ELMS, Prólogo: treinos terminam com recorde de Fjørdbach em Le Castellet

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Anders Fjørdbach fechou o Prólogo com a melhor volta em Le Castellet

RIO DE JANEIRO – Após dois dias de testes coletivos, terminou nesta terça-feira o Prólogo do European Le Mans Series para a temporada 2019, que se inicia domingo com as 4h de Le Castellet, em Paul Ricard. Todos os carros enfim completaram pelo menos uma volta pelo circuito de 5,861 km de extensão, palco da primeira prova do campeonato.

E a High Class Racing, sem trocadilho algum, fechou em alta os testes: Anders Fjørdbach registrou o melhor tempo na sessão extra promovida no período noturno e saiu de peito estufado do circuito. Com 1’40″404, ele superou por apenas 0″028 o experiente francês Nico Lapierre, que conhece o circuito como a palma de sua mão e foi o mais rápido do segundo dia a bordo do Oreca da Cool Racing, novata na divisão LMP2.

Vindo do Alabama, onde disputou a 3ª etapa da Fórmula Indy, Ben Hanley mostrou que a DragonSpeed segue com boa receita: o britânico foi o 3º mais rápido dos testes, com apenas 37 voltas completadas. Seu tempo foi somente 0″053 pior que o recorde do dinamarquês do carro #20, trazendo a IDEC Sport Racing em quarto com Paul-Loup Chatin e o melhor Ligier do lote, com Ryan Cullen (United Autosports) em quinto.

A atual campeã G-Drive Racing, que estreia a nomenclatura Aurus 01 em seu novo chassis Oreca, ficou em sexto com o reserva Norman Nato, que dividiu os treinos com Jean-Éric Vergne (a caminho de Roma, para a Fórmula E), Job Van Uitert e Roman Rusinov. Andrea Pizzitola andou nos dois carros da Algarve Pro Racing e fez o melhor tempo de ambos – 7º e nono lugares, respectivamente, com o carro da Graff Racing guiado por Tristan Gomnendy de recheio.

Arjun Maini fechou o top 10 com o #43 da RLR MSport/Tower Events – é o carro que terá o brasileiro Bruno Senna nas seis provas da temporada 2019. O sobrinho de Ayrton só andou na parte da manhã hoje e não melhorou seu tempo de 1’42″004, alcançado ontem. Mathias Beche treinou para colaborar com acertos, mas ficou a oito décimos do tempo de Bruno. O gentleman driver John Farano saiu das cinco sessões com o tempo de 1’45″182, melhorando em quase sete décimos sua marca da véspera.

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A melhor volta da LMP3 foi de Damiano Fioravanti com o carro #10 do Oregon Team

Tampouco na LMP3 houve mudanças em relação à segunda-feira: o Norma M30 do Oregon Team deixa os ensaios prévios para a abertura do campeonato com a melhor volta em 1’49″500, superando a concorrência por mais de quatro décimos. O construtor francês, cuja propriedade intelectual de construção de chassis passou à Duqueine Engineering, saiu em alta no duelo contra os Ligier. Dos cinco melhores tempos do Prólogo, quatro são dos Norma M30.

O melhor Ligier foi justamente o quinto mais rápido com a equipe Eurointernational, quase dois segundos atrás da melhor marca dos treinos. A United Autosports, equipe do brasileiro Thomas Erdos, ficou em oitavo com a melhor volta alcançada hoje por Wayne Boyd. Erdos completou 82 voltas nos dois dias de treinos – a melhor volta do carioca filho de húngaros foi 1’52″971.

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Marco Seefried foi o mais rápido dos Porsche 911 RSR: será que os alemães escondem o jogo antes da estreia no domingo?

Por fim, na LMGTE, tudo também como dantes, uma vez que a melhor volta de Andrea Piccini no carro da Kessel Racing nem de longe foi superada por qualquer outro adversário. O italiano virou ontem em 1’53″288 e o modelo 488 GTE da Ferrari fez 1-2-3 na categoria, enquanto os Porsches parecem ter ‘escondido o leite’. Marco Seefried foi o mais veloz a bordo dos modelos de Weissach, seguido pelo italiano Riccardo Pera.

A Ferrari da Kessel 100% tripulada por mulheres ficou com a sétima colocação entre os nove carros participantes dos testes. Manuela Göstner foi a mais rápida com 1’54″516, completando nada menos que 133 voltas ao longo dos dois dias de ativiades. Michele Gatting deu 28 voltas apenas e Rahel Frey, que é um pouco mais ‘rodada’, sem nenhum sentido pejorativo nisso, completou 20 passagens em Le Castellet.

Hoje entraram na pista os dois últimos carros que faltavam: o Porsche #80 da Ebimotors e o Oreca #35 da BHK Motorsport, que comprou um carro da G-Drive Racing e ainda não tinha tudo totalmente pronto antes do Prólogo. Sergio Campana, que dividirá os trabalhos com Francesco Dracone, marcou 1’46″973. No Porsche da Ebimotors, Fabio Babini rodou em 1’54″870.

Dos 119 pilotos elencados para os testes, apenas cinco não andaram: o diretor esportivo da IDEC Sport Racing Nicolas Minassian, o novato italiano Sébastien Fortuna, o compatriota Matteo Cairoli, o alemão Horst Felbermayr Jr. e o austríaco Thomas Preining.

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