MENU

28 de maio de 2019 - 22:53Miniaturas

Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Matra-Simca MS670B (1973)

matra 670b le mans 1974

RIO DE JANEIRO – Nove construtores franceses têm a glória de uma conquista ao menos nas 24 Horas de Le Mans. Foram e continuam sendo inúmeras as tentativas, mas somente duas dessas marcas ganharam na geral três vezes.

Uma é a Peugeot. A outra, a Matra-Simca.

A inesquecível junção da Matra Sports com a Simca – que depois seria absorvida pela Chrysler e depois pelo grupo PSA (virando Talbot), rendeu frutos que ficaram para sempre na história do automobilismo.

Um deles foi um esporte-protótipo sinônimo de vitória: o modelo MS670, que com diferentes versões, ganhou por três anos consecutivos as 24 Horas de Le Mans, entre 1972 e 1974.

Foi a bordo de um desses carros que Graham Hill consagrou-se tríplice coroado do automobilismo. Que Henri Pescarolo tornou-se uma lenda viva em La Sarthe, assim como Gérard Larrousse. Outros, entretanto, não conseguiram a glória, mas entraram igualmente para a história.

Feito os cunhados Jean-Pierre Beltoise (1937-2015) e François Cevert (1944-1973), cuja irmã Jacqueline era casada com o então piloto da equipe Marlboro-BRM de Fórmula 1. No Mundial de Endurance e em Le Mans, formavam uma dupla afiada. Mas sem muita sorte.

Beltoise e Cevert correram com o carro #10 idêntico ao da reprodução, abandonando a prova daquele ano, vencida por Larrousse/Pescarolo após 157 voltas percorridas e um acidente na altura da 12ª hora de disputa.

Quem mandou a miniatura foi o Roberto Putvinskis. Ela é em escala 1/32 e, sem dúvida alguma, um modelo de Autorama. Só faltou o Roberto dar detalhes do fabricante. Mas vale o registro e a viagem na mente, que é imaginar o ronco do motor V12 descendo Les Hunaudières (sem chicanes!) rumo a Mulsanne. Devia ser pura sinfonia…

Sigam com as colaborações para a série especial de miniaturas de Le Mans aqui para o blog, enviando fotos, ficha técnica e pormenores para [email protected] Até o dia 15 e depois, serão todas publicadas.

1 comentário

  1. Luis Sergio disse:

    Rodrigo, bom dia! Esse carro é da fabricante italiana Slot.it.

    temos um clube de autorama na Zona Oeste de SP com diversos carros que correram em Lemans.

    Forte Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *