Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Porsche 956B (1985)

unnamed (2)

RIO DE JANEIRO – Contribuição do Mário Bay, diretamente de Natal, capital do Rio Grande do Norte, para as postagens especiais de miniaturas alusivas às 24 Horas de Le Mans.

Este é um Porsche 956B que disputou a prova de 1985, vencida por Klaus Ludwig, Paolo Barilla e “John Winter” (a.k.a Louis Krages) em modelo semelhante alinhado pela Joest Racing-New Man.

O carro com o dorsal #33 era da John Fitzpatrick Racing e tinha a decoração American 100’s em La Sarthe. A bordo, três pilotos com curtas passagens pela Fórmula 1. O experiente britânico David Hobbs, o austríaco Jo Gartner e o também súdito da rainha Guy Edwards.

Este último era um especialista em conseguir patrocínios – aliás, os cigarros Silk Cut iriam para a Jaguar e o time de Tom Walkinshaw no ano seguinte, por um esforço de Edwards, que na categoria máxima perambulou sem muito sucesso por times como Embassy-Hill e Hesketh. Até de Fittipaldi ele correria no campeonato Aurora AFX Series.

Jo Gartner vinha de uma experiência recente com os Osella Alfa Romeo em 1984, com direito ao 5º lugar no GP da Itália. E David Hobbs disputara algumas corridas pela McLaren.

A trinca foi bem. Chegou em 4º lugar ao fim da difícil disputa com 366 voltas, oito a menos que os vencedores. A Porsche fez 1-2-3-4-5 e teve oito carros no top 10 – a única exceção foram os Lancia-Martini, que terminaram em sexto e sétimo.

A miniatura do Mário é da Minichamps em escala 1/18. Ele participa de um clube de colecionadores lá na cidade potiguar.

E você, leitor, pode seguir o exemplo dele e enviar aqui para o blog a sua contribuição, para o endereço [email protected]. Estaremos publicando fotos de miniaturas das 24 Horas de Le Mans até o dia 15 de junho, dia da largada da 87ª edição da maior corrida de Endurance deste planeta.

Comentários