Direto do túnel do tempo (434)

Sebastien-Loeb-Testing-F1-in-Barcelona

RIO DE JANEIRO – O piloto que está na foto, a bordo de um modelo Red Bull RB4, num teste realizado em 2008 no Circuito da Catalunha, em Barcelona, foi o aniversariante desta terça-feira. Sébastien Loeb, o maior piloto do Mundial de Rali da história, completou 45 anos.

Aos 34, o francês sentou num carro de Fórmula 1 pela primeira vez e fez um belo teste a bordo do carro da equipe rubrotaurina, dotado dos pneus slicks Bridgestone que voltariam à categoria na temporada de 2009, simulando também os níveis de downforce que seriam adotados pela categoria pelos anos seguintes. Loeb deu 82 voltas e foi o oitavo mais rápido na ocasião – precisamente, no dia 20 de novembro.

“Foi dífícil avaliar o ritmo exato dele”, avaliou à época o engenheiro de performance da equipe, Daniele Casanova. “Mas ele conseguiu um bom resultado, o que é impressionante. Ele fez muito trabalho útil. Ele não correu nenhum risco.”

“Talvez eu esteja muito velho para a Fórmula 1”, comentara Loeb. “Se eu fizesse isso (ir para a categoria máxima), é algo que eu deveria ter pensado em fazer há alguns anos. Isso só aconteceu porque foi uma oportunidade oferecida a mim pela Red Bull. Acho que havia para vir mais velocidade, mas não vou dizer que poderia virar um segundo mais rápido.”

“Definitivamente, havia coisas que eu poderia melhorar, especialmente ao nível da frenagem. Estava às vezes freando cedo e outras, tarde demais. Eu acho que foi o mais difícil para quem guiava um carro como este pela primeira vez. Para o resto, não foi tão ruim. Estudei vídeos, que ajudaram com a trajetória ideal”, contou a lenda do WRC.

Há 11 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • se me lembro bem, o loeb nao chegou a receber a super licença.

    e isso me lembro: nunca entendi o porquê

    seria muito legal mesmo se ele tivesse tentado a migração pra F1

    (no inicio do reinado dele eu torcia mesmo pro peter solberg, mas como nao se render à pilotagem desse frances fdp? hehe)

  • Reparei que esse carro da foto é bem parecido com os carros que estiveram na última temporada,com exceção dos pneus e do Halo(que na minha opinião deveria ser substituído pelo aeroscreen usado pelos carros da Indy a partir desse ano,ao meu ver muito mais funcional).