MENU

26 de março de 2019 - 10:05Ônibus

Ponto de ônibus (50)

b602f108136b6f99f519e4cdd7c45ee3

RIO DE JANEIRO  – A outrora Cidade Maravilhosa tinha seus surrealismos nos anos 1970. Dá pra imaginar que ali perto da Praça Tiradentes –  e também do Largo de São Francisco, não tão distante dali – saía uma batelada de ônibus para diversos pontos do município?

Pois é… e paradinho no seu ponto, esperando a partida, está um ônibus da linha 313, que na época tinha seu ponto final em Olaria.

Na época, a empresa que operava essa linha era a extinta Viação Forte, que tinha como cores de sua decoração o azul e o amarelo, além do número de ordem 55500. Hoje, o 313 vai até a Penha e o Consórcio Internorte, através da Viação N.S. de Lourdes, é quem está com o trajeto, que continua partindo da Praça Tiradentes.

Ônibus encarroçado pela Metropolitana com seu modelo Urbano, em chassi Mercedes-Benz LPO 344. Foto do acervo do Régis Carvalho.

Notem à esquerda a plaqueta indicando por onde o coletivo passava. São Cristóvão, Vieira Fazenda e Ramos (onde eu morava e fui criado).

Alguém sabe por acaso dizer onde é Vieira Fazenda? Só por curiosidade…

Compartilhar

4 comentários

  1. Newton disse:

    Vieira Fazenda era o antigo nome da Estação de Trem do Jacarezinho, ali
    próximo da esquina da Avenida dos Democráticos com a antiga Avenida Suburbana (atual Dom Helder Câmara).

    Tinha esse nome em homenagem ao historiador carioca José Vieira Fazenda.

  2. Anderson Brandão Pinna disse:

    Caramba, metade da minha vida andei de 313! Morava em Olaria e estudava no Pedro II de São Cristóvão. Ótimas lembranças.

  3. Amaral disse:

    Que saudades de Olaria. Morei mais de quinze anos lá, e tenho família até hoje. E fiquei um tempo pegando esse 313, quando trabalhei no Centro do Rio. Depois casei e hoje moro na Baixada Fluminense.
    Fico feliz em saber que as bem-traçadas linhas desse blog são escritas com carinho e esmero por um cidadão leopoldinense (se for torcedor da Imperatriz como eu, melhor ainda)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *