Rali da Suécia: Tänak dispara rumo à vitória

2019216201726

RIO DE JANEIRO – Um sábado longuíssimo, quase interminável, de Rali da Suécia. Foram oito os trechos cronometrados neste dia, com praticamente 12h de atividades. Não chega a ser um massacre, mas é bastante para aumentar o desgaste de equipamentos e pilotos.

E entre os homens que domam as máquinas, o estoniano Ott Tänak roubou a cena. O piloto da Toyota logo de cara superou Teemu Sunninen, com o segundo melhor tempo do SS9 (Rämmen 1). Foi o bastante para abrir quase dois segundos em relação ao piloto da Ford – que na especial seguinte (Hagfors 1) perdeu quase um minuto e meio. Foi o suficiente para que Sunninen despencasse na classificação (até desistir) e o estoniano abrisse mais de meio minuto para Andreas Mikkelsen em seu Hyundai.

Dai para a frente, Tänak controlou a dianteira antes da passagem dos pilotos pelo posto de serviço, ampliando sua vantagem ao ser o mais rápido na segunda passagem por Rämmen e também por Hagfors – sem contar o melhor tempo em Karlstad, num trecho cronometrado curtinho de 1,9 km de extensão. Faltando agora as três últimas especiais, que serão neste domingo, o piloto do carro #8 chegou a quase um minuto de vantagem sobre Andreas Mikkelsen e Esapekka Lappi (Citroën) – que têm EXATAMENTE o mesmo tempo.

O vice-campeão Thierry Neuville agora é o quarto colocado geral do Rali da Suécia, seguido pelo galês Elfyn Evans e por Kris Meeke. Sébastien Loeb teve um dia de mais baixos do que altos, relegando o superpiloto francês ao sétimo lugar, já afastado mais de um minuto e meio do líder Tänak.

Pontus Tidemand é um discreto oitavo colocado, seguido por dois finlandeses que comandam a classificação dos WRC2: Jari Huttunen e Emil Lindholm, que superaram Mads Østberg, o comandante da subclasse WRC2 Pro.

Amanhã, o Rali da Suécia se encerra com duas passagens por Likenäs, com 21,19 km cada e o Power Stage em Torsby, com quase nove quilômetros. Sem qualquer chance de brigar pela vitória, Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala vão seguir na regra do Rally 2 para buscar pontos extras na última especial.

Classificação provisória do Rali da Suécia

1 – Tanak-Jarveoja (Toyota Yaris WRC) – 2.19’31″7
2 – Mikkelsen-Jaeger Amland (Hyundai i20 Coupe WRC) – 54″5
3 – Lappi-Ferm (Citroen C3 WRC) – 54″5
4 – Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) – 56″8
5 – Evans-Martin (Ford Fiesta RS WRC) – 1’08″7
6 – Meeke-Marshall (Toyota Yaris WRC) – 1’36″5
7 – Loeb-Elena (Hyundai i20 Coupe WRC) – 1’38″1
8 – Tidemand-Fløene (Ford Fiesta RS WRC) – 3’08″0
9 – Huttunen-Linnaketo (Skoda Fabia R5 WRC2) – 5’35″4
10 – Lindholm-Korhonen (VW Polo GTI WRC2) – 6’55″6

Comentários