MENU

15 de março de 2019 - 13:58IMSA

Super Sebring: pole e novo recorde para Penske e Dane Cameron

6-Acura-Penske-Sebring-Qualifying-2019-IMSA

Dane Cameron fez a pole e é o novo recordista da IMSA para Sebring: o Fox Sports 2 transmite a prova deste sábado em duas janelas

RIO DE JANEIRO – Fim de semana de recordes quebrados na Super Sebring. Não obstante o que Fernando Alonso aprontou ontem à noite na Flórida, agora pela manhã foi a vez da Penske quebrar os cronômetros no treino de classificação para as 12h de Sebring, segunda etapa da temporada 2019 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship.

Com o Acura ARX-05 DPi #6, Dane Cameron superou em quase um segundo e meio o antigo recorde para os protótipos da série ianque, alcançado ano passado por Tristan Vautier. O piloto fez um temporal – 1’45″865, único a virar abaixo de 1’46”.

A Penske por pouco não conquistou a primeira fila inteira: Hélio Castroneves fez exatamente o mesmo tempo de Tristan Nunez com o Mazda DPi #77. O piloto do Team Joest fez 1’46″011 e o brasileiro também – só que Nunez fez sua volta rápida primeiro.

Filipe Albuquerque classificou o Cadillac DPi-V.R #5 da Mustang Sampling/AX Racing com o quarto lugar e Pipo Derani (que divide o carro com Felipe Nasr) ficou logo depois, em quinto. Ele busca a terceira vitória da carreira no circuito de Sebring, um dos mais difíceis e desafiadores do mundo, por causa das imperfeições do asfalto e a mudança de níveis de aderência, a todo instante.

Entre os LMP2, enfim houve luta e equilíbrio: Matt McMurry superou o rival Kyle Masson e fez o melhor tempo entre os solitários dois inscritos da divisão que usa motores Gibson V8 e ECU Cosworth. A diferença entre eles foi de apenas onze milésimos de segundo. Aliás, o piloto da PR1/Mathiasen, em comparação com os tempos do ano passado, também melhorou o recorde da pista.

911-Porsche-GT-IMSA-Sebring-2019-Qualifying

O visual “Brumos” dá sorte: a Porsche fez os dois melhores tempos da GTLM e Patrick Pilet melhorou o recorde da categoria

Outra marca superada foi na GTLM: a Porsche conquistou os dois melhores tempos em grande estilo, com o francês Patrick Pilet trucidando a melhor volta da divisão no circuito da Flórida, com o tempo de 1’55″899, um décimo melhor que o belga Laurens Vanthoor.

Antonio Garcia ficou com a terceira melhor marca a bordo do Corvette C7.R, à frente do Ford GT guiado por Richard Westbrook, enquanto a melhor BMW M8 GTE alcançou a sexta posição.

86-Meyer-Shank-Racing-Acura-IMSA-Sebring-2019-Qualifying

O excelente Trent Hindman estabeleceu a pole da GTD com o Acura NSX GT3 EVO da Meyer Shank Racing

Já na GTD, Trent Hindman ficou a 0″180 de superar o atual recorde de sua classe para Sebring. O piloto da Meyer Shank Racing conquistou a pole position entre 17 inscritos, com a marca de 1’59″917 – único a superar a barreira dos dois minutos. Robby Foley fez um ótimo treino com a BMW da Turner Motorsport e ficou em segundo, precedendo o Porsche de Zach Robichon e dois Lamborghini Huracán – o de Rolf Ineichen e o de Brandon Gdovic.

Christina Nielsen classificou o Acura #57 100% tripulado por mulheres (inclusive Bia Figueiredo) com a sexta marca – 2’00″809. Uma punição ao Lexus #14 da AIM Vasser Sullivan, que baixou para a última posição do grid, já que seus tempos foram deletados, levou a Mercedes-AMG GT3 da Riley Motorsport à nona posição – é o carro de Felipe Fraga. A melhor volta de Ben Keating na tomada de tempos foi 2’01″184.

O Fox Sports 2 transmite parcialmente as 12h de Sebring. Começamos às 11h30 pelo horário de Brasília, pouco antes da largada, até 13h30. Voltaremos às 21h15 ou próximo disso, para a reta final da disputa. Estarei nos comentários e análises nessa corrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *