano passado com o bicampeão Daniel Serra, disputou a última temporada pela equipe de Masahiko Kondo, terminando o ano em 14º lugar com 23 pontos somados.
Ao longo de sua trajetória internacional, que começou em 1999 na Fórmula 3 Sul-Americana, ele conquistou 62 vitórias – nove destas no Super GT – em 329 corridas que disputou, com 118 pódios, 62 pole positions e 77 recordes de volta em prova.
Entre os pilotos do país, é o sexto com mais vitórias na carreira. À frente dele, estão Ingo Hoffmann (95), Ayrton Senna (90), Cacá Bueno (69), Emerson Fittipaldi (65) e Xandy Negrão (64).
Nas redes sociais, o piloto escreveu uma nota de despedida e agradecimento, esperando poder estar num cockpit em 2019.
Queridos amigos,
Após 13 anos correndo pela Nissan na maior categoria do Japão, o Super GT, chegou a hora de encerrar o capítulo. Tantas memórias boas e amizades que levarei comigo a vida toda. Fica as boas recordações e agora o foco é total no próximo capítulo.
2019 já começou e ainda não tenho notícias do que estarei fazendo. Não é uma posição ideal, pois já estamos em começo de ano, mas sigo otimista e motivado. Desafios sempre acendem um fogo dentro de mim e não me sentia assim há um tempo. Estou ansioso para iniciar um novo capítulo e confiante de que posso fazer a diferença onde quer que eu vá.
Para todos meus amigos e aqueles que apoiam, muito obrigado por estarem sempre ao meu lado. Como muitos de vocês sabem, trabalho de forma quieta e longe de ser centro das atenções. Vou seguir trabalhando firme e espero trazer boas notícias em breve.
Um abraço,
João Paulo de Oliveira
Não se esperava outra postura. É isso que faz o João Paulo um piloto fora de série dentro e fora das pistas.
E este blog torce – muito – que para onde quer que vá, seja de volta ao Brasil ou noutro desafio internacional, o “Oribeira” esteja presente firme e forte.
Arigatô!
João Paulo de Oliveira é um verdadeiro campeão, como piloto e como pessoa.
Sem fazer alarde, teve uma carreira de muito sucesso, principalmente no Japão.
Simpatia e simplicidade que também é marca registrada do irmão José Ricardo, que igualmente pilota muito.
Torço que ele encontre um bom cockpit para continuar brilhando.
Sinto muito mesmo não ter acompanhado decentemente a carreira do João Paulo, um piloto de sucesso, e provavelmente um grande cara, longas carreira em mesmo time dá essa dica.
Espero que ele ainda tente algo como a IMSA, faça uma carreira em corridas de longa duração, acho que 39 anos já tá no limite pra corridas sprint.
Se eu tivesse uma equipe da Stock Car Br. contrataria o João imediatamente…
Quem sabe ele se acerta por lá mesmo e continua no Japão com outra marca.
Difícil…
Lembro dele na F3 sudam light dando pau no povo da categoria principal
Eu poderia muito bem torcer para algum time da Stock Car contratá-lo mas, com todo respeito à categoria maior nacional, é pouco para ele (assim como hoje é pouco para o Daniel Serra). JP Oliveira se encaixaria perfeitamente no DTM, cujo regulamento técnico é semelhante ao Nissam da GT500 que ele pilotava. Seria bacana também vê-lo no IMSA ou WEC.