Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: BMW V12 LMR (1999)

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RIO DE JANEIRO (Quanta coincidência!) – Mais uma miniatura enviada por um leitor do blog para o especial das 24 Horas de Le Mans. Por coincidência, é o protótipo BMW V12 LMR com o qual o construtor de Munique triunfou nas 24 Horas de Le Mans de 1999.

A marca regressava a La Sarthe após uma longa ausência e em 1998, o modelo BMW V12 LM não correspondeu às expectativas, primeiro por falta de velocidade – fruto de ineficiência aerodinâmica – e depois por falhas mecânicas.

Assim, os bávaros se associaram à Williams para trazer um carro competitivo e buscar uma vitória na tradicional prova francesa. Inscreveram dois carros: o #15 para Yannick Dalmas/Pier Luigi Martini/Joachim Winkelhock e o #17 para Tom Kristensen/Jörg Müller/J.J. Lehto.

O protótipo desenhado por John Russell e Peter Stevens, com desenvolvimento aerodinâmico de Jason Sommerville, tinha motor V12 (codinome S70) de 6 litros, com potência estimada em 590 cavalos, pneus Michelin e câmbio X-Trac de seis velocidades. O principal ganho do novo bólido foi na área de arrefecimento do motor, na qual os engenheiros optaram por soluções mais convencionais, o que deu muito certo.

A trinca campeã derrotou o favoritismo destacado dos Toyota TS020 (os conhecidos GT-One), triunfando com 365 voltas completadas, uma a mais que Ukyo Katayama/Toshio Suzuki/Keichi Tsuchiya, que tinham a vitória nas mãos e foram nocauteados por um furo de pneu, perto do final da disputa.

Quem mandou a miniatura em escala 1/64 – fabricada pela Kyosho, do Japão – foi o potiguar Pedro Medeiros.

E sigam enviando suas colaborações para o e-mail [email protected], porque a série especial de miniaturas vai até a véspera da largada da 87ª edição das 24 Horas de Le Mans, no dia 15 de junho.

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