Dinamic Motorsports estreia com vitória e Porsche quebra tabu no Blancpain GT Series Endurance
RIO DE JANEIRO – A chuva foi aliada e vilã na abertura do Blancpain GT Series Endurance no lendário circuito de Monza, neste domingo. Treinos classificatórios e a disputa das 3h de Monza tiveram como protagonista o mau tempo e a pista molhada em grande parte da programação. As escolhas de pneus, principalmente no trecho final quando a chuva diminuiu, foram cruciais.
E com dezenas de alternativas ao longo da disputa e também várias entradas do Safety Car na neutralização da disputa, um fato novo ocorreu: a estreia vitoriosa da Dinamic Motorsports, dando à Porsche uma vitória que não acontecia ao construtor germânico na série de Endurance da SRO havia sete anos. A trinca Andrea Rizzoli/Klaus Bachler/Zaid Ashaknani foi a responsável pelo triunfo histórico, conquistado após 77 voltas percorridas.
Largando apenas da 23ª colocação de um grid de 46 carros, Rizzoli sobreviveu em meio ao spray e entregou ao fim de seu stint o carro para Ashaknani, em boas condições na disputa. O piloto do Kuawit fez um bom trabalho ao mesmo tempo que as seguidas intervenções de FCY via direção de prova tornavam a disputa imprevisível. Bachler assumiu o volante ao fim do segundo stint e foi para a segunda posição, atrás do Audi da Saintèloc Racing, que herdou a ponta num período de neutralização, além da troca dos pneus de chuva por slicks, num risco calculado.
Não obstante, o #25 da trinca Steven Palette/Simon Gachet/Christopher Haase acabaria sofrendo um furo de pneu que o faria baixar para a 15ª posição – além de uma penalização de drive through convertida em acréscimo de 65 segundos de tempo. E acabou que não foi o único competidor com problemas, já que o Porsche #98 da ROWE Racing conduzido por Sven Müller/Romain Dumas/Mathieu Jaminet enfrentou o mesmo contratempo que o Audi e também o #10 de Charles Weerts/Rik Breukers/Ricardo Sánchez, sem contar o Mercedes-AMG #88 de Rafaele Marciello/Vincent Abril/Michael Meadows, líder pontual da disputa e nocauteado por quebra de suspensão.
Também a GRT Grässer, que fez a pole debaixo de um dilúvio com o carro #63 de Mirko Bortolotti/Christian Engelhart/Rolf Ineichen, não chegaria ao final da disputa, abrindo a chance da Orange 1 FFF Racing Team ser a melhor representante da marca de Sant’Agata: Andrea Caldarelli/Marco Mapelli/Dennis Lind não conseguiram alcançar o Porsche líder e ficaram mesmo em segundo a cerca de 15 segundos do #54.
Na terceira posição, ficou a Mercedes-AMG de Maro Engel/Luca Stolz/Yelmer Buurman, que no fim tomou um ‘calor’ do #90 do Team AKKA-ASP de Felipe Fraga/Nico Bastian/Timur Boguslavskiy, que largou de 2º no grid e estava em 12º na abertura da última hora, quando os problemas de alguns adversários e uma pilotagem épica de Felipe Fraga proporcionaram um tremendo resultado ao trio da equipe coordenada por Jerôme Policand.
“Foi muito divertido! O carro estava muito bom e poderíamos lutar pelo pódio geral de hoje, mas só precisávamos fazer o nosso trabalho para ganhar a Silver Cup. Eu tinha carros Black Falcon na frente e atrás de mim, então eu tive que controlar a diferença, caso eles tentassem se ajudar. A equipe fez um ótimo trabalho e estou muito orgulhoso de ganhar pela primeira vez na Europa”, comentou Fraga após a disputa.
O brasileiro cruzou de fato entre os dois carros da Black Falcon – ele tentou atacar Maro Engel em busca do pódio geral, mas não podia bobear com o carro de Gabriele Piana/Hubert Haupt/Patrick Assenheimer, que poderia lhe roubar a vitória na sua subcategoria. Diego Menchaca/Taylor Proto/Michele Beretta, com a 10ª posição geral, conquistaram o terceiro lugar do pódio.
Outra equipe estreante no Blancpain GT Series Endurance triunfou em Monza: a Tempesta Racing chegou à frente das rivais na classe Pro-Am, com o 20º lugar de Chris Froggatt/Jonathan Hui/Christopher Buncombe. A Saintèloc Racing foi 2ª colocada na categoria e a Oman Racing with TF Sport conquistou o pódio para o novo Aston Martin AMR GT3.
A Barwell Motorsport levou os pontos máximos na divisão Am, com Adrian Amstutz/Miguel Ramos/Leonid Machitski, num mais do que razoável 16º posto. Eles terminaram 12 posições na geral à frente de Christoph Lenz/Stefano Costantini/Antonio Tomas Forme, da Raton Racing by Target. Mais um Aston foi para o pódio, graças a Chris Goodwin/Alexander West, da Garage 59.
A próxima etapa do Blancpain GT Series Endurance será as 3h de Silverstone, em 12 de maio.
Corrida tem 3hrs, bem que poderia ter mais umas 3hrs. Monza poderia passar por uma atualização e tirar essas áreas com brita e colocar asfalto, é raro um carro passar por ali sem fica preso, dessa forma teve inúmeras bandeiras vermelhas durante o treino e qualy e na corrida realmente muito Safety Car e era pra ter mais, já que teve carro que ficou preso na brita e conseguiram tirar o carro sem interromper a corrida mas botando em risco pessoal que ajudava. Belíssima corrida do Felipe Fraga, ele foi o piloto mais rápido do carro 90 no qualy, e na corrida quando assumiu passou vários carros e ganhou destaque na transmissão. Quem fico devendo foi a equipe WRT que não teve performance nem estratégia pra chega no pódio. Única BMW no grid largou de último e abandonou. Acho que o carro ta sem competitividade já que ta bem escasso ver BMW no grid das categorias importantes de GT3 dessa forma equipes não se interessam.