Direto do túnel do tempo (440)

stock-car-1979-e1458315292700
Affonso Giaffone Júnior: o primeiro grande vencedor da Stock Car em 40 anos de história

RIO DE JANEIRO – Foto histórica: esta é a primeira bandeira quadriculada da Stock Car, que neste fim de semana comemora a abertura do campeonato de 40 anos da categoria e a prova de número #500 em todos os tempos.

A lamentar, sincera e honestamente, que o palco dessa corrida não seja o da primeira. O estado sim: o Rio Grande do Sul recebe a categoria no Velopark, em Nova Santa Rita. Em 1979, a primeira corrida foi em Tarumã, no município de Viamão.

Dia 22 de abril: naquela data, foi dado o pontapé inicial da competição que nasceu com apoio da General Motors e conservando praticamente o mesmo regulamento do Campeonato Brasileiro de Divisão 1. Inclusive, os Opalas corriam com pneus radiais – os slicks iriam pra jogo em 1982.

O campeonato começou com dez pilotos apenas: o pole position foi João Carlos Palhares, o “Capeta”, que marcou o tempo de 1’23″74 para os então 3,016 km do traçado. Consultando o guia do Miltão Alves – só recebi, aliás e a propósito, um exemplar em 2014 e nem sei se outros foram editados – os outros pilotos participantes foram Reinaldo Campello, Dado Andrade, Paulo Gomes, Júlio Tedesco, Mauro Sá Motta, Alencar Júnior, Raul Boesel e os irmãos Zeca e Affonso Giaffone Júnior.

Affonso, cujo carro era preparado por Jayme Silva, completou as 32 voltas da disputa em 45min12seg30, à média horária de 128,099 km/h. Ele e Zeca dominaram o início daquele primeiro campeonato. Venceram cinco das seis primeiras provas. Mas a competição tinha 14 provas e eles esqueceram de combinar com Paulão Gomes e Alencar Júnior, que foram para a decisão do campeonato – disputada apenas em 25 de janeiro de 1980, na preliminar do GP do Brasil de Fórmula 1.

Paulo Gomes fez 193 pontos e foi o primeiro campeão. Mas a glória da primeira vitória, registrada aqui no blog, é de Affonso Giaffone Júnior.

Há 40 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários