MENU

18 de fevereiro de 2019 - 11:02Blancpain GT Series Endurance

Blancpain GT Series Endurance: panorama de possíveis inscritos

24-Stunden-Spa-2018-Start-René-Rast-im-Audi-vor-Maxime-Martin-im-Aston-Martin-autosprintch©DPPI

RIO DE JANEIRO – A um mês dos ensaios coletivos para a temporada 2019 do Blancpain GT Series Endurance, é hora de trazer um panorama do que pode vir a ser o plantel de inscritos de um campeonato que voltou a despertar o interesse de muitas equipes por conta da proposta de estabilidade técnica dos regulamentos e também da competitividade da série organizada por Stéphane Ratel.

A estimativa é de uma média de inscritos próxima de 48 carros full season, representando nada menos que 10 construtores diferentes. Mas é possível que haja outras mais – pelo menos nas 24h de Spa-Francorchamps. Certamente a Nissan e, talvez, a McLaren…

Enfim, vamos ao que já temos de confirmações e ao que podemos ter neste ano.

Equipes confirmadas

Barwell Motorsport
Lamborghini Huracán GT3

O time britânico estará mais uma vez presente na série com dois Lamborghini Huracán GT3 e formações praticamente definidas. No bólido que correrá em paralelo na Silver Cup, Jordan Witt estará com James Pull e Sandy Mitchell. Adrian Amstutz e o russo Leonid Machitski aguardam definição do terceiro integrante da tripulação que tentará o título da Am Cup.

Bentley Team M-Sport
Bentley Continental GT3

A organização capitaneada por Malcolm Wilson volta a representar a Bentley com o novo Continental lançado ano passado na versão de pista. A novidade é que para as 24h de Spa-Francorchamps, a marca britânica promete alinhar quatro carros. No resto do ano, serão dois bólidos na divisão Pro – Jules Gounon/Steven Kane/Jordan Pepper vão dividir o primeiro e Vincent Abril/Maxime Soulet/Andy Soucek o segundo.

Dinamic Motorsport
Porsche 911 GT3-R

Novidade no grid: a escuderia italiana Dinamic Motorsport terá um Porsche 911 GT3-R, com dois pilotos já confirmados: o ótimo austríaco Klaus Bachler e o italiano Andrea Rizzoli. Falta ainda o terceiro nome de uma tripulação que estará na divisão Pro.

ROWE Racing
Porsche 911 GT3-R

Após competir no Blancpain GT com Mercedes-AMG e recentemente com BMW, a ROWE Racing anunciou a troca pelo Porsche 911 GT3-R. Um carro será full season e o segundo será inscrito somente nas 24h de Spa-Francorchamps. O trio da temporada completa terá Matt Campbell/Dennis Olsen/Dirk Werner. A outra inscrição somente para o evento belga contará com Fred Makowiecki/Nick Tandy/Patrick Pilet – todos são pilotos “chez” Porsche.

Walkenhorst Motorsport
BMW M6 GT3

Campeã das 24h de Spa-Francorchamps ano passado, a Walkenhorst Motorsport terá dois carros na série Blancpain GT Endurance. O primeiro, com o trio que deve disputar o Intercontinental GT Challenge por inteiro, formado por Christian Krognes, Nicky Catsburg e Mikkel Jensen – inscrito na subclasse Pro. O britânico David Pittard foi até agora o único anunciado para a segunda BMW M6 GT3. A dúvida fica quanto à classe de inscrição deste carro, dependendo da graduação dos outros pilotos.

Phoenix Racing
Audi R8 LMS EVO

A alemã Phoenix Racing está de volta ao Blancpain GT Series Endurance após a ausência no último ano. Com apenas um Audi R8 LMS EVO confirmado, o time também tem apenas um piloto garantido: o britânico Finlay Hutchison. Portanto, até agora não se confirmou em que divisão a Phoenix Racing estará engajada em 2019.

A anunciar
Porsche 911 GT3-R

Haverá mais uma equipe com Porsche 911 GT3-R disputando de forma integral ou parcial a temporada 2019 – o nome da organização, contudo, ainda não foi confirmado. Sabe-se que os pilotos serão Mathieu Jaminet, Sven Müller e Romain Dumas.

FFF Racing Team by ACM
Lamborghini Huracán GT3

A equipe do triplo “F” vem da China para se tornar mais uma representante da Lamborghini no seu programa Squadra Corse dentro do Blancpain GT. Terão dois carros. Os pilotos não foram definidos. Serão anunciados no próximo dia 8 de março.

GPX (GP Racing Extreme)
Porsche 911 GT3-R

Com bandeira dos Emirados Árabes, a escuderia deve participar da temporada 2019 a bordo de um Porsche 911 GT3-R – o mesmo que foi alinhado nas 12h de Abu Dhabi. Devem disputar o campeonato completo pela Silver Cup.

HubAuto Corsa
Ferrari 488 GT3

Como consequência do envolvimento com o Intercontinental GT Challenge, a HubAuto Corsa – que é de Taiwan – pretende inscrever uma Ferrari 488 GT3 full season. Pilotos e subclasse indefinidos.

Jenson Team Rocket RJN
Honda NSX-GT3 EVO

Por influência do atual campeão do Super GT Jenson Button, a equipe RJN – fiel à Nissan nos últimos anos – se muda com armas e bagagens para uma parceria com a Honda, alinhando a versão EVO do NSX-GT3. Terão um carro apenas ao longo do campeonato, na classe Silver Cup.

KCMG
Nissan GT-R Nismo GT3

Mais uma equipe do Oriente interessada no Blancpain Endurance: é a KCMG, que pode somente disputar as 24h de Spa, contudo sem abrir mão da possibilidade de inscrever pelo menos um carro a temporada inteira – ou mesmo dois. Também disputam o Intercontinental GT Challenge. Tripulação por confirmar e divisão idem.

Panis-Barthez Competition
Lexus RC-F GT3

A equipe do antigo piloto de Fórmula 1 Olivier Panis e do ex-goleiro da seleção francesa e hoje piloto Fabién Barthez amplia seu raio de ação e fecha um acordo para substituir a Emil Frey Racing como representante Lexus no Blancpain GT. Terão um carro na série de Endurance e poderão ainda ser inscritos como Tech 1 Racing, para a temporada 2019.

Strakka Racing
Mercedes-AMG GT3

Integrante do primeiro ano do Intercontinental GT Challenge, a Strakka Racing surpreendeu ao diminuir a força-tarefa para a temporada 2019 do Blancpain GT. Terão a princípio apenas dois carros. Nick Leventis não confirmou quem serão os pilotos e quais as classes em que seus carros serão inscritos.

Team Parker Racing
Bentley Continental GT3

Inscrita na divisão Pro-Am ano passado e tendo dispondo de um chassi 2016 do Bentley Continental, o Team Parker Racing deve receber a versão atualizada, provavelmente um dos carros do time M-Sport do ano passado. Pilotos indefinidos.

WRT
Audi R8 LMS EVO

Os belgas liderados por Vincent Vosse e Yves Weerts ainda não têm pilotos confirmados para 2019. A estrutura mais competitiva da marca Audi nas séries Blancpain deve contar com três carros a tempo inteiro no campeonato de Endurance. Dois devem ser da subclasse Pro e o outro, da Pro-Am. A conferir…

Rinaldi Racing
Ferrari 488 GT3

A alemã Rinaldi Racing seguirá no Blancpain GT Endurance com pelo menos duas Ferrari 488 GT3. O primeiro piloto confirmado é o também alemão Manuel Lauck, um habitué das 24h de Nürburgring e das séries VLN.

Equipes a confirmar

AKKA-ASP Team
Mercedes-AMG GT3

Sem planos anunciados, a Auto Sport Promotion de Jerôme Policand deve permanecer no Blancpain GT Series Endurance, podendo ampliar seu plantel para até quatro carros, pelo menos em Spa-Francorchamps. Para a temporada completa, é bem possível que alinhem três bólidos.

Black Falcon
Mercedes-AMG GT3

Tradicional cliente Mercedes-AMG, a Black Falcon deve seguir na série de Endurance do Blancpain GT com pelo menos dois carros e pilotos oficiais de fábrica, mesclados com uma tripulação Pro-Am na segunda máquina. A conferir.

Grässer Racing Team
Lamborghini Huracán GT3

Göttfried Grässer deve seguir no campeonato de 2019 com dois carros – Lamborghini Huracán GT3. Contudo, os planos, pilotos e subclasses ainda não foram anunciados.

Daiko Team Lazarus
Lamborghini Huracán GT3

Divididos entre Blancpain GT e International GT Open ano passado, os italianos do Daiko Team Lazarus devem seguir a mesma tendência em 2019. Chance grande de inscrição de um único carro ao invés de dois, como na última temporada. Vão novamente de Lamborghini Huracán.

R-Motorsport
Aston Martin Vantage GT3

Dr. Florian Kamelger deve confirmar pelas próximas semanas o programa da R-Motorsport em paralelo com o empenho da escuderia em representar a marca de Gatwick no DTM. Possíveis dois carros full season e três nas 24h de Spa-Francorchamps.

Saintéloc Racing
Audi R8 LMS EVO

A equipe francesa deve permanecer no Blancpain GT Series Endurance com pelo menos dois Audi R8 LMS EVO. Pilotos e subclasses por confirmar.

Herberth Motorsport
Porsche 911 GT3-R

Os alemães da Herberth Motorsport têm boas chances de prosseguir na competição em 2019, faltando definir pilotos e a categoria em que o Porsche 911 GT3-R do time será inscrito.

Garage 59
Aston Martin Vantage GT3

Nova cliente do programa Aston Martin de Grã-Turismo, a Garage 59 deve ter dois carros em 2019.

Boutsen Ginion Racing
Lamborghini Huracán GT3 e/ou BMW M6 GT3

A Boutsen Ginion Racing pode ser um caso raro em 2019: alinhar dois carros de dois construtores diferentes – um Lamborghini e uma BMW. A possibilidade existe e está sendo avaliada pela escuderia. A ver.

AF Corse
Ferrari 488 GT3

Tradicional escuderia italiana que dá suporte a praticamente todas as equipes clientes Ferrari na Europa e até em outros continentes, a AF Corse deve confirmar seu programa no Blancpain GT Series Endurance com dois carros mesclando pilotos oficiais e integrantes do Ferrari Corse Clienti – ou mesmo cedendo apenas seu running para times com outros nomes, como já foi feito no passado.

Attempto Racing
Audi R8 LMS EVO

Cliente quatrargólica desde a última temporada, a Attempto Racing foi uma das primeiras equipes a receber as versões EVO do Audi R8 LMS e deve ter sequência na série Blancpain GT Endurance com dois carros a tempo inteiro em 2019.

Kessel Racing
Ferrari 488 GT3

O time suíço deve confirmar participação a tempo pleno em 2019 com um carro, para os fiéis clientes do time, podendo ser um carro Pro-Am ou mesmo da Am Cup.

Ombra Racing
Lamborghini Huracán GT3

Dividida ano passado assim como o Daiko Team Lazarus e a Target Racing entre o Blancpain GT Endurance Series e o International GT Open, a Ombra Racing pode seguir com os mesmos planos em 2019. Deverão ter um Lamborghini Huracán na série da SRO.

Target Racing
Lamborghini Huracán GT3

A equipe italiana não confirma, mas há boas chances de participação numa temporada full season do Blancpain GT Endurance, em paralelo com o GT Open, onde já anunciaram continuidade em 2019.

TF Sport
Aston Martin Vantage GT3

São boas as chances de Ahmad Al-Harthy voltar com o valoroso dinheiro de Omã para se associar à TF Sport num esquema de um carro Pro-Am para a temporada 2019. A confirmar.

Equipes indefinidas

HB Racing
carro a confirmar

O time alemão alinhou modelos Ferrari e Lamborghini em 2018. Participação ainda indefinida.

Black Swan Racing
Porsche 911 GT3-R

Após o sério acidente com Tim Pappas em Bathurst, a situação do time está posta em dúvida para a continuidade do projeto em 2019, que incluiria o Blancpain GT Endurance Series em eventos pré-selecionados e o Intercontinental GT Challenge.

Apenas nas 24h de Spa

BMW Team Schnitzer
BMW M6 GT3

Inscrita no Intercontinental GT Challenge, a BMW Team Schnitzer reforçará o plantel das 24h de Spa-Francorchamps com pelo menos dois nomes já confirmados: o do brasileiro Augusto Farfus e o do alemão Martin Tomczyk.

SunEnergy1 Racing
Mercedes-AMG GT3

A equipe do australiano Kenny Habul deve voltar a marcar presença nas 24h de Spa em 2019, com pilotos a definir – além, claro, do próprio Habul.

GruppeM Racing
Mercedes-AMG GT3

Tudo indica que a GruppeM Racing deve fazer uma aparição em Spa-Francorchamps como parte da campanha no IGTC deste ano. Pilotos devem ser oportunamente anunciados e confirmados.

7 comentários

  1. Edson Alves disse:

    Espero ver a Emil frey com os lambos também tanto na Sprint quanto nos enduros, pois tal sempre tiveram bons desempenhos onde participaram .

  2. Rodrigo disse:

    Ficou legal o Porsche 911 GT-R revestido com a pele da equipe Rowe Racing. Acreditava que a equipe GARAGE 59 fosse com o novo carro da McLaren 720s GT3. Equipes que estão de Lamborghini Huracan nenhuma confirmou se vai com o modelo EVO xará?

  3. João Ferreira de Souza Neto disse:

    Alguma previsão deste campeonato ser transmitido para a Televisão Brasileira?

  4. Fernando Silva disse:

    Alguma possibilidade de termos o Felipe Fraga na Strakka neste ano? O garoto tá tomando gosto pelo GT3 e GTE (vai pilotar em Sarthe). Como é muito jovem ainda não me surpreenderei se der uma banana logo logo para a Stock, com todo respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *