6h de Spa-Francorchamps: Toyota domina primeira fila

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Terceira pole position para o trio López/Kobayashi/Conway para as 6h de Spa-Francorchamps: o Fox Sports 2 transmite AO VIVO e na ÍNTEGRA a disputa belga, penúltima da Super Season do WEC em 2018/19

RIO DE JANEIRO (atualizado às 14h25) – Estamos sem manchetes: a Toyota dominou a primeira fila do grid das 6h de Spa-Francorchamps, que será a penúltima etapa da Super Season do Mundial de Endurance (FIA WEC) em 2018/19. Os carros do construtor japonês não tiveram dificuldade nenhuma para garantir a pole e o 2º melhor tempo. A dúvida era: qual dos carros terminaria à frente do outro.

E o #7 conduzido por Kamui Kobayashi e Mike Conway deu uma resposta tão contundente ao #8 guiado por Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi, que o assunto entre eles foi resolvido em 15 minutos de treino – de 25 a que tinham direito. E olha que Mike Conway, por muito pouco, não superou o recorde do traçado para a classe LMP1 – embora sua volta mais rápida, em 1’53″658, seja o novo recorde em qualificação. O britânico ficou a 0″025 da marca de Stéphane Sarrazin alcançada numa das sessões livres, também com um Toyota, em 2017.

Com a média de 1’53″747, suplantaram os rivais e colegas de equipe por 0″496, conquistando o ponto extra para apimentar a briga pelo título. Agora a diferença entre as duas tripulações é de 14 pontos – 135 a 121. Não esqueçamos que Le Mans tem um peso ainda maior para os desígnios do campeonato, com um máximo de 39 pontos ofertados no evento que encerra a temporada.

A SMP Racing mostrou que a evolução do carro não é fruto do acaso e sim de um trabalho intenso da equipe russa cujo running é da ART Grand Prix. O BR01 Engineering #17 guiado por Sergey Sirotkin e Egor Orudzhev pela primeira vez ficou dentro do mesmo segundo da pole, com a média de 1’54″711, bem melhor que os dois carros da Rebellion e que o #11 com Stoffel Vandoorne e Vitaly Petrov a bordo.

Na média, o brasileiro Bruno Senna e o parceiro Andre Lotterer, que dividiu a pilotagem com ele nos treinos, ficaram a 0″003 da quinta posição. Assim, a trinca que ainda tem Neel Jani larga da terceira fila com o 6º posto. A ByKolles segue seu calvário, mesmo com a troca de motor: o desempenho do carro não foi bom nos treinos e ainda por cima Tom Dillmann enfrentou uma quebra, provocando a única bandeira vermelha da sessão.

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Com uma volta sensacional de Jean-Éric Vergne, a G-Drive dominou o treino entre os LMP2; a má notícia para a parceria de André Negrão é que o ponto extra ficou com os rivais na briga pelo título… (Foto: Marcus Hecker/AdrenalMedia.com)

Entre os LMP2, a G-Drive Racing voou – tal como fez ano passado. O #26 guiado por Job Van Uitert e Jean-Éric Vergne levou a pole, com o francês conseguindo uma volta excepcional em 2’00″003, que passa a ser o novo recorde do circuito de Spa-Francorchamps para os protótipos dessa categoria.

Contudo, o ponto da pole (o que não é uma boa notícia para a Signatech-Alpine) foi para a Jackie Chan DC Racing e o carro #38 guiado por Gabriel Aubry e Stéphane Richelmi, que ficou com a 2ª posição, à frente do outro bólido da escuderia sino-britânica, conduzido no treino por Will Stevens e David Heinemeier-Hänsson.

André Negrão fez o tempo de 2’01″104, mas o parceiro Pierre Thiriet não colaborou e tomou tempo até do #31 da DragonSpeed. Isto faz com que o trio líder (agora por um ponto somente) do campeonato tenha que largar de quinto na categoria e 11º na geral.

A definição do grid entre os LMGTE-PRO foi sensacional, com vários revezamentos de pilotos e uma estratégia bem interessante: a troca de pneus somente do lado esquerdo, o lado do apoio dos carros, cujos pneus sofrem muito mais desgaste. Ford e Aston Martin optaram por esta saída e se deram muito bem.

Os carros do time de Chip Ganassi, mais ainda, com Andy Priaulx e Harry Tincknell repetindo o feito do ano passado e levando o #67 a mais uma pole position e ao ponto extra, com a média de 2’12″885, tirando o doce da boca do herói local Maxime Martin e de seu parceiro Alex Lynn, com o Aston #97.

Aliás, registre-se que em um ano, os piores carros do grid no início do campeonato (Aston Martin e BMW) evoluíram e o BoP da categoria também deu aquela forcinha básica. Augusto Farfus e Antônio Félix da Costa alcançaram um belo 3º posto na classe para os bávaros, dentro de um décimo da média da pole position.

O #81 de Nicky Catsburg e Martin Tomczyk ficou com o quarto posto da divisão, superando o outro Aston Martin de fábrica e os dois Porsche 911 RSR, com as Ferrari 488 GTE EVO da AF Corse sofrendo para ficar com as últimas posições da classe, atrás do segundo Ford da Ganassi, que não encaixou boas voltas na qualificação.

A TF Sport foi a surpresa na LMGTE-AM, com ótima performance do piloto bronze, o turco Salih Yoluç. Ele e o norte-irlandês Charlie Eastwood garantiram o ponto extra da pole com a média de 2’16″061, 0″110 melhor que o tempo da dupla Matteo Cairoli e Gianluca Roda, que classificaram o Porsche #88 da Dempsey Racing-Proton em segundo. A realçar que Cairoli  estabeleceu o novo recorde da pista para a categoria, em 2’14″246.

O único susto da sessão aconteceu logo no início. O japonês Motoaki Ishikawa perdeu o controle de sua Ferrari 488 GTE na temida subida de Eau Rouge (onde mais seria?) e saiu rodando. Por sorte, o impacto contra a proteção de pneus não foi tão forte. Ishikawa conseguiu retornar aos boxes pelos próprios meios, mas a saída de pista e os danos comprometeram o treino da MR Racing, que amanhã larga de último entre os 34 carros presentes para as 6h de Spa-Francorchamps.

E a disputa das 6h de Spa-Francorchamps, neste sábado, será exibida AO VIVO E NA ÍNTEGRA no Fox Sports 2, a partir de 8h30. Estarei nos comentários e análises. Prestigiem e participem da transmissão conosco!

Comentários

  • Ja imaginaram se a trinca do #7 supera a do #8 e leva o titulo de pilotos?
    Outra coisa…em Sarthe tudo pode acontecer…i clusive os dois Toyotas quebrarem…entao o pessoal da SMP, que vem mostrando força dece vir com tudo…vai que…