MENU

31 de maio de 2019 - 19:07Miniaturas

Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Aston Martin DBR1/2 (1959)

20190516_215354

RIO DE JANEIRO - Preciosidade compartilhada pelo Pedro Medeiros para a série de miniaturas especiais das 24 Horas de Le Mans: o Aston Martin DBR1/2, que há exatos 60 anos deu ao construtor britânico sua única vitória geral em La Sarthe.

Por isso o valor tão histórico dessa miniatura, de um carro que manteve o domínio britânico na corrida francesa, evidenciado pela Jaguar com seus modelos C-Type e D-Type. A reprodução do carro de Carroll Shelby e Roy Salvadori está em escala 1/64. O Pedro não especificou o fabricante.

Esse carro, originalmente, foi também o responsável pela até hoje inédita vitória dos pneus Avon em Le Mans, num território onde Dunlop e Michelin deram sempre as cartas. Alinhado pela equipe de David Brown, tinha design de Ted Cutting, suspensão dianteira com barras de torção, traseira com a chamada Ponte De Dion, motor seis cilindros em linha 2,5 litros, peso de apenas 801 kg e transmissão desenvolvida exatamente por David Brown, com acionamento manual e cinco marchas no escalonamento.

Foi David Brown quem, inclusive levou a Aston Martin – sem sucesso – à Fórmula 1 no fim da década de 1950, após o triunfo em Le Mans. Mas essa já é outra história.

Sigam enviando suas fotos de miniaturas para o e-mail [email protected], que tentarei publicá-las no blog até o próximo dia 15, quando acontece a largada para a 87ª edição das 24 Horas de Le Mans.

3 comentários

  1. Pedro Medeiros disse:

    Mattar, o fabricante é a Shelby Collectibles, fundada em 2004 pelo próprio Carroll Shelby.

  2. Antonio Vidal disse:

    Prezado Rodrigo:

    A FOX transmitirá as primeiras 4 horas das 24 HORAS de LE MANS deste ano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>