IMSA: em sessão acidentada, Derani é o mais rápido em Detroit

IMSA WeatherTech Sports Car Championship
Derani começa bem o fim de semana da IMSA em Detroit (Foto: Rick Dole/IMSA)

RIO DE JANEIRO – Começa o fim de semana da 5ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, que terá a disputa do Chevrolet SportsCar Classic este sábado, no circuito citadino de Detroit. Última prova intramuros e com tiro curto – a duração é de 1h40min.

E na primeira sessão livre de hoje (haverá ainda o segundo treino e também o qualifying), Pipo Derani fez o melhor tempo em treino atrapalhado por duas bandeiras vermelhas. O líder do campeonato marcou a melhor volta em 1’20″583, dois décimos melhor que o compatriota Hélio Castroneves, do Acura Team Penske.

A AX Racing ainda teve Felipe Albuquerque em terceiro – 1’21″446, superando por margem escassa o outro Acura DPi guiado por Dane Cameron na melhor volta do treino. Jordan Taylor foi o quinto com o Cadillac da WTR e Colin Braun fechou os seis primeiros com o Nissan DPi da CORE.

Sétima e oitava colocada com seus dois carros, a JDC-Miller foi envolvida nos dois incidentes que provocaram a interrupção da sessão. O #84 não atrapalhou tanto, quando Simon Trummer teve problemas. Mas o #85, sim: Misha Goikhberg bateu na curva 2 do circuito e colheu o McLaren 720S GT3 da Compass Racing. Para voltar aos pits, o protótipo de cor amarela teve que ser levado no flatbed, aquele caminhão com uma plataforma.

Em sua estreia na série principal da IMSA, Victor Franzoni (que acertou sua participação de última hora com a Juncos) viu Will Owen marcar apenas o 9º tempo, enquanto os dois Mazda tiveram problemas – não reportados oficialmente, dando poucas voltas e não marcando tempos.

Isto posto, o Acura NSX GT3-EVO da Heinricher w/Meyer Shank Racing teve a honra de um top 10 geral e a liderança da folha de tempos entre os 12 GTD inscritos, com Katherine Legge a marcar 1’30″304, o tempo a ser batido daqui em diante.

Bryan Sellers foi o segundo mais rápido com o Lamborghini Gallardo da Paul Miller Racing, seguido por Zach Robichon no Porsche da Park Place e depois por Richard Heistand (Lexus da AIM Vasser Sullivan) e Robby Foley (BMW da Turner Motorsport). As demais quatro marcas – Ferrari, Audi, Mercedes-AMG e McLaren – representadas ficaram da 8ª colocação em diante.

A segunda sessão será a partir de 13h40 de Brasília.

Comentários