Super Sebring: acidente no último treino livre do WEC e novo domínio Toyota

7-Toyota-Sebring-2019-test

RIO DE JANEIRO – A Toyota caminha a passos largos para a sexta pole position nesta Super Season do WEC em seis etapas disputadas, incluindo as 1000 Milhas de Sebring. O construtor japonês – que finalmente se pronunciou quanto ao regulamento Hypercars, de forma aberta e positiva – dominou mais um treino livre na Flórida.

O argentino Pechito López foi o mais rápido da última sessão preparatória antes da definição do grid – que será nesta noite de quinta-feira. Com o tempo de 1’41″448, ele superou por seis décimos a volta de Fernando Alonso, que foi o piloto mais rápido do carro #8.

Após o trabalho na Wayne Taylor Racing, equipe que defende na IMSA, Renger Van der Zande só teve tempo de trocar de macacão para alinhar no #10 da DragonSpeed e conseguir a terceira melhor volta do FP3 – a 2″708 do melhor tempo. Rebellion e SMP Racing, que já conseguiram tempos melhores nas outras duas sessões, se preocuparam apenas com os últimos ajustes finos.

O holandês não foi o único: Gabriel Aubry também trocou de fardamento e o carro… bem, ele já conhece: é o mesmo chassi Oreca 07 que está guiando para a PR1/Mathiasen na IMSA, mas o desempenho é superior. O francês fechou o FP3 com o tempo de 1’48″353, o melhor dele em todo o fim de semana até o momento. Nico Lapierre foi o segundo com o carro #36 da Signatech-Alpine, enquanto seu quase-xará Nyck De Vries ficou em terceiro com o Dallara do Racing Team Nederland.

Andy Priaulx conseguiu bater os Aston Martin, que dominaram as duas sessões de quarta-feira, para fazer a melhor volta entre os LMGTE-PRO. O britânico da Ford Chip Ganassi Racing encaixou uma volta em 1’57″730 (a melhor do evento na categoria) e foi 0″322 melhor que o dinamarquês Michael Christensen, da Porsche.

Gianmaria Bruni fez a terceira marca do último treino, enquanto Ale Pier Guidi foi o quarto na Ferrari #51 da AF Corse e Stefan Mücke fez o quinto tempo no outro Ford GT EcoBoost. Augusto Farfus fez o 8º tempo da sessão – 1’59″095, com a BMW M8 GTE #82.

77_Dempsey_Proton_Porsche_WEC_Sebring_2019_Practice_3

Na LMGTE-AM, Matt Campbell trucidou o melhor tempo da categoria em Sebring, ao cravar 1’58″554 com o Porsche #77 da Dempsey Racing-Proton. O tempo do australiano só foi pior que os quatro mais velozes da LMGTE-PRO neste FP3 – e sete décimos melhor que o companheiro de equipe Matteo Cairoli. A Project 1 Racing, com um novo chassi, já mostrou que vai brigar pela vitória na prova de amanhã: ficou com a terceira melhor volta do dia.

A nota negativa do último treino foi o acidente sofrido pelo canadense Paul Dalla Lana, na curva 17 do circuito. O piloto do Aston Martin #98 pegou a barreira de pneus e danificou bastante o lado esquerdo do carro, deixando uma tremenda batata quente nas mãos dos mecânicos, que terão até 22h30 de Brasília para poder deixar o bólido pronto para a tomada de tempos das classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM. A partir de 23h, entram na pista os protótipos LMP1 e LMP2.

Em tempo: a transmissão do qualifying só será vista aqui, com streaming pago.

Comentários