6h de Spa-Francorchamps: SMP Racing domina primeiro treino; no segundo, “moiô”…

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Antes de se acidentar à tarde, o carro #17 da SMP Racing surpreendeu e liderou a dobradinha dos BR01 de motor AER Biturbo, com Sergey Sirotkin à frente do pelotão

RIO DE JANEIRO – Quinta-feira de trabalhos iniciados para as 6h de Spa-Francorchamps, penúltima etapa do Mundial de Endurance na Super Season 2018/19. E bem ao estilo do que o tradicional circuito belga sempre nos traz. Mudanças climáticas que podem interferir no transcurso do fim de semana: os treinos começaram com pista ainda seca, mas céu carrancudo. Bem diferente de ontem, quando fazia frio mas havia sol e céu azul.

E de tarde, “moiô”. Pois é: choveu e não foi pouco não, deixando uma pulga atrás da orelha de todo mundo. Mas o paddock inteiro já sabia do risco do mau tempo e até que a neve chegasse à pista no fim de semana. Nesta sexta-feira, quando haverá o terceiro treino livre e as sessões classificatórias de definição do grid, a previsão é de muito frio, com mínima de zero grau e máxima de 10ºC. Chance de chuva é de 20% no terceiro treino e de 7% no qualifying.

O panorama pode ser ainda mais crítico para o sábado: a mínima será de quatro abaixo de zero e a máxima, de 7ºC. Deve chover a disputa inteira e há risco de 3% que caia neve pouco antes do horário da largada, 13h30 locais – 8h30 de Brasília.

Por isso, será bem difícil que a pista se encontre seca como na primeira sessão, inteiramente dominada pelos dois carros da SMP Racing. Sergey Sirotkin, salvo uma melhora colossal das condições climáticas, pode ter feito o melhor tempo do fim de semana em 1’56″264, 1″972 abaixo do tempo do estreante Stoffel Vandoorne, que faz sua primeira prova no FIA WEC.

A Toyota líder do campeonato ficou a 2″478, com Sébastien Buemi a bordo. Bruno Senna, cuja equipe trouxe para Spa o kit aerodinâmico de baixo arrasto aerodinâmico, ficou com o sétimo lugar, em 2’00″435, completando um total de 12 voltas.

De tarde, com muita chuva, os tempos pioraram bastante. O bicampeão mundial de Fórmula 1 Fernando Alonso, que disse ontem um “até breve” para o WEC – prometendo se comprometer 100% em retornar à categoria o mais rápido que puder – cravou 2’19″463, 1″382 melhor que Mike Conway no outro carro do construtor japonês.

O treino foi prejudicado por três interrupções em bandeira vermelha, e uma delas foi causada justamente pelo BR01 AER Biturbo #17 da SMP Racing: Stéphane Sarrazin perdeu o controle do carro em Blanchimont e bateu. Enquanto o bólido danificado ia para o paddock no flatbed, o piloto francês saiu andando, sem problemas. A equipe é que passa a ter muito trabalho nas garagens para reconstruir o protótipo.

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A Signatech-Alpine Matmut, equipe do brasileiro André Negrão, comandou a classificação de hoje entre os LMP2 (Foto: Markus Hecker/AdrenalMedia.com)

Entre os LMP2, a Signatech-Alpine Matmut ficou com o melhor tempo: Nico Lapierre registrou 2’03″449 com o carro líder do campeonato, que tem entre os pilotos o brasileiro André Negrão. A bordo do Aurus 01 Gibson da G-Drive Racing, Jean-Éric Vergne ficou em segundo, trazendo em terceiro o Dallara do Racing Team Nederland, guiado por Giedo Van der Garde. Na sequência, os dois Oreca 07 da Jackie Chan DC Racing, conduzidos por Gabriel Aubry e Will Stevens.

Negrão deu 10 voltas – a melhor em 2’04″966. A estratégia já traçada pela equipe de Philippe Sinault é que, desta vez, André faça a classificação. O piloto treinou com o carro para a Michelin há alguns dias, percorrendo 2.800 km nesses testes de avaliação do fabricante. Como ele tem sido o mais rápido da trinca com alguma constância, o brasileiro estará amanhã no treino que definirá o grid junto a Pierre Thiriet, já que a LMP2 é uma classe Pro-Am.

Com a pista molhada à tarde, Pastor Maldonado foi o mais rápido da categoria com 2’27″682, 1″613 melhor que o #28 da TDS Racing, guiado pelo francês Matthieu Vaxivière.

Aston Martin e Ford lideraram a folha de tempos da LMGTE-PRO, com o MESMO tempo: 2’15″290 para Maxime Martin (que cravou o tempo antes) e Harry Tincknell. A BMW ficou em 3º graças ao português Antônio Félix da Costa, que se intrometeu entre os companheiros de equipe dos pilotos já citados – quarta marca para Olivier Pla e quinta por Nicki Thiim.

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Prata da casa: o melhor tempo entre os LMGTE-PRO foi de Maxime Martin com o Aston Martin #97 (Foto: Markus Hecker/AdrenalMedia.com)

O Porsche dos líderes do campeonato Michael Christensen e Kévin Estre foi apenas o 8º colocado, enquanto Augusto Farfus saiu do FP1 com o tempo de 2’17″428, completando 16 voltas. No treino com pista molhada, o brasileiro rodou em 2’37″577 – em sessão liderada pela Ferrari #51 da AF Corse, dos atuais campeões mundiais James Calado e Alessandro Pier Guidi.

Aliás, Farfus participa de um novo empreendimento: ele é sócio da Mongrip, que produzirá uma peça especial em comemoração aos 25 anos sem Ayrton Senna – uma pulseira feita em edição limitada com o pneu do carro McLaren MP4/8 com que Senna venceu o GP da Europa em Donington Park no ano de 1993. Banhada em ouro 18k, será vendida em 161 unidades, número das corridas que Senna disputou entre 1984 e 1994.

Feito o parêntese, na LMGTE-AM o melhor tempo do dia foi do britânico Benjamin Barker com o Porsche #86 da Gulf Racing – 2’17″068. À tarde, Matt Campbell estabeleceu o melhor tempo da divisão em 2’34″093.

Nesta sexta-feira, o 3º e último treino livre terá duração de 60 minutos, iniciando às 11h locais (6h de Brasília). As sessões de classificação, com 25 minutos de pista para Grã-Turismo e Protótipos, começam a partir de 15h locais (10h de Brasília).

E a disputa das 6h de Spa-Francorchamps, neste sábado, será exibida AO VIVO E NA ÍNTEGRA no Fox Sports 2, a partir de 8h30. Estarei nos comentários e análises. Prestigiem e participem da transmissão conosco!

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