Oficial: revelados 42 carros para as 24h de Le Mans 2019

RIO DE JANEIRO – O Automobile Club de l’Ouest (ACO) divulgou às 16h de Paris (13h de Brasília), uma primeira relação de inscritos para a disputa da 87ª edição das 24h de Le Mans, última etapa da Super Season 2018/19 do Campeonato Mundial de Endurance, o FIA WEC.

Em princípio, decidiu-se por revelar um total de 50 carros, mas o total anunciado nesta segunda-feira foi de 42 – o que aumenta sobremaneira a expectativa pelo preenchimento das 18 vagas restantes das inscrições titulares e as 10 suplências previstas, perfazendo um total de 70 entradas – sendo que um total de 75 pedidos de inscrição foram encaminhados.

Para nenhuma surpresa, o total de LMP1 baixa de 10 para oito em relação à prova do ano passado, já que novamente os Ginetta não serão vistos em La Sarthe. A prévia nos traz a SMP Racing com dois carros e não com três, como chegou a se imaginar num primeiro momento. Sergey Sirotkin está fechado para competir no #17 até o fim da temporada e Jenson Button, impedido de participar em Sebring e Spa, volta em Le Mans ao volante do carro #11 que terá Brendon Hartley a bordo nas próximas duas provas do Mundial.

A Toyota não tem nenhuma alteração em seu lineup – o que significa que Fernando Alonso é forte concorrente a bisar a vitória conquistada ano passado junto a Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, como também a conquistar o título do FIA WEC entre os pilotos de Esporte-Protótipos. Já a Rebellion Racing terá mais uma vez o brasileiro Bruno Senna entre seus pilotos, enquanto a ByKolles – cuja ausência em Sebring foi confirmada neste domingo por “motivos de força maior”, estará com seu protótipo CLM P1/01 de motor Nismo, com Tom Dillmann como único piloto confirmado.

Na LMP2, foram anunciados os sete carros full season do WEC e dois concorrentes com inscrições automáticas confirmadas pelo ACO: a G-Drive Racing, que deve ter o trio Roman Rusinov/Jean-Éric Vergne/Job Van Uitert e a RLR MSport/Tower Events – a equipe britânica irá com John Farano, Arjun Maini e um terceiro piloto a confirmar. Quem negocia para ocupar esta vaga é Hélio Castroneves.

Nos carros do Mundial, as únicas equipes que não confirmaram seus três pilotos foram a Jackie Chan DC Racing – apenas com David Heinemeier-Hänsson no #37 e a Larbre Competition, apenas com Romano Ricci e Erwin Creed. Atual campeão da prova na categoria, o brasileiro André Negrão volta com a Signatech-Alpine Matmut, junto a Nico Lapierre e Pierre Thiriet, no bólido que a partir de Sebring será equipado com os pneus da francesa Michelin.

A LMGTE-PRO terá os mesmos cinco fabricantes envolvidos na competição do Mundial de Endurance – e que na lista final devem ser acrescidos da Corvette e outros participantes extras. Dessas marcas, Ferrari e Porsche já têm seus trios confirmados. E o brasileiro Daniel Serra disputará sua terceira 24h de Le Mans, tendo como companheiros o italiano Alessandro Pier Guidi e o britânico James Calado. No carro #71, Miguel Molina fará companhia a Sam Bird e Davide Rigon.

Campeã da prova em 2018, a Porsche vai de Fred Makowiecki no #91 junto aos titulares Richard Lietz e Gianmaria Bruni, com o #92 repetindo o mesmo trio vencedor no ano passado com o “Pink Pig”, formado por Laurens Vanthoor/Kévin Estre/Michael Christensen.

A BMW vai com Augusto Farfus numa das M8 GTE da equipe MTEK, enquanto a Ford-Ganassi confirmou apenas seus pilotos titulares das corridas de seis horas do calendário, assim como a Aston Martin Racing.

Já a primeira relação da divisão LMGTE-AM é praticamente a definitiva, faltando apenas confirmar se a CarGuy Racing, possível campeã do Asian Le Mans Series em Grã-Turismo, vai honrar o convite do ACO. São 15 carros, incluindo os nove do WEC e seis inscrições automáticas.

Entre as equipes pré-selecionadas, estão a Kessel Racing, campeã do Michelin Le Mans Cup, que anunciou o piloto italiano Claudio Schiavoni numa Ferrari 488 GTE. Outros dois modelos do construtor italiano foram confirmados via Weather Tech Racing (com Cooper MacNeil) e a JMW Motorsport, que anuncia Jonathan Cocker como um dos possíveis pilotos.

Dois Porsche 911 GT3-R alinhados pela Proton Competition se somam aos outros dois do time alemão de Ümmendorf: o #78 será alinhado em parceria com a HubAuto Corsa, de Taiwan, tendo Morris Chen como seu piloto confirmado. E um terceiro carro com o nome Dempsey-Racing Proton, que vai correr com o dorsal #99 e o estadunidense Patrick Long.

E dessas seis inscrições automáticas, a única com tripulação confirmada é a da Keating Motorsports, com o primeiro Ford GT EcoBoost cedido a equipes não-oficiais. O carro #85 terá o próprio Ben Keating, que recebeu o convite via IMSA, o holandês Jeroen Bleekemolen e o brasileiro Felipe Fraga, que fará sua estreia na mais clássica das provas de Endurance do planeta.

Em tempo: o Automobile Club de l’Ouest confirmou também que o gigantesco Hurley Haywood será o Grand Marshal da edição 2019 das 24h de Le Mans. Caberá ao antigo piloto – três vezes campeão da prova em 1977, 1983 e 1994 – a honra de dar a bandeirada de largada para a corrida que encerra o campeonato do WEC.

Comentários