MENU

7 de abril de 2019 - 01:24Blancpain GT World Challenge Asia

Craft-Bamboo e Absolute Racing ganham na abertura do Blancpain GT World Challenge Asia

timthumb (3)

Jeffrey Lee e Alessio Picariello inauguraram com vitória a temporada 2019 do Blancpain GT World Challenge Asia

RIO DE JANEIRO - Chegou ao fim a primeira rodada do Blancpain GT World Challenge Asia: com 30 carros (recorde absoluto) na pista, faltou um pouco mais de molho nas duas provas disputadas no circuito malaio de Sepang. O que não faltou foi o calor – as temperaturas bateram a casa dos 30ºC ambiente e quase 50ºC no asfalto, cozinhando pneus e equipamentos.

Para as duas corridas da etapa inicial da série, o Porsche #912 da Absolute Racing conquistou a pole position, com Yuan Bo fazendo o serviço para a etapa de sábado e Dennis Olsen para a deste domingo lá no outro lado do mundo. Antes mesmo da primeira prova, foi definido que a dupla teria um adicional de 35 segundos de tempo às suas paradas de box, por conta do desempenho nos treinos classificatórios.

Com isso, a dupla não pode discutir a vitória em menhuma das duas corridas. Na primeira prova, o Mercedes-AMG da Craft-Bamboo Racing guiado por Jeffrey Lee e Alessio Picariello conseguiu a ultrapassagem sobre o carro de Gabriele Piana e Roelof Bruins a pouco mais de três minutos para o estouro do cronômetro. Menos mal para a dupla do #97 da Solite Indigo Racing que eles ganharam a primeira corrida na divisão Silver Cup.

A Ferrari 488 GT3 da HubAuto Corsa com David Russell e Yuya Sakamoto a bordo ainda pescou um bom 3º posto na geral, seguida por Jazeman Jaafar e pelo príncipe malaio Abdul Rahman Ibrahim. Com um Porsche, o chinês Chao Li e o neozelandês Chris Van der Drift completaram o top 5.

Neste domingo, os Porsche 911 GT3-R dominaram o início da disputa, enfileirando quatro carros nas quatro primeiras posições, com liderança de Alexandre Imperatori, seguido por Dennis Olsen, Mathias Beche e Phillip Hamprecht.

Mas o Safety Car seria acionado na 7ª volta: o Audi #99 da TianShi Racing Team, que tinha a bordo o português André Couto, se incendiou no fim da reta oposta. Um enorme susto, felizmente sem notícias de ferimentos graves.

timthumb (2)

Domínio dos Porsche 911 GT3-R no domingo e vitória do #911 com Phillip Hamprecht e Tanart Sathienthirakul (ô nome difícil…)

Graças à janela de pit stop, bem como o handicap de tempo e demais penalizações impostas pelos comissários, o avassalador domínio dos Porsche se desfez. O carro de Bo/Olsen quase caiu fora do top 10. Mathias Beche e seu parceiro John Shen, de Hong Kong, não conseguiram se recuperar. A sorte sorriu para Hamprecht e o colega tailandês Tanart Sathienthirakul (juro que não colei e copiei o nome do sujeito!), vencedores com 0″833 para o carro de Alexandre Imperatori e o impronunciável Vutthikorn Inthrapuvasak – mais sopa de letrinhas que este, meus amigos, não há.

A boa surpresa veio em 3º lugar: com uma excelente estratégia, a Craft-Bamboo Racing promoveu o salto do carro #99 guiado por Christina Nielsen na primeira janela para a terceira posição, já com Darryl O’Young a bordo. E olha que não foi fácil, pois o Audi R8 LMS EVO de Martin Rump/Weiron Tan deu trabalho e só chegou a 1″050 dos rivais. A dupla Piana/Bruins abiscoitou outro top 5 no fim de semana.

O antigo piloto da Manor na Fórmula 1, Rio Haryanto, teve uma estreia discreta na competição. O indonésio e seu parceiro David Tjiptobiantoro não foram além do 17º lugar geral na prova de sábado (décimo na Pro-Am) e 18º lugar na corrida de hoje – 11º na categoria.

Na subclasse GT4, que correu junto aos GT3 com baixo quorum – apenas cinco carros na disputa – o BMW Team Studie fez barba, cabelo e bigode. Pole position no grid para as duas corridas e duas vitórias sem a menor contestação, conquistadas por Sunako Jukuchou e Takayuki Kinoshita. O que mudou foram os colegas de pódio: ontem, Brian Lee/Tony Fong chegaram em 2º na categoria e Ringo Chong/Setiawan Santoso fecharam o top 3. Neste domingo, a dupla do carro do Team iRace.win foi o único (além dos vencedores) que repetiu resultado, já que Jean-Marc Merlin e Frank Yu fizeram o dever de casa e terminaram em segundo.

Agora, o Blancpain GT World Challenge Asia se reúne nos dias 11 e 12 de maio para a segunda rodada dupla, no circuito Buriram International, em Chang, na Tailândia.

2 comentários

  1. rodrigo botana disse:

    Mattar o alex yong se aposentou?lembro que ele corria de audi esse campeonato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>