Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Lola B12/80 Lotus (2012)
RIO DE JANEIRO – Em tempos que havia uma Lotus em cada esquina, até o Mundial de Endurance e as 24 Horas de Le Mans foram agraciadas com a “volta” da lendária marca fundada por Colin Chapman.
Isso aconteceu em 2012, quando o WEC foi recriado em lugar do Intercontinental Le Mans Cup. Colin Kolles (ora vejam!) foi o responsável pelo running do time que alinhou com o nome Lotus e com dois protótipos Lola B12/80, da classe LMP2. Um deles disputou a temporada toda, enquanto o segundo, que só estreou em Spa-Francorchamps e não estava na lista das 24 Horas de Le Mans, tinha inscrição permitida apenas para a competição entre pilotos.
Nem o motor do Lola B12/80 pintado no tradicional preto com filetes dourados era um Lotus, como diz sua ficha técnica. Era um Judd HK V8 3,6 litros, construído com base num bloco de BMW. Aliás, o WEC permite que construtores independentes usem desse expediente de rebrand para dar visibilidade a certas marcas.
Por isso, a Signatech-Alpine Matmut batiza seu Oreca 07 de Alpine A470, enquanto a G-Drive Racing fez o mesmo em seu carro, transmutando-o em Aurus 01.
Voltando ao Lola B12/80 Lotus, o único carro do time que alinhou em La Sarthe há sete anos foi guiado por Mirco Schultis/Luca Moro/Thomas Josef Holzer. A trinca largou da 31ª colocação do grid com o tempo de 3’45″664 e acabou fora da disputa após 155 voltas completadas.
A miniatura foi enviada pelo Gustavo Sellera Godoy, de Cubatão/SP e é um modelo de autorama em escala 1/32, produzido pela italiana Slot.it.
E vocês podem seguir o exemplo do Gustavo e enviar colaborações para o e-mail [email protected], que eu publico. Faltam 20 dias para as 24 Horas de Le Mans 2019!
Linda !!! Essa réplica da Slot.it foi campeã do Putz Endurance Series, realizado na 2ª Edição do Putzwood e foi pilotada por mim ???? !!