Com competência, Sekiguchi vence etapa do Super Formula em Autopolis

C
4e972673335cd2c15827fc4b058663dd
Favorecido pela estratégia perfeita e por uma grande performance vindo de 16º no grid, Yuhi Sekiguchi venceu em Autopolis na 2ª etapa do Super Formula

RIO DE JANEIRO – O início da temporada 2019 do Super Formula japonês nos trouxe dois vencedores diferentes com estratégias muito parecidas e situações bem semelhantes em ambas as corridas.

Se em Suzuka o neozelandês Nick Cassidy saiu-se muito bem ao vir de 12º e ganhar na etapa de abertura, aproveitando as várias entradas do Safety Car, no último domingo a história se repetiu no circuito de Autopolis, com outro protagonista.

Largando do 16º posto de um grid com 20 competidores, Yuhi Sekiguchi emergiu da oitava fila do grid e foi o grande nome da segunda prova da principal categoria de monopostos do Japão. O piloto do Team Impul optou por não parar na primeira entrada do Safety Car, ocasionada por uma sequência de incidentes envolvendo o britânico Dan Ticktum, que bateu, e o russo Artem Markelov, preso na caixa de brita após escapar do traçado.

Sekiguchi não foi o único: os compatriotas Naoki Yamamoto, Tadasuke Makino e o então líder e pole position para a disputa, Yuji Kunimoto, também não pararam.

Vendo-se na 2ª posição na altura da 13ª passagem, o piloto foi à luta e conseguiu uma incrível manobra de ultrapassagem sobre o ponteiro da disputa, por fora. Como reflexo, Sekiguchi acelerou o máximo que pôde e abriu boa distância dos adversários. O pit stop no Super Formula é obrigatório – porque em pista seca há a necessidade de mudança de compostos duros ou macios (e vice-versa) – e o piloto só entrou nos boxes na altura do 41º giro de um total de 54 previstos.

Makino, que superara Kunimoto na 25ª volta, assumiu a liderança quando Sekiguchi fez seu pit stop – mas o piloto da Nakajima faria ainda uma segunda parada. Kunimoto fez o mesmo, mas o efeito foi péssimo para o representante da Kondo, que não passaria da 16ª posição ao final da disputa.

Sekiguchi venceu de forma espetacular com 3″633 de vantagem para Naoki Yamamoto – que com dois segundos lugares nas duas primeiras rodadas, está na liderança do campeonato com 16 pontos somados. Kazuya Oshima, do Team LeMans, ficou com a 3ª colocação em Autopolis.

Os dois protegidos da Honda que estavam na Fórmula 2 ano passado – Tadasuke Makino e Nirei Fukuzumi – ficaram em quarto e quinto, à frente do melhor gringo na disputa, o espanhol Álex Palou, da Nakajima Racing. Kenta Yamashita e o vencedor da prova inaugural, Nick Cassidy, fecharam os oito que pontuaram na segunda corrida do campeonato.

A 3ª etapa será no circuito de Sugo, no dia 23 de junho.

Resultado final da etapa de Autopolis:

1 – Yuhi Sekiguchi (Dallara-Toyota) – Impul – 54 voltas 1.30’29″891
2 – Naoki Yamamoto (Dallara-Honda) – Dandelion – 3″633
3 – Kazuya Oshima (Dallara-Toyota) – LeMans – 7″374
4 – Tadasuke Makino (Dallara-Honda) – Nakajima – 17″594
5 – Nirei Fukuzumi ( Dallara-Honda) – Dandelion – 18″739
6 – Álex Palou (Dallara-Honda) – Nakajima – 29″782
7 – Kenta Yamashita (Dallara-Toyota) – Kondo – 30″774
8 – Nick Cassidy (Dallara-Toyota) – Tom’s – 32″443
9 – Hiroaki Ishiura (Dallara – Toyota) – Cerumo Inging – 34″058
10 – Kamui Kobayashi (Dallara – Toyota) – KCMG – 34″577

Classificação do campeonato:

1. Naoki Yamamoto – 16 pontos
2. Nick Cassidy – 11
3. Yuhi Sekiguchi – 10
4. Kenta Yamashita – 8
5. Tadasuke Makino e Kazuya Oshima – 5
7. Nirei Fukuzumi, Sho Tsuboi e Yuji Kunimoto – 4
10. Álex Palou – 3
11. Lucas Auer – 2
12. Dan Ticktum – 1

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames