IMSA: 19 carros no GP de Long Beach

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IMSA WeatherTech Sports Car Championship
A Corvette Racing triunfou ano passado entre os GTLM no GP de Long Beach: conseguirão este ano a façanha naquela que poderá ser a 100ª vitória da equipe dos “trovões amarelos”?

RIO DE JANEIRO – Primeira das provas que não terão as quatro categorias na pista, o Bubba Burger Grand Prix, 3ª etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, será disputado no próximo dia 13 em Long Beach apenas pelos protótipos DPi e pelos GTLM. Os LMP2, anteriormente anunciados, não farão mais parte da disputa, que assim terá apenas 19 carros na pista urbana da Califórnia.

Os onze protótipos DPi e os oito GTLM confirmados para a corrida que terá duração de apenas 1h40min são os suspeitos de sempre. Assim, os grandes vencedores das 12h de Sebring, Pipo Derani e Felipe Nasr, estarão a bordo de seu Cadillac DPi-V.R, assim como Hélio Castroneves em seu Acura ARX05 DPi do Team Penske.

Por sinal, não só a dupla do carro #31 como também de todos os outros “Caddies” inscritos não devem ter gostado muito do novo Balance of Performance (BoP) publicado para a terceira etapa. Principalmente porque o carro montado no chassi Dallara terá mais um acréscimo de peso, subindo ao mínimo de 960 kg e perdendo também quatro litros no reservatório de combustível (66 litros na próxima etapa).

O Acura terá uma “dieta” de 20 kg, porém perde 5 litros na capacidade do tanque e ganha pressão do turbo na faixa útil de rotações entre 4800 e 7550 rpm. O Mazda perde cinco quilos (peso mínimo de 910 kg, o mais baixo da temporada), um litro no reservatório de combustível e também pressão no turbo entre 7750 e 9000 rpm. O motor Nissan do único DPi da CORE Autosport terá uma melhora de potência na faixa útil entre 6000 e 7600 rpm.

No campeonato, a situação após duas corridas aponta Nasr e Derani (mais Eric Curran) rigorosamente empatados em 67 pontos com Jordan Taylor e Renger Van der Zande, da Wayne Taylor Racing – cada um com uma vitória e um 2º lugar. Hélio Castroneves e Ricky Taylor (além de Alexander Rossi) vêm em 3º com 58, seguidos por Filipe Albuquerque/João Barbosa e também Colin Braun/Jonathan Bennett (mais Romain Dumas) com 54.

O boletim técnico da GTLM traz poucas mudanças em relação às 12h de Sebring. O Porsche 911 RSR perde 10 kg no peso mínimo e dois litros de reservatório de combustível. O Ford GT EcoBoost perde um litro no reservatório e pressão do turbo em todas as faixas úteis de 2 mil a 77oo rpm.

No entanto, o líder do campeonato não é um piloto regular da série: é o austríaco Philipp Eng, que competiu nas duas BMW M8 GTE da equipe de Bobby Rahal e somou 63 pontos nos dois eventos da Flórida. Nick Tandy e Patrick Pilet – além de Fred Makowiecki – somam 61. Connor De Philippi e Colton Herta estão em 3º lugar com 59 pontos e a quinta posição é repartida por Dirk Müller/Joey Hand (mais Sébastien Bourdais) e Laurens Vanthoor/Earl Bamber, junto a Matthieu Jaminet, com 56.

Os atuais campeões Antonio Garcia e Jan Magnussen somam 55 pontos e estão em sexto – com uma missão a cumprir, junto a Oliver Gavin/Tommy Milner, que começarão o fim de semana numa distante nona colocação na tabela: a Corvette Racing persegue a 100ª vitória da equipe nas séries IMSA, incluindo o American Le Mans Series. Até aqui, BMW e Porsche foram ao Victory Lane. E no ano passado, a vitória foi exatamente do carro #4.

Veremos se a façanha se repete…

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

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Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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