Super GT 2019: confirmados 44 inscritos
RIO DE JANEIRO – A menos de 50 dias para o início da temporada 2019, o Super GT já tem seu plantel confirmado pela GTA, organizadora da competição. É a mesma quantidade de bólidos que foi vista no último ano – prova inequívoca que o regulamento e a proposta da série tem dado certo no Oriente.
Uma amostra da credibilidade do Super GT é que os japoneses se entenderam com o DTM e haverá duas provas casadas a permitir que os bólidos possam correr juntos. Ou seja: teremos confrontos não-oficiais, neste ano, entre Audi, Aston Martin e BMW contra Honda, Lexus e Nissan, lembrando que em 2020 a Toyota reassume seu nome com a volta do Supra às pistas nipônicas. Nesse mesmo ano, entra em vigor o regulamento “Classe 1”, que permitirá às máquinas do DTM competir no Super GT e vice-versa.
Por enquanto, o que temos é a mesma fórmula vitoriosa dos últimos anos. Os GT500 com seu plantel “imexível” de 15 carros e a GT300, mesclando os modelos GT3 FIA com os carros Mother Chassis cuja construção é a cargo da GTA, sem contar os Grã-Turismo do regulamento JAF, da Federação Japonesa de Automobilismo, envolvendo 29 inscrições e inúmeras novidades.
No campo dos pneus, estarão na pista as marcas Bridgestone, Michelin, Yokohama e Dunlop. O fornecedor francês tem clientes apenas na GT500. As demais marcas têm clientes nas duas categorias. A Bridgestone é maioria na GT500 com nove dos 15 carros calçados com seus pneus. Na GT300, com 20 carros, a Yokohama tem a maioria absoluta. Somente a McLaren Customer Racing Japan, representada este ano pelo Team Goh, ainda não anunciou seu fornecedor.
Como já dito parágrafos acima, Honda, Nissan e Lexus (Toyota) formam o plantel da GT500 entre os construtores – e na GT300, o buraco é muito mais embaixo: Mercedes-AMG, Aston Martin, Porsche, Nissan, Honda, Audi, Lexus (Toyota), Lamborghini e McLaren estarão representadas dentro do regulamento GT3 FIA, com novos carros feito a versão atualizada do Vantage da Aston Martin, o McLaren 720S GT3 e versões EVO de Honda, Lamborghini, Audi e Porsche. Dois modelos que competiram ano passado estão fora: o BMW M6 GT3 e o Bentley Continental não retornam em 2019.
Os “Mother Chassis”, concebidos com motor Nissan V8 4,5 litros e chassis construídos pela Dome, serão quatro: um Lotus Évora, dois Toyota 86 e outro representando o modelo Mark X. E a JAF homologa dois modelos: o Toyota Prius, pela primeira vez construído com motor dianteiro e dotado de sistema híbrido, e o Subaru BRZ com sua concepção de motor boxer, de cilindros opostos.
Eis os inscritos:
GT500
#1 RAYBRIG TEAM KUNIMITSU
Honda NSX-GT Concept (B)
Jenson Button/Naoki Yamamoto
#3 NDDP BY B-MAX RACING
Nissan GT-R (M)
Frédéric Makowiecki/Kohei Hirate
#6 LEXUS TEAM LEMANS WAKO’S
Lexus LC500 (B)
Kazuya Oshima/Kenta Yamashita
#8 AUTOBACS RACING TEAM AGURI
Honda NSX-GT Concept (B)
Tomoki Nojiri/Takuya Izawa
#12 CALSONIC TEAM IMPUL
Nissan GT-R (B)
Daiki Sasaki/James Rossiter
#16 TEAM MUGEN
Honda NSX-GT Concept (Y)
Hideki Mutoh/Daisuke Nakajima
#17 KEIHIN REAL RACING
Honda NSX-GT Concept (B)
Koudai Tsukakoshi/Bertrand Baguette
#19 LEXUS TEAM WEDS SPORT BANDOH
Lexus LC500 (Y)
Yuji Kunimoto/Sho Tsuboi
#23 MOTUL AUTECH NISMO
Nissan GT-R (M)
Ronnie Quintarelli/Tsugio Matsuda
#24 KONDO RACING
Nissan GT-R (Y)
Mitsunori Takaboshi/Jann Mardenborough
#36 LEXUS TEAM AU TOM’S
Lexus LC500 (B)
Yuhi Sekiguchi/Kazuki Nakajima
#37 LEXUS TEAM KEEPER TOM’S
Lexus LC500 (B)
Nick Cassidy/Ryo Hirakawa
#38 LEXUS TEAM ZENT CERUMO
Lexus LC500 (B)
Yuji Tachikawa/Hiroaki Ishiura
#39 LEXUS TEAM SARD DENSO KOBELCO
Lexus LC500 (B)
Heikki Kövalainen/Yuichi Nakayama
#64 MODULO NAKAJIMA RACING
Honda NSX-GT Concept (D)
Narain Karthikeyan/Tadasuke Makino
GT300
#2 CARS TOKAI DREAM 28
Lotus Évora MC (Y)
Kazuho Takahashi/Hiroki Katoh
#4 GOODSMILE RACING TEAM WITH UKYO
Mercedes-AMG GT3 (Y)
Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka
#5 TEAM MACH
Toyota 86 MC (Y)
Natsu Sakaguchi/Yuya Hiraki
#7 D’STATION RACING AMR
Aston Martin Vantage AMR GT3
João Paulo de Oliveira/Tomonobu Fujii
#9 PACIFIC RACING WITH GOOD SPEED
Porsche 911 GT3-R (2019)
Naoki Yokomizo/Kyosuke Mineo
#10 GAINER
Nissan GT-R Nismo GT3 (2018) (Y)
Kazuki Hoshino/Keichi Ishikawa
#11 GAINER
Nissan GT-R Nismo GT3 (2018) (D)
Katsuyuki Hiranaka/Hironobu Yasuda
#18 TEAM UPGARAGE
Honda NSX-GT3 (Y)
Takashi Kobayashi/Kosuke Matsuura
#21 AUDI TEAM HITOTSUYAMA
Audi R8 LMS EVO (Y)
Richard Lyons/Ryuchiro Tomita
#25 TSUCHIYA ENGINEERING
Toyota 86 MC (Y)
Takamitsu Matsui/Kimiya Sato
#30 APR
Toyota Prius PHV GR Sport GT300 (Y)
Hiroaki Nagai/Manabu Orido
#31 APR
Toyota Prius PHV GR Sport GT300 (B)
Koki Saga/Yukhi Nakayama
#33 X-WORKS
Nissan GT-R Nismo GT3 (2018) (Y)
Marchy Lee/Shaun Thong
#34 MODULO DRAGO CORSE
Honda NSX-GT3 EVO (Y)
Ryo Michigami/Hiroki Otsu
#35 ARTO PANTHER TEAM THAILAND
Lexus RC-F GT3 (Y)
pilotos a confirmar
#48 NILLZ RACING
Nissan GT-R Nismo GT3 (2017) (Y)
Masaki Tanaka/Taiyou Iida
#50 ARNAGE RACING
Mercedes-AMG GT3 (Y)
Masaki Kano/Hideto Yasuoka
#52 SAITAMA TOYOPET GREEN BRAVE
Toyota Mark X MC (Y)
Hiroki Yoshida/Shigekazu Wakisaka
#55 AUTOBACS RACING TEAM AGURI
Honda NSX-GT3 (B)
Shinichi Takagi/Nirei Fukuzumi
#56 KONDO RACING
Nissan GT-R Nismo GT3 (2018) (Y)
Kazuki Hiramine/Sacha Fenestraz
#60 LM CORSA
Lexus RC-F GT3 (D)
Hiroki Yoshimoto/Ritomo Miyata
#61 R&D SPORT
Subaru BRZ (D)
Takuto Iguchi/Hideki Yamauchi
#65 K2 R&D LEON RACING
Mercedes-AMG GT3 (B)
Haruki Kurosawa/Naoya Gamou
#87 JLOC
Lamborghini Huracán GT3 EVO (Y)
Yuya Motojima/Kimiya Sato
#88 JLOC
Lamborghini Huracán GT3 EVO (Y)
pilotos a confirmar
#96 K-TUNES RACING
Lexus RC-F GT3 (B)
Sena Sakaguchi/Morio Nitta
#360 TOMEI SPORTS
Nissan GT-R Nismo GT3 (2018) (Y)
Atsushi Tanaka/Takayuki Aoki
#720 McLAREN CUSTOMER RACING JAPAN TEAM GOH
McLaren 720S GT3 (TBA)
Seiji Ara/Álex Palou
É um dos poucos campeonatos que há “guerra de pneus” no mundo. Quanto as provas casadas, já houve definição ou a tendência é serem Suzuka e Hockeinheim?
Não sabia da Aston Martin na DTM…
Imexível existe? Enfim, foi bem empregado no texto…rsrs
Fala Rodrigo, suas analises dos campeonatos são sensacionais, em 2019 você pretende falar um pouco mais sobre o WTCR e o BTCC?? entry list, calendário, marcas envolvidas etc?? abraço
Lógico. Quando pintar mais detalhes, teremos post aqui.
Rodrigo a junção da DTM e o Super GT é muito interessante. E uma bela saída da DTM, o risco dela não existir mais em função da saída da Mercedes-AMG era bem grande. Tomara que dê certo