MENU

21 de maio de 2019 - 00:0924 Horas de Le Mans, Miniaturas

Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Mercedes-Benz C11 (1991)

unnamed

RIO DE JANEIRO - No início da década de 1990, graças a Bernie Ecclestone e Max Mosley, o antigo Grupo C, então conhecido como World Sportscar Championship (WSC) chegou a ter um regulamento alinhado com a Fórmula 1. Os motores passariam a ter cilindrada limite de 3,5 litros e joias lendárias como o Porsche 962, o Jaguar XJR-12 e o carro cuja miniatura vemos na foto acima, não teriam mais vez.

Em tese: tanto os alemães quanto os britânicos ainda deram uma bela sobrevida em seus modelos na edição das 24 Horas de Le Mans de 1991, aquela que é mais conhecida pelos fãs da velocidade pela vitória surpreendente da Mazda do que por qualquer outro acontecimento. E a mudança das regras era um acontecimento. Tanto que o WSC foi esvaziado a ponto de ser destruído em 1992 e, posteriormente, extinto.

O protótipo Mercedes-Benz C11 foi um dos carros que seguiu em atividade mesmo após a adoção do novo regulamento. Projeto de Leo Ress e Peter Sauber para o construtor da estrela de três pontas, tinha um motor Mercedes-Benz MB119 de arquitetura V8, com 5 litros e dupla turbina KKK. Debitava 730 HP de potência a 7 mil rotações por minuto, tinha câmbio de cinco marchas, pneus Goodyear e trabalhava com peso mínimo de 905 kg.

Esse modelo foi campeão mundial em 1990, conquistando sete vitórias, oito poles e nove recordes de volta em 12 provas que disputou. Por isso, o #1 na carenagem do carro que Jean-Louis Schlesser/Jochen Mass/Alain Ferté dividiram nas 24 Horas de Le Mans de 1991.

Numa corrida de muitos abandonos – só 12 terminaram de 38 que alinharam – a trinca abandonou após completar 319 voltas. Um único C11 recebeu a quadriculada em 5º lugar, tendo um certo Michael Schumacher (autor da melhor volta, aliás e a propósito) a bordo.

A miniatura foi uma cortesia do Alexandre Augusto Maia, leitor do blog. É da Brum, em escala 1/43.

Sigam mandando suas colaborações para o e-mail [email protected] Faltam 24 dias para a largada da 87ª edição das 24 Horas de Le Mans em 15 de junho e até lá, vou publicar as fotos de vocês.

5 comentários

  1. Angelo Eduardo disse:

    Salve Rodrigo
    Espetaculares e magnificas suas reportagens e texto sobre o mundo das corridas.
    Sou fanático por corridas e especialmente as 24 HORAS DE LE MANS, ainda vou lá.
    Sou colecionador de miniaturas e acho os modelos de LE MANS os mais incríveis e nesta época estão belo exemplos, mas falando do protótipo Mercedes-Benz C1, o grande Michael Schumacher pilotou este carro ou da família e disputou as 24 horas?
    Abraços e vida longa para aquele que sabe tudo das corridas.
    Angelo Eduardo – Belo Horizonte

  2. Sergio Luis dos Santos disse:

    Um adendo, a Brumm não produz esta MB, é um modelo da Spark em resina.

  3. Alexandre Augusto disse:

    Olá Rodrigo
    O Sérgio está correto , eu me equivoquei na hora de informar a marca da miniatura. Peço desculpas e agradeço por ter publicado a foto.

  4. Jorge Luiz Barros disse:

    Queria uma dessas mas com o retrovisor amarelo, se não me engano foi a que o velho Schumi se aventurou em le-mans uma vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>