ACO confirma os 186 pilotos das 24h de Le Mans 2019
RIO DE JANEIRO (Vive la France!) – A exatamente um mês da disputa de mais uma edição das 24h de Le Mans, o Automobile Club de l’Ouest (ACO) confirmou a lista provisória de 186 pilotos que farão parte da maior e mais tradicional corrida de longa duração da galáxia.
A bem da verdade, são 185, com uma ressalva: a Inter Europol Competition anunciara Léo Roussel no carro #34 da classe LMP2 junto a Nigel Moore e Kuba Smiechowski, mas o francês sofreu um acidente nos treinos das 4h de Monza, válidos como segunda etapa do ELMS. O piloto foi hospitalizado e depende de aval médico para poder participar.
Os nomes restantes acabaram confirmados na divulgação da lista: a ByKolles vai mesmo de Oliver Webb e Paolo Ruberti, que andaram em Spa-Francorchamps, partilhando o ENSO CLM P1/01 Gibson V8 com Tom Dillmann, que era até o momento o único confirmado no carro #4 da classe LMP1.
Julien Canal fará parte da tripulação do #23 da Panis-Barthez Competition e o suíço David Zollinger foi confirmado como o substituto de Mark Patterson, que também se acidentou em Monza – só que nos testes coletivos da semana passada – fraturando a pélvis. Ele compõe o trio do #25 da Algarve Pro Racing com John Falb e Andrea Pizzitola.
Will Owen estará no #32 da United Autosports junto a Ryan Cullen e Alex Brundle, enquanto o também estadunidense Nick Boulle fecha o rol de pilotos da Larbre Competition que teve Erwin Creed e Romano Ricci em todos os eventos do FIA WEC.
Sem surpresas, a Aston Martin Racing chamou Darren Turner e Jonathan Adam para os carros #95 e #97 da classe LMGTE-PRO, enquanto na LMGTE-AM foram anunciados Sergio Pianezzola e Andrea Piccini com a Ferrari 488 GTE #60 da Kessel Racing; Christian Ried e Julien Andlauer fechando a tripulação do Porsche 911 RSR #77 da Dempsey Racing-Proton; o austríaco Thomas Preining no #86 da Gulf Racing e o britânico Euan-Alers Hankey de volta ao Aston Martin #90 da TF Sport.
Assim, a lista fecha mesmo com sete brasileiros divididos em quatro classes: Bruno Senna (LMP1); André Negrão (LMP2); Augusto Farfus, Daniel Serra e Pipo Derani (LMGTE-PRO); Rodrigo Baptista e Felipe Fraga (LMGTE-AM) – estes dois últimos, estreantes.
Para o Journée Test de 2 de junho, onde apenas Jonathan Bomarito e Sébastien Bourdais estão de fora da relação por conta dos compromissos com a IMSA e a Fórmula Indy (como pilotos de graduação platina eles não precisam participar dos treinos), haverá inscrições extras: a Toyota, por exemplo, escalou Brendon Hartley como reserva e o neozelandês precisa guiar um dos dois carros do construtor japonês para poder substituir qualquer um dos titulares, eventualmente.
Outros nomes que foram acrescidos a algumas equipes são os de Timothé Buret (Panis-Barthez Competition), James French (Algarve Pro Racing), Alexandre Cougnaud (Graff), Patrice Lafargue (IDEC Sport), Ross Gunn (Aston Martin Racing) e Nick Yelloly (Project 1 Racing). O teste é obrigatório para todos os pilotos novatos, que têm de cumprir 10 voltas para receber o certificado de participação na corrida francesa.
Em tempo: a lista de espera ainda tem pelo menos três carros. A Eurasia Motorsport, a IDEC Sport – com um segundo protótipo LMP2 e a Red River Sport by TF Sport, com um Aston Martin LMGTE-AM, seguem de prontidão à espera de um forfait de última hora.
Que legal, se vacilar, tem até piloto que corre no mundial de carrinhos de rolemã.
Só que não.
Teremos algum veículo experimental esse ano?
Não, nenhum.
Tô contando os dias pra começar,assistir e acompanhar na madrugada como faço há 16 anos!