Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Lola B12/80 Lotus (2012)

2

RIO DE JANEIRO – Em tempos que havia uma Lotus em cada esquina, até o Mundial de Endurance e as 24 Horas de Le Mans foram agraciadas com a “volta” da lendária marca fundada por Colin Chapman.

Isso aconteceu em 2012, quando o WEC foi recriado em lugar do Intercontinental Le Mans Cup. Colin Kolles (ora vejam!) foi o responsável pelo running do time que alinhou com o nome Lotus e com dois protótipos Lola B12/80, da classe LMP2. Um deles disputou a temporada toda, enquanto o segundo, que só estreou em Spa-Francorchamps e não estava na lista das 24 Horas de Le Mans, tinha inscrição permitida apenas para a competição entre pilotos.

Nem o motor do Lola B12/80 pintado no tradicional preto com filetes dourados era um Lotus, como diz sua ficha técnica. Era um Judd HK V8 3,6 litros, construído com base num bloco de BMW. Aliás, o WEC permite que construtores independentes usem desse expediente de rebrand para dar visibilidade a certas marcas.

Por isso, a Signatech-Alpine Matmut batiza seu Oreca 07 de Alpine A470, enquanto a G-Drive Racing fez o mesmo em seu carro, transmutando-o em Aurus 01.

Voltando ao Lola B12/80 Lotus, o único carro do time que alinhou em La Sarthe há sete anos foi guiado por Mirco Schultis/Luca Moro/Thomas Josef Holzer. A trinca largou da 31ª colocação do grid com o tempo de 3’45″664 e acabou fora da disputa após 155 voltas completadas.

A miniatura foi enviada pelo Gustavo Sellera Godoy, de Cubatão/SP e é um modelo de autorama em escala 1/32, produzido pela italiana Slot.it.

E vocês podem seguir o exemplo do Gustavo e enviar colaborações para o e-mail [email protected], que eu publico. Faltam 20 dias para as 24 Horas de Le Mans 2019!

Comentários

  • Linda !!! Essa réplica da Slot.it foi campeã do Putz Endurance Series, realizado na 2ª Edição do Putzwood e foi pilotada por mim ???? !!