4h de Sepang: decisão do AsLMS com 22 carros

RIO DE JANEIRO – A última etapa da temporada 2018/19 do Asian Le Mans Series será neste domingo: as 4h de Sepang definem os quatro últimos convites automáticos para a 87ª edição das 24h de Le Mans, oferecidos aos campeões da temporada nas categorias que fazem jus ao galardão.

Um total de 22 carros foi confirmado para a quarta etapa do calendário, com a volta de pelo menos dois LMP3 e de um LMP2 ao plantel.

Na divisão principal, a Spirit of Race retorna à contenda após a ausência em Buriram por alegados problemas particulares do piloto sueco Alexander West, que na Malásia estará ao volante junto a Côme Ledogar e Pipo Derani.

Possivelmente, com a ausência na etapa passada, a trinca não tem mais chances de brigar pelo título: eles somam 34 pontos e os líderes Phil Hanson e Paul Di Resta (United Autosports) têm 62. Matematicamente, o #24 da Algarve Pro Racing – que está a 18 pontos dos líderes – ainda tem chance. Até a ARC Bratislava, terceira colocada geral com 39, pode levar a taça – desde que ganhe e faça a pole position (o que é bem pouco provável) e que os adversários quebrem.

Mas a equipe da Eslováquia pode ganhar o caneco na LMP2 Am: a competição é disputada por três equipes e todas elas ainda reúnem chances. O time de Miro Konôpka lidera com nove de vantagem para a United Autosports no carro #23 e com vinte e um de avanço sobre o #25 da Algarve Pro Racing.

O que também pode acontecer é a United Autosports ganhar três vagas diretas para as 24h de Le Mans – caso conquiste todos os títulos em disputa, já que até na LMP3 o time de Zak Brown e Richard Dean também reúne chances concretas. A principal tripulação – do carro #2 – precisa marcar nove pontos a mais que a líder Inter Europol Competition. A do carro #3, que vem em 3º lugar na tabela, tem uma tarefa mais difícil: descontar 19 pontos. A Ecurie Ecosse/Nielsen, com 20 pontos de déficit em relação aos líderes, ainda tem possibilidade de sonhar com o título.

A tarefa dessas escuderias poderá ser dificultada por conta das novidades entre os inscritos, que incluem não só um novo time feminino no carro #50 da R24 como também o retorno de dois outros protótipos, o que deixa o grid da LMP3 com 10 carros.

A ARC Bratislava promove o retorno de seu velho Ginetta-Juno LMP3 inscrito com o dorsal #44, que terá a bordo os britânicos Mike Simpson e Neale Muston. Ausente desde a abertura do campeonato em Xangai, a Jackie Chan DC Racing retorna para a corrida malaia com pelo menos um Ligier JS P3 inscrito para Jake Parsons, James Winslow e Rick Yoon.

Já o bólido #50, que apresentou três tripulações femininas diferentes nas corridas anteriores, traz nomes de peso como os da britânica Katherine Legge, recém-saída de uma vitória no Jaguar I-Pace e-Trophy no México e da francesa Margot Laffite, de 38 anos. Ela vem a ser filha de Jacques Laffite, que disputou 176 GPs de Fórmula 1 entre 1974 e 1986. Trabalha também no Canal+ como apresentadora. A terceira piloto será Michele Gatting, que disputará o European Le Mans Series com uma Ferrari LMGTE da Kessel Racing.

Na classe GT, que conta com os mesmos cinco inscritos full season do Asian Le Mans Series que vêm disputando as corridas anteriores, é quase pedra cantada: a CarGuy Racing tem 76 pontos, fruto de três vitórias. O ponto da pole position já basta para o título.

Mas caso não conquiste a pontuação extra, a equipe japonesa terá que terminar a prova da Malásia independentemente da posição, para garantir a vaga automática das 24h de Le Mans e o troféu de campeão. Pois se der uma zebra e o #51 da Spirit of Race ganhar (considerando que também possa fazer o ponto extra da pole), a taça pode parar de mão