Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Porsche 956B (1985)

P

unnamed (2)

RIO DE JANEIRO – Contribuição do Mário Bay, diretamente de Natal, capital do Rio Grande do Norte, para as postagens especiais de miniaturas alusivas às 24 Horas de Le Mans.

Este é um Porsche 956B que disputou a prova de 1985, vencida por Klaus Ludwig, Paolo Barilla e “John Winter” (a.k.a Louis Krages) em modelo semelhante alinhado pela Joest Racing-New Man.

O carro com o dorsal #33 era da John Fitzpatrick Racing e tinha a decoração American 100’s em La Sarthe. A bordo, três pilotos com curtas passagens pela Fórmula 1. O experiente britânico David Hobbs, o austríaco Jo Gartner e o também súdito da rainha Guy Edwards.

Este último era um especialista em conseguir patrocínios – aliás, os cigarros Silk Cut iriam para a Jaguar e o time de Tom Walkinshaw no ano seguinte, por um esforço de Edwards, que na categoria máxima perambulou sem muito sucesso por times como Embassy-Hill e Hesketh. Até de Fittipaldi ele correria no campeonato Aurora AFX Series.

Jo Gartner vinha de uma experiência recente com os Osella Alfa Romeo em 1984, com direito ao 5º lugar no GP da Itália. E David Hobbs disputara algumas corridas pela McLaren.

A trinca foi bem. Chegou em 4º lugar ao fim da difícil disputa com 366 voltas, oito a menos que os vencedores. A Porsche fez 1-2-3-4-5 e teve oito carros no top 10 – a única exceção foram os Lancia-Martini, que terminaram em sexto e sétimo.

A miniatura do Mário é da Minichamps em escala 1/18. Ele participa de um clube de colecionadores lá na cidade potiguar.

E você, leitor, pode seguir o exemplo dele e enviar aqui para o blog a sua contribuição, para o endereço rodrigomattar35@gmail.com. Estaremos publicando fotos de miniaturas das 24 Horas de Le Mans até o dia 15 de junho, dia da largada da 87ª edição da maior corrida de Endurance deste planeta.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

2 Comentários

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames