Vem aí o Rali do México

13347_TANAK-mexico-stage-2018_665_896x504

RIO DE JANEIRO – A partir desta quinta-feira, começa o 12º Rali do México, 3ª etapa do Campeonato Mundial (WRC). Até domingo, 24 duplas vão disputar uma das mais difíceis etapas do calendário. O evento novamente gravita na região de Guanajuato – que tem altitude superior a 2.300 metros acima do nível do mar.

Após duas etapas com neve e gelo, em que pese ser inverno no hemisfério norte, as temperaturas serão mais altas do que aconteceu em Monte-Carlo e na Suécia. As estradas também são bem diferentes, com pedras e cascalho. Sem contar outros possíveis obstáculos pelo meio do caminho – como vacas – e até os lagos, como aquele em que Ott Tänak caiu certa vez.

E o estoniano da Toyota chega ao Rali do México como líder do campeonato e o homem a ser batido por seus adversários após a vitória alcançada na Suécia. São apenas 10 duplas na chamada “Prioridade 1” e o espanhol Dani Sordo faz sua primeira aparição  este ano pela Hyundai, após Sébastien Loeb disputar as duas etapas iniciais. Será a primeira de um total de oito corridas que Sordo participará em 2019.

Cinco duplas apenas estão na lista de entradas do WRC2 – uma delas, somente, no WRC2 Pro. Campeão do Race of Champions disputado no início do ano lá mesmo no México, o ídolo local Benito Guerra busca um bom resultado ao volante de um Skoda Fabia, que dividirá a condução com o navegador Jaime Zapata Ortega. Os demais competidores são sul-americanos: o boliviano Marco Bulacia e os chilenos Alberto e Pedro Heller.

Os demais nove carros estarão na prova com razoáveis chances de pontuar no WRC. Especialmente os três que estão dentro do regulamento RC2, com dois pilotos locais e um irlandês. Entre esses locais, Ricardo Triviño terá inclusive a companhia de Marc Martí, antigo navegador de Dani Sordo. Nos outros inscritos, estarão mais dois pilotos da casa, um colombiano, um canadense, um lituano e um sérvio.

Comentários