Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Audi R8 (2000)
RIO DE JANEIRO – A dinastia Audi nas 24 Horas de Le Mans teve início em 2000. E, para nossa sorte e deleite, tem miniatura do carro campeão aqui na série especial das miniaturas alusivas à tradicional corrida francesa.
Justiça seja feita: os amigos potiguares estão colaborando como nunca para o blog e depois do Pedro Henrique e do Mário Bay, agora é a vez do Lázaro Freire, lá de Parnamirim, mandar a sua contribuição.
É dele a reprodução em escala 1/43 produzida pela Ixo do carro de Frank Biela/Emanuele Pirro/Tom Kristensen, que venceu em dobradinha com o carro guiado por Laurent Aiello/Stéphane Ortelli/Allan McNish. E teve mais, com Christian Abt/Michele Alboreto/Rinaldo Capello terminando na terceira posição.
Um passeio dos carros de Ingolstadt, que fecharam a disputa com 24 voltas de vantagem para o 4º colocado, o Courage C52 Peugeot de Sébastien Bourdais/Emmanuel Clérico/Olivier Grouillard.
O Audi R8 foi a evolução natural do R8R, com que o construtor alemão estreou no Endurance em 1999 com relativo sucesso. Projeto de Michael Pfadenhauer (aerodinâmica) e Wolfgang Appel (chassi), foi executado pela italiana Dallara, responsável concepção da estrutura em carbono. O engenheiro Ulrich Baretzky foi quem concebeu o propulsor 3,6 litros V8 biturbo. O carro tinha transmissão Ricardo de 6 marchas e pneus Michelin.
À exceção da edição de 2003, o R8 venceria todas as provas em La Sarthe até 2005, tornando-se um clássico na história da competição, antes de ser sucedido pelo R10 TDi, com mecânica turbodiesel.
Sigam contribuindo para a série: basta enviar fotos para [email protected], que serão publicadas aqui no blog até pelo menos o dia 15 de junho. Como tem vindo muita coisa, pode ser que haja sequência para depois da corrida, até o fim do ano…
Rodrigo por gentileza,só confirma uma coisa pra mim.Nas 24h de Le Mans em 2000, durante a corrida, um dos Audi teve um problema mecânico não sei em qual parte do carro e esse conserto q geralmente demoraria horas para ser resolvido,a Audi consegui solucionar o problema em no máximo meia hora e este carro conseguiu ficar no pódio geral na corrida.Essa história é realmente verídica?
Sim, é verídica. A Audi na verdade redefiniu certos conceitos no Endurance, como por exemplo partes de peças de suspensão, freios e quetais, hoje são montadas praticamente como se fossem um único conjunto, facilitando a instalação. Mesmo hoje uma caixa de câmbio pode ser trocada em tempo recorde.
Eu tenho essa autografada por todo staff da Audi Sport que esteve em Interlagos em 2014
Inclusive por Wolfgang Ullriche, Reinald Joest, Dindo Capello, Allan McNish, Emanuelle Pirro e todos os 8 pilotos que correram com o R18