ELMS: “novo” Aurus 01 dá pole à atual campeã em Paul Ricard
RIO DE JANEIRO – Atual campeã do European Le Mans Series, a G-Drive Racing estreou o “novo” Aurus 01 (que é ainda o chassis Oreca 07, só que com outro nome) em grande estilo. Norman Nato, substituto de luxo do compatriota Jean-Éric Vergne, conquistou neste sábado a pole position para as 4h de Le Castellet, que se disputarão amanhã em Paul Ricard a partir de 7h da manhã pelo horário de Brasília.
O vencedor da prova de abertura da última temporada, então defendendo a Racing Engineering, conseguiu nos últimos instantes da sessão superar o tempo do também francês Paul-Loup Chatin, da IDEC Sport Racing, por apenas 0″025. A marca de 1’40″052 é o novo recorde do circuito de 5,770 km de extensão para protótipos LMP2.
Num último e espetacular esforço, o britânico Alex Brundle quebrou a sequência de pilotos locais que a classificação mostrava: o piloto da United Autosports conseguiu uma ótima volta e superou o tempo de Nico Lapierre para garantir um lugar na terceira posição. Mais rápido da véspera, o britânico Ben Hanley completou o top 5 da categoria.
Fechando o grupo de seis carros dentro do mesmo segundo, veio o segundo Ligier JS P217 da United Autosports, com Paul Di Resta, seguido pela High Class Racing e Duqueine Engineering, que formam a quarta fila. A novata Carlin colocou o solitário Dallara P217 com a nona posição e a Graff Racing garantiu-se no top 10.
Após a boa performance da véspera, com direito ao segundo lugar, a RLR MSport/Tower Events, time do brasileiro Bruno Senna, acabou com a 11ª posição a 1″437 da pole. Mas será uma prova longa e repleta de alternâncias ao longo da disputa.
Na LMP3, os protótipos Norma M30 continuam dominantes. Quatro dos modelos hoje de responsabilidade da Duqueine Engineering dominam as primeiras posições do pelotão de 14 carros que disputam a primeira etapa. A pole foi do italiano Damiano Fioravanti, de 22 anos. O piloto do Oregon Team fez a melhor volta da sessão em 1’49″686, pouco mais de um décimo de segundo melhor que Matthieu Lahaye, da escuderia francesa Ultimate.
As demais posições foram ocupadas pela M.Racing e Realteam, que desde os testes coletivos do início da semana e a abertura dos treinos livres para as 4h de Le Castellet já vinham dando sinais de competitividade. Mikkel Jensen classificou em quinto o melhor dos Ligier JS P3, para a equipe Eurointernational. A United Autosports, do brasileiro Thomas Erdos, ficou com a nona posição.
A disputa particular Porsche versus Ferrari na LMGTE acabou com placar favorável aos cavalinhos empinados de Weissach. Matteo Cairoli fez uma volta limpa e sem nenhum erro a bordo do #77 da Dempsey Racing-Proton, batendo a Ferrari da Luzich Racing guiada por Ale Pier Guidi. Com pneus novos, ele girou em 1’52″499, 0″273 melhor que o compatriota.
Thomas Preining, que era o dono da melhor volta antes da última passagem dos dois primeiros, caiu para a terceira posição na categoria com o #88 da Proton Competition, seguido de longe pelas duas Ferrari da Kessel Racing: enquanto Andrea Piccini foi o quarto mais rápido, Michele Gatting melhorou seu tempo na última passagem e pulou de sétimo para quinto, deixando para trás os Porsches da Ebimotors e Project 1 Racing.
O #55 da Spirit of Race, com o experiente Matt Griffin, teve várias voltas anuladas por exceder o limite do traçado. E o fecha-raia é o #66 da JMW Motorsport, que levou 2″210 nas costas do mais rápido em sua categoria.
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