Tudo pronto para as 24h de Dubai

T

PFDX7206

RIO DE JANEIRO – O fim de semana será movimentado no Endurance mundial. Além da sequência da temporada 2018/19 do Asian Le Mans Series com a etapa de Buriram, acontecerá mais uma disputa das 24h de Dubai.

A competição se realiza pela 14ª vez e, como curiosidade, no primeiro ano teve um certo Toto Wolff (conhecem?) triunfando junto a Dieter Quester, Hans-Joachim Stuck e Philipp Peter num modelo BMW – aliás, só marcas alemãs venceram a prova. A Porsche tem cinco conquistas contra quatro de Mercedes-Benz, três da BMW e uma da Audi.

As 24h de Dubai já tiveram também vitória brasileira: Augusto Farfus fez parte da equipe Schubert Motorsport junto a Tommy Milner, Claudia Hürtgen e Edward Sändström, que completou o desafio no circuito localizado nos Emirados Árabes Unidos.

A pista de 5,390 km de extensão verá desta vez um total próximo de 80 carros para a abertura da temporada de provas longas organizadas pelos holandeses da Creventic. A corrida deste fim de semana faz parte do Campeonato dos Continentes, com quatro etapas – além de Dubai, haverá corridas em Portimão, Barcelona e no COTA, em Austin. Mugello, Spa-Francorchamps e Brno se juntam aos eventos de Portugal e Espanha como sedes do Campeonato Europeu.

Para as 24h de Dubai, estão confirmados modelos de nove diferentes classes. A principal é a A6, para modelos específicos do regulamento GT3 FIA, divididos em A6-PRO e A6-AM de acordo com a graduação dos tripulantes. De acordo com a listagem no site oficial, serão duas dezenas de carros do gênero, com a presença de equipes bastante conhecidas de quem acompanha provas do gênero.

A classe SPX, específica para modelos não-conformes com nenhum regulamento técnico vigente ou não-homologados, terá a presença de uma tripulação brasileira em meio a um total de seis inscritos: o quarteto formado por Ricardo Maurício, Dennis Dirani, Werner Neugebauer e Daniel Schneider participará da disputa com um Porsche 991-II Cup da MRS GT-Racing, equipe alemã de propriedade de Karsten Molitor.

Dessa tripulação, faria parte Luca Seripieri, da Porsche Cup brasileira. Só que ele se envolveu num acidente de trânsito com vítimas fatais e achou-se por bem substituí-lo por outro piloto. Rápido e experiente, Dennis Dirani ocupará esta vaga.

Nas demais categorias, estarão modelos Porsche 991 Cup dentro do regulamento vigente da categoria monomarca do modelo alemão, somente adaptado para provas de Endurance – total de 11 inscritos; SP2 – para os modelos GT4 com mecânica inferior a 3 litros, no caso os dois únicos KTM X-Bow presentes; GT4, com 14 participantes e regulamento seguindo o padrão vigente para os demais modelos; TCR, com 12 carros que seguem também o catálogo internacional da categoria; SP3, com dois inscritos com modelos GT4 que seguirão o BoP da organização; A3, com dois Lotus Elise e Cup 1, que completa a relação com duas BMW 235i.

O cronograma para o evento prevê a realização de treinos livres quinta-feira e do qualifying, com início às 15h15 locais (9h15 de Brasília), com 45 minutos de duração para os carros TCE e depois mais 45 para os GT. Haverá ainda um treino noturno com duração de 1h30. A largada para a prova será sexta-feira, às 15h locais (9h de Brasília). O blog, se puder, terá disponível o streaming do treino oficial e da corrida.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

2 Comentários

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames