1000 km de Paul Ricard: 49 carros confirmados

timthumb (9)

RIO DE JANEIRO – A Stéphane Ratel Organisation (SRO) divulgou nesta sexta-feira a lista oficial de inscritos para os 1000 km de Paul Ricard, terceira etapa do Blancpain GT Series Endurance – e de fundamental importância para pilotos e equipes que pretendem conquistar o título da temporada 2019. A corrida será disputada no próximo dia 1º de junho, com largada às 18h locais e término com o circuito localizado em Bandol totalmente às escuras.

Por subclasses, além da pontuação na classificação geral, 15 carros constam da relação da divisão Silver Cup – a que conta com o brasileiro Felipe Fraga e seus parceiros Nico Bastian e Timur Boguslavskiy (cujo carro incluisive consta do pôster promocional do evento – aqui acima), além de oito inscrições Pro-Am e mais oito na Am Cup.

O piloto do Team AKKA-ASP não será o único que, no dia seguinte, vai para o Journée Test das 24h de Le Mans. Além dele, vão andar em Paul Ricard e La Sarthe os franceses Romain Dumas, Mathieu Jaminet, Jules Gounon, Côme Ledogar e Matthieu Vaxivière; os britânicos Charlie Eastwood, Alex Lynn, Rob Smith e Jonathan Adam; o belga Maxime Martin; o espanhol Miguel Molina; o russo Mikhail Aleshin; o italiano Davide Rigon; o alemão Sven Müller; o norueguês Dennis Olsen; o turco Salih Yoluç e o monegasco Vincent Abril.

A lista de entradas para os 1000 km de Paul Ricard tem novidades e vagas em aberto. No carro #10 do Belgian Audi Club Team WRT, o mexicano Ricardo Sánchez está fora. Charles Weerts e Rik Breukers devem ter um parceiro francês na corrida. Falta ainda o terceiro nome da BMW M6 GT3 #9 da Boutsen-Ginion, que alinhará na divisão Pro-Am.

O carro #22 do Jenson Team Rocket RJN tem uma mudança em relação às duas primeiras provas: Ryan Ratcliffe assume no lugar de Struan Moore, enquanto Eric Cayrolle dividirá o único Lexus RC-F do grid, alinhado pelo time Tech 1 em parceria com a Panis-Barthez Competition, contando ainda com o antigo goleiro da seleção francesa campeã em 1998 e o belga Bernard Delhez.

David Fumanelli foi confirmado no #43 da Strakka Racing, já que o britânico Jack Hawksworth tem compromisso com a IMSA em Detroit no mesmo fim de semana. A RAM Racing contará com Darren Burke na pilotagem junto a Remon Vos e Tom Onslow-Cole, enquanto Callum McLeod fará sua estreia como piloto oficial de fábrica da Bentley com a equipe M-Sport, à qual se juntará num dos carros extras dos britânicos nas 24h de Spa-Francorchamps. Ele ocupa o posto de Alex Buncombe.

Após duas provas, a liderança geral do campeonato de Endurance do Blancpain GT é de Andrea Caldarelli/Dennis Lind/Marco Mapelli (Orange 1 FFF Racing Team), com 26 pontos. Na Silver Cup, Fraga, Bastian e Boguslavskiy somam 41 e comandam o campeonato, além de ocuparem a 6ª posição geral do certame com 13 pontos.

Chris Buncombe/Christopher Froggatt/Jonathan Hui (Tempesta Racing) são os líderes da Pro-Am com 37 pontos. E na Am Cup, Adrian Amstutz/Miguel Ramos/Leo Machitski, da Barwell Motorsport, são os únicos com pontuação máxima. Ganharam as duas corridas na divisão e fizeram as duas poles – 52 pontos no total para o trio.

A programação terá também a quarta rodada dupla da Fórmula Renault Eurocup e mais uma etapa do GT4 European Series. Todas as corridas serão vistas aqui no blog. Os 1000 km de Paul Ricard, ao vivo. As demais, em vídeos publicados durante a semana.

Comentários

  • Uma sequência incrível de eventos na França/Mônaco, Roland-Garros, 24hrs de Le Mans, GP de Mônaco F1, 1000kms de Paul Ricard e o Tour de France, só evento top.
    Mattar, em ordem de importância nas divisões do Blancpain seria:
    1º- Pro
    2º- Silver
    3º- Pro-AM
    4º- AM
    Estou com dúvida entre 2º e 3º.
    Na primeira corrida em Brands Hatch Nico Bastian da divisão Silver venceu no geral

    • Xará, a ordem das categorias do Blancpain em importância é mais ou menos esta. O Nico Bastian venceu como Silver e na geral na série Sprint, no Blancpain GT World Challenge Europe, não no Endurance.

      • Valeu Mattar,
        Interessante que a divisão Pro, a mais importante, não da a chance de conquistar 2 troféus na mesma corrida e a divisão AM também, já que seria improvável vencer na geral.