Plantel do GT Open começa a tomar forma

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Valentin Pierburg e Tom Onslow-Cole regressam com a SPS Automotive Performance: equipe terá dois carros em 2019 e a dupla tentará novamente o título do GT Open na classe Pro-Am

RIO DE JANEIRO – A temporada começa apenas no final de abril. Mas os testes prévios se aproximam – serão em Paul Ricard, nos dias 23 e 24 deste mês – e o plantel do International GT Open toma forma aos poucos. Já temos brasileiros confirmados e teremos novidades em termos de equipamentos e escuderias a disputar esse campeonato que vai caindo no gosto das equipes europeias, após a adoção do regulamento GT3 FIA.

Abro o post falando logo dos primeiros pilotos do país que apresentarão armas na série. Numa formação Pro-Am, creio eu, estarão Márcio Basso e Guilherme Salas, jovem e ótimo piloto da Stock Car. Eles fizeram algumas corridas juntos em 2018 e a parceria deu liga. Neste ano, vão de Mercedes-AMG com a escuderia lusitana Sports&You. A dúvida, porém, é se vão correr na divisão principal ou apenas na GT Open Cup, com a versão GT4 da casa da estrela de três pontas. A ver.

Dentre as grandes novidades para o ano, estão a vinda da equipe italiana Petri Corse, que alinhará pelo menos um Bentley Continental GT3 atualizadíssimo, para uma dupla de pilotos a ser confirmada. O time da terra da bota vai pôr em pista a versão antiga do carro britânico – 2017 – para uma dupla Pro-Am. Além deles, quem vem de carro novo é a Emil Frey: o time helvético assinou uma colaboração com a Lamborghini e passa a fazer parte do programa Squadra Corse da marca de Sant’Agata.

A Teo Martín Motorsport pôs fim a uma parceria até profícua com a BMW, que rendeu várias vitórias e pódios – mas não títulos. A organização espanhola cujo chefe de equipe é o ex-Fórmula 1 Emilio De Villota terá duas McLaren 720S GT3, tendo confirmado para já dois de seus pilotos: o português Henrique Chaves, que esteve no ELMS pelo time de Adrián Vallés, se junta ao guatemalteco Andrés Saravia, único que por enquanto fica dentre os que competiram por lá em 2018.

Uma das novas equipes – que não estará na pista em todas as provas – é a alemã Get Speed. A presença dos dois Mercedes-AMG GT3 confirmados para o International GT Open será em meia temporada, nos traçados de Hockenheim, Spa-Francorchamps, Barcelona e mais outro a ser definido. Já a Spirit Race, do veterano ÜWe Alzen, retorna à categoria após cinco anos fora: a equipe terá a bordo do Audi R8 LMS EVO confirmado para 2019 o próprio Alzen, do alto de seus 51 anos de idade e o parceiro Dietmar Haggenmüller, de 57.

Campeões da Pro-Am em 2018, Valentin Pierburg e Tom Onslow-Cole têm o regresso assegurado em busca do bicampeonato: a dupla segue com a equipe SPS Automotive Performance, que tem planos de alinhar mais uma Mercedes-AMG GT3 nesta temporada. O time de Stephan Sohn busca recursos e pilotos para a empreitada. Outra equipe que retorna após uma campanha digna no último ano é a italiana Target Racing, que confirmou dois Lambos Huracán: um na classe Pro e outro a se estudar para as divisões Am ou Pro-Am.

Por fim, a Antonelli Motorsport ataca o campeonato deste ano com duas Mercedes-AMG GT3 – eles retornam após uma aparição relâmpago com dois Lamborghini há dois anos. A equipe com sede próxima a Bolonha terá um de seus carros na classe Pro e o outro por ser definido entre Am e Pro-Am.

Ano passado, foram 39 inscrições de carros em pelo menos uma etapa e 17 deles disputaram a temporada inteira. Se continuar assim, já está ótimo.