Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: McLaren F1 GTR BMW (1996)
RIO DE JANEIRO – Projeto original de Gordon Murray e construído para competir e andar na rua com um poderoso motor BMW V12 6 litros, o McLaren F1 GTR foi campeão das 24 Horas de Le Mans – isso aconteceu em 1995, numa corrida caótica e chuvosa, com Yannick Dalmas, J.J. Lehto e Masanori Seikya a bordo do carro alinhado em parceria entre os japoneses da Kokusai Kahiatso e a Lanzante Motorsport.
No ano seguinte, havia sete modelos idênticos no grid e a equipe nipônica repetiu a parceria com o time britânico para buscar o bicampeonato. Entre os pilotos, um brasileiro: Maurizio Sandro Sala.
Então habitué das provas de Grã-Turismo e Protótipos no Japão e na Europa, o querido Mauricinho alinhou no carro #53 junto ao francês Fabien Giroix e ao suíço Jean-Denis Deletraz. Na Pré-Classificação, quem esteve a bordo foi David Brabham.
Largando da 16ª colocação do grid com o tempo de 3’54″026, a trinca caiu para 24º no fim da primeira hora e melhorou bastante nos períodos seguintes, chegando a alcançar o décimo-quinto lugar. Mas alguns problemas fizeram o McLaren baixar para 33º e já haviam recuperado para décimo-nono quando o motor BMW uma falha insolúvel e os pilotos foram obrigados a desistir após 146 voltas, por volta de duas da madrugada.
A miniatura de hoje foi enviada pelo Caio Gruber, de Curitiba. Fabricada em escala 1/43, é da marca High Speed.
Valeu, Caio!
Continuem enviando fotos das suas miniaturas para o e-mail [email protected], que prometo publicar até o dia 15 de junho, quando será dada a largada da 87ª edição das 24h de Le Mans.
Show de bola, Rodrigo! A F1 GTR foi um carro dominante nas provas de endurance, tenho algumas na minha coleção. Vou te mandar umas fotos no seu email.
Esse chassi específico tem muita história, depois de Le Mans ele foi comprado por ninguém menos que a Mercedes AMG, que na época tinha um prazo para desenvolver seu GT1 impossível de se cumprir e precisou recorrer a práticas menos ortodoxas.
Depois de um ano como mula de testes, o carro foi devolvido a McLaren que o converteu em um carro de rua, estado em que ele se encontra até hoje, inclusive com a pintura em dois tons.
Legal, não sabia disto. Obrigado por compartilhar.
Mattar,
Pode repetir modelo???
E posso enviar pra vc minhas miniaturas que já postamos no Blog em anos anteriores?
;-)
Pode.
Oi Rodrigo, que história boa desse Mclaren. Gordon Murray projetando só poderia sair carro bom.
Até o Piquet fez umas provas com ele.
Abraço