Le Mans 2019: o que vem por aí

Poster-LeMans

RIO DE JANEIRO – Estamos a menos de duas semanas para a divulgação de 50 inscrições para a edição 2019 das 24 Horas de Le Mans, a finalíssima da Super Season do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC).  Nesta quinta-feira, será encerrado o prazo de inscrições para as escuderias que requereram participação na clássica prova francesa em junho e não dispõem de vagas automáticas. O Comitê de Seleção – com dez integrantes – vai avaliar os casos e fechar definitivamente a lista em 1º de março, com 70 inscritos – 60 titulares e 10 suplentes. Antes, haverá uma primeira divulgação no próximo dia 11.

Os seguintes critérios são avaliados pela Comissão de Seleção: notoriedade do concorrente, resultados nas 24h de Le Mans, a participação regular em alguns campeonatos (FIA WEC, IMSA, ELMS e Asian Le Mans Series), reputação dos pilotos, qualidade dos carros, interesse técnico, situação legal ou financeira com o ACO, seu ambiente, seus parceiros.

Para a primeira lista, haverá a certeza de pelo menos 34 carros full season do WEC, já que a Ginetta não deve mais participar nesta temporada, tentando o regresso para 2019/20 com seu protótipo e outra equipe. Assim, num primeiro momento, estão confirmados oito LMP1, sete LMP2, dez LMGTE-PRO e nove LMGTE-AM.

Portanto, a conta da LMP1 está fechada e consta que a da LMGTE-PRO, também. Às inscrições do Mundial, certamente serão adicionados seis carros dos EUA – Ford Chip Ganassi Racing, Porsche GT Team North America e Corvette Racing, todas com dois carros.

Na LMGTE-AM, o panorama também estaria praticamente resolvido, com a Proton Competition inscrevendo um carro extra, junto à JMW Motorsport, ao time de Ben Keating e também à Weather Tech Racing, que herda a vaga automática da IMSA destinada a Mikhail Goikhberg – o ACO já está ciente. A Kessel Racing deve honrar o convite automático e tudo indica que a CarGuy Racing será a equipe asiática em La Sarthe.

Somadas essas três divisões, já seriam 39 carros. A classe LMP2 poderia ficar com até 21 vagas restantes – doze delas, de conhecimento geral: sete fixas do WEC, duas do ELMS (já definidas em favor de G-Drive Racing e RLR MSport) e três do Asian Le Mans Series, cujo destino será oficial em Sepang, no dia 24 de fevereiro. Nesse momento, as vagas seriam de United Autosports, ARC Bratislava e Inter Europol Competition. Mas tudo pode mudar.

O plantel das 24h de Le Mans até o momento seria este:

LMP1 – 8 carros

#1 REBELLION RACING – André Lotterer/Neel Jani/Bruno Senna
#3 REBELLION RACING – Gustavo Menezes/Thomas Laurent/Nathanaël Berthon
#4 BYKOLLES RACING – a definir
#7 TOYOTA GAZOO RACING (*) – Fernando Alonso/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima
#8 TOYOTA GAZOO RACING – Mike Conway/Kamui Kobayashi/José María López
#10 DRAGONSPEED – Ben Hanley/Renger Van der Zande/a definir
#11 SMP RACING – Mikhail Aleshin/Vitaly Petrov/Jenson Button
#17 SMP RACING – Stéphane Sarrazin/Egor Orudzhev/Sergey Sirotkin

LMP2 – 12 carros (será fechada com 19 a 21)

#28 TDS RACING – François Perrodo/Loïc Duval/Matthieu Vaxivière
#29 RACING TEAM NEDERLAND – Nyck De Vries/Giedo Van der Garde/Frits Van Eerd
#31 DRAGONSPEED – Roberto González/Pastor Maldonado/Anthony Davidson
#36 SIGNATECH-ALPINE MATMUT (*) – André Negrão/Nico Lapierre/Pierre Thiriet
#37 JACKIE CHAN DC RACING – David Heinemeier-Hänsson/Jordan King/Ricky Taylor
#38 JACKIE CHAN DC RACING – Ho-Pin Tung/Stéphane Richelmi/Gabriel Aubry
#50 LARBRE COMPETITION – Romano Ricci/Erwin Creed/a definir

#26 G-DRIVE RACING (*) – Roman Rusinov/Jean-Éric Vergne/Job Van Uitert
RLR MSPORT (*) – John Farano/Arjun Maini/a definir
UNITED AUTOSPORTS (*) – a confirmar
ARC BRATISLAVA (*) – a confirmar
INTER EUROPOL COMPETITION (*) – a confirmar

LMGTE-PRO – 16 carros

#51 AF CORSE – Ale Pier Guidi/James Calado/Daniel Serra
#63 CORVETTE RACING – Antonio Garcia/Jan Magnussen/Mike Rockenfeller
#64 CORVETTE RACING – Oliver Gavin/Tommy Milner/Marcel Fässler
#66 FORD CHIP GANASSI RACING UK – Olivier Pla/Stefan Mücke/a definir
#67 FORD CHIP GANASSI RACING UK – Harry Tincknell/Andy Priaulx/a definir
#68 FORD CHIP GANASSI RACING USA – Dirk Müller/Joey Hand/Sébastien Bourdais
#69 FORD CHIP GANASSI RACING USA – Richard Westbrook/Ryan Briscoe/Scott Dixon
#71 AF CORSE – Sam Bird/Davide Rigon/Miguel Molina
#81 BMW TEAM MTEK – Augusto Farfus/Antônio Félix da Costa/a definir
#82 BMW TEAM MTEK – Nicky Catsburg/Martin Tomczyk/a definir
#91 PORSCHE GT TEAM – Gianmaria Bruni/Richard Lietz/Fred Makowiecki
#92 PORSCHE GT TEAM (*) – Kévin Estre/Michael Christensen/Laurens Vanthoor
#93 PORSCHE GT TEAM USA – Earl Bamber/Nick Tandy/Patrick Pilet
#94 PORSCHE GT TEAM USA – Sven Müller/Mathieu Jaminet/Dennis Olsen
#95 ASTON MARTIN RACING – Nicki Thiim/Marco Sørensen/Darren Turner
#97 ASTON MARTIN RACING – Alex Lynn/Maxime Martin/a definir

LMGTE-AM – 15 ou 16 carros

#56 PROJECT 1 RACING – Jörg Bergmeister/Egidio Perfetti/Patrick Lindsey
#61 CLEARWATER RACING – Matt Griffin/a definir
#70 MR RACING – Motoaki Ishikawa/Eddie Cheever III/Olivier Beretta
#77 DEMPSEY RACING-PROTON (*) – Matt Campbell/Julien Andlauer/a definir
#86 GULF RACING UK – Michael Wainwright/Ben Barker/Thomas Preining
#88 DEMPSEY RACING-PROTON – Matteo Cairoli/a definir
#90 TF SPORT – Charlie Eastwood/Salih Yoluç/a definir
#98 ASTON MARTIN RACING – Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Mathias Lauda

PROTON COMPETITION (*) – a definir
JMW MOTORSPORT (*) – a definir
BEN KEATING (*) – Ben Keating/Jeroen Bleekemolen/Luca Stolz
WEATHER TECH RACING (*) – Cooper MacNeil/a definir
KESSEL RACING (*) – a definir
CAR GUY RACING (*) – a confirmar

(*) – Equipes com vagas automáticas de acordo com os critérios do ACO

Possíveis postulantes às vagas restantes

LMP2

IDEC Sport Racing (terá dois carros no ELMS)
Algarve Pro Racing
DragonSpeed
Panis-Barthez Competition (terá dois carros no ELMS)
Racing Engineering
Duqueine Engineering
AVF by Adrián Valles
Graff Racing-SO24!
Cetilar Racing (confirmada no WEC 2019/20)
High Class Racing
Cool Racing
United Autosports (confirmada no WEC 2019/20)

LMGTE

Risi Competizione
Spirit of Race
Krohn Racing
Ebimotors
Proton Competition
Gulf Racing UK

Comentários