MENU

22 de maio de 2019 - 23:39Miniaturas

Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Alpine Renault A442 Turbo (1978)

20190522_115630

RIO DE JANEIRO - As 24 Horas de Le Mans de 1978 eram uma espécie de “tudo ou nada” para a Renault. A Régie vinha buscando a vitória em La Sarthe com investimentos monumentais para se tornar – após o fim da equipe Matra-Simca – mais uma marca francesa no rol dos vencedores.

E a um custo muito alto, os fracassos se avolumavam. Os carros construídos em parceria com a Alpine eram velozes em classificação, mas pouco confiáveis em ritmo de corrida. Com pavio curto, quebravam a três por dois e os Porsche, com insuspeita resistência, enfileiravam triunfos. E não nos esqueçamos do Gulf-Mirage Ford Cosworth, campeão em 1975 com Derek Bell e Jacky Ickx.

Além do mais, a Renault já desenvolvia seu carro de Fórmula 1 com motor Turbo, pagando um preço muito alto pelo pioneirismo. A edição daquela prova, há quarenta e um anos, era a última chance para os protótipos Alpine Renault A442 (nas versões A e B) e A443.

E deu certo: apesar das falhas que tiraram os carros de Derek Bell/Jean-Pierre Jarier e, posteriormente, o de Jean-Pierre Jabouille/Patrick Depailler da disputa, a Régie venceria com Didier Pironi/Jean-Pierre Jaussaud, após 369 voltas completadas – cinco a mais que o Porsche de Jürgen Barth/Jacky Ickx/Bob Wollek.

O Alpine Renault A442B de Pironi/Jaussaud tinha uma inovação: um parabrisa de plexiglass (acrílico) que cobria quase todo o cockpit, como uma bolha aerodinâmica. Projeto de Bernard Dudot e François Castaing, o carro era enquadrado no Grupo 6 da época. Tinha motor 2 litros V6 Turbo, câmbio Hewland TL-200 de 5 marchas e pneus Michelin.

Para comemorar a histórica conquista – que, por incrível que pareça, seria a segunda e última do protótipo Alpine Renault em sua trajetória no Endurance, Pironi e Jaussaud levaram o carro pelo Champs Elysées, desfilando pelo trânsito de Paris até a sede administrativa da marca. Missão cumprida.

E como missão dada é missão cumprida, quem trouxe a miniatura para o blog foi o Jaime Boueri. Ele só esqueceu de dizer quem é o fabricante dessa preciosidade em escala 1/43.

Sigam participando! Mandem miniaturas – sejam em kits de montagem, autorama ou coleções em larga ou exclusiva vendagem – de qualquer tamanho e procedência aqui para o blog, no endereço [email protected] A demanda tem sido tanta que não creio ser possível publicar todas até o dia 15, quando acontecerá a largada da 87ª 24h de Le Mans.

Mas, quem sabe, não publicamos mais esparsamente até o fim do ano?

4 comentários

  1. Bruno Serafim disse:

    Se não rolar de postar todas até o dia 26, deixa como “banco” para continuar postando nessa seção durante o restante do ano.

  2. Kleber disse:

    Ideia mais que apoiada. Poste sempre as miniaturas!

  3. Sergio Luis dos Santos disse:

    Pelo estilo da antena e os detalhes dos faróis, deve ser a versão produzida pela IXO para a coleção Lendas de Le Mans da Altaya.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>