A Fórmula 3 vive: Dallara apresenta o F320 para o EF Open

f3-2020-2_2

RIO DE JANEIRO – A Fórmula 3 vive, mais do que nunca, do jeito que a maioria dos fãs conheceram. Sei que a categoria passou para a tutela da FIA, mas com outro conceito. O que se aplicava na versão tradicional seguirá em 2020, com outra roupagem, no Euroformula Open.

A GT Sport, organizadora do certame, fechou um acordo com a Dallara para a construção de um novo carro. O modelo F320 será concebido com Halo e terá possibilidade de receber os mesmos motores Toyota Piedrafita, Mercedes-HWA e Volkswagen Spiess com 2 litros de capacidade cúbica e os restritores que os fazem trabalhar hoje com uma potência estimada em 200 cavalos.

O projeto do construtor italiano atenderá todas as exigências de segurança da FIA para monopostos. O peso mínimo de 580 kg dos monopostos da categoria deverá ser mantido – ou muito próximo disso.

A melhor notícia para todos os times é que os atuais chassis poderão ser convertidos para a especificação F320. “No ano passado, decidimos abrir nossas regras para aceitar a Spiess, HWA, juntamente com as máquinas da Piedrafita. Este foi um verdadeiro desafio para nós, mas assumimos esse risco. Somos o único campeonato do mundo nesta categoria com três motores diferentes. Agora é a hora de um carro novo, conforme as novas regras de segurança especificam para manter nosso status como uma série internacional da FIA. Começamos a trabalhar com a Dallara há mais de 20 anos, e estou muito orgulhoso de dizer que desta vez é novamente a Dallara a melhor empresa para fazer um carro para esse tipo de série”, explicou o CEO da GT Sport, Jesús Pareja.

Comentários