Mais um na fogueira?

1793046a839ad391b96359a286737546

RIO DE JANEIRO – Vice-campeão da temporada passada da Fórmula 3 europeia e considerado como uma aposta da Red Bull para o futuro de seu programa no automobilismo mundial, o britânico Daniel Ticktum não deve mais seguir na Super Formula no restante do campeonato deste ano.

Segundo o site da Autosport inglesa, o piloto perderá seu lugar no Team Mugen após a desastrosa participação do último fim de semana, no circuito Sugo Sportsland, quando foi disputada a 3ª etapa da temporada. Último no grid de 20 carros, terminou num magro 15º lugar. Pior: Lucas Auer, o outro piloto das cores rubrotaurinas, lutou e alcançou o 3º lugar do pódio em disputa direta com o outro piloto do Team Mugen, o japonês Tomoki Nojiri – que acabaria desistindo.

Não há mais a desculpa da falta de adaptação: Ticktum estreou como substituto de Nirei Fukuzumi, que também estava envolvido com a Fórmula 2, no último campeonato. Em 2019, um solitário pontinho com o 8º posto na prova inaugural de Suzuka, um abandono em Autopolis e o mau resultado de Sugo colocam o jovem de 20 anos em 15º na tabela – a situação dele é até melhor que a de Artem Markelov, que não marcou nenhum. Mas a responsabilidade de ser piloto Red Bull realmente está pesando nos ombros do rapaz.

Difícil saber qual será o futuro de Dan Ticktum dentro do programa Red Bull. Ele desempenha o papel de piloto de simuladores da equipe sediada em Milton Keynes. E há vozes cada vez mais fortes que dizem muito sobre quem seria a nova aposta dos rubrotaurinos: o mexicano Patricio O’Ward, que vai estrear pela Fórmula 2 como substituto do suspenso (e horroroso) Maghaveer Raghunathan na rodada dupla da Áustria, pode ser o sucessor do britânico no Team Mugen. A próxima etapa da temporada será em Fuji, daqui a duas semanas. Portanto, uma definição é mais do que necessária.

Comentários

  • Essa politica de pilotos da Red Bull é um verdadeiro forno crematório, pilotado pelo Sr. Helmut Marko, que como piloto foi bem fraquinho, (relembrem a estoria da dupla com o Moco na Austria, onde tomou um passeio) e tem uma vitoria em Le Mans como o grande palmar do seu CV.
    Pilotos promissores são queimados em fogo alto !!!! Alguns pilotos de boa cepa já forma queimados (Vergne e Buemi que o digam) e parece que o Gasly tá indo pelo mesmo caminho.
    Não acompanho de perto o que rola nas categorias de base, mas, suponho que as coisas seguem o mesmo ritmo.

    Os caras para quem vejo futuro na F1, fora o Leclerc, são o Russel, o Norris e chegando para 2020 o De Vries.

    • Adicionalmente, na F2 vejo poucos pilotos com chance de seguir os passos do Leclerc, do Norris e do Russel. Acho que só o De Vries e, talvez, muito talvez, o Latiffi. O Sette Camara tem me decepcionado, com performances muito irregulares, em seu segundo ano de F2. E o Ghiotto tem aparecido na frente muito por conta do carro que que a Univirtuosi acertou (sem querer ???), tanto que o Zhou tambem está andando no bloco da frente. Esperava mais do Hubert, que na minha opinião tá devendo, apesar da ultima vitoria, que me pareceu circunstancial. Também não vejo muito coisa no Mick Schumacher…

      • Latifi não é nada dessas coisas, não.
        O problema é que o Sérgio também não é. Vai bater com a cara na porta da F-1, infelizmente. Mas se aproveitar o timing, pode ser feliz em outras freguesias. É só ler o blog do Rodrigo Mattar e escolher, há vida pujante e competitiva fora da F-1.
        Mick vai ter que amadurecer mais. Isso se mostrar que é do ramo. Parece mais filho do Ralf do que do Michael.
        Dessa turma aí, parece que só o De Vries sobe, isso porque vai com o crachá de campeão. Tudo indica que uma mão na taça já é dele, falta confirmar a outra.

  • E continuando, no atual plantel da F1, acho que tem alguns pilotos que já deram o que tinham que dar:
    – Kubica, está claro que não tem mais velocidade pra F1, mas pode brilhar em Sport.
    – Stroll nunca disse ao que veio (mas papai não vai permitir que ele seja defenestrado)
    – Grosjean ja devia ter dito Au Revoir a mais tempo.
    – Magnussen tem andado melhor, mas…se for embora não vai fazer nenhuma falta.
    – Giovinazzi não me parece ter futuro na F1.

    Perez, Hulkenberg, Bottas, Sainz, Vettel ainda merecem um ano a mais . Raikkonen, pra mim, já não tem muita lenha pra queimar, mas ainda contribui no acerto do carro e nas estrategias de pneus.

    Gostaria de ver o Verstappen contraposto a um Buemi ou Vergne, mas vejo mais provável um roque entre o Albon e o Gasly. Ou a vinda do De Vries….
    Gostaria de ver o Ocon de volta num bom time (poderia ser na Renault), e o De Vries, se não for pra Red Bull, quem sabe poderia guiar uma Alfa Romeo, Haas ou Racing Point.

    Só que a F1 não costuma mudar tanto.

    • Até que enfim alguém que deu um destino digno pro Kubica. Talvez tenha chegado o fim da linha pra ele na F-1, se bem que deram a ele de presente a Minardi do terceiro milênio… Mas gostaria de vê-lo feliz e competitivo em outro lugar.
      Pena que realmente a F-1 não é tão afeita a mudanças… Poderia sacudir metade do grid aí só com essas sugestões.
      Eu gostaria de ver não só o Ocon de volta, mas também o Wehrlein. O que ele fez com a Manor e a Sauber capengas beira o milagre.

  • Me parece que a situação de busca por um imediatismo na RB se acentuou por conta de um efeito: efeito Max.
    O jovem holandês mais que justificou ser alçado ao time número 1 em uma troca no meio da temporada. Parece que daí pra frente a paciência do Helmut acabou de vez.
    Só que alguém precisa avisar a ele que nem todo mundo vai chegar com tudo, como o Max.

  • Li num tweet da SpeedweekMag que Helmut Marko confirmou em Spielberg que
    @DanTicktum não é mais um membro da Red Bull Junior Team. Marko disse que os resultados de Dan na SuperFormula “não eram bons o suficiente”

    • Há outros sites especializados na Europa afirmando a mesma coisa. Infelizmente, o programa da Red Bull “queima” mais um potencial.
      Torço para que, assim como o Vergne e o Buemi, ele possa se encontrar em outra equipe, ou até mesmo outro tipo de monoposto.

  • esse makro é um idiota, o ticktun tem 20 anos só, fez só 3 corridas na superrfórmula e já julga o rapaz por 3 corridas, lamentável a atitude desse idiota do makro, deus queira que o ticktun se reergua, pois ele tem uma carreira pela frente e é bom piloto e mattar o indiano que perdeu a superliçença e é piloto da mp, volta esse ano a correr, ou não corre mais esse ano?

    • O Raghunathan não perdeu superlicença alguma. Ele foi suspenso na Fórmula 2.

      Se vai voltar, é outra história. Eu não o traria de volta. Ele é MUITO ruim.

    • O tal do Raghunatan periga ser o pior indiano que já passou na categoria. O cara consegue deixar a gente com saudades do Karun Chandhok. Horroroso. Ele na Williams tomaria três segundos do Kubica e só veria o Russell pelo GPS ou nos boxes.

  • Deve ter rolado alguma treta muito séria para fazer ele kickado assim do programa de pilotos. Três provas ruins na Super Fórmula não dá motivo para demissão. A SF é muito competitiva, cheia de pilotos que conhecem muito bem o funcionamento do carro, as pistas e a dinâmica das corridas. Acho que mesmo sem o apoio da Red Bull ele deve seguir carreira, muito provavelmente na F2. Tem espaço para ele lá, o grid tem muitos pilotos abaixo da crítica, Raghunathan, Calderon, Gelael, Maini, a lista é grande. Viu o que o Tveter fez hoje na volta de aquecimento? E o Pato entrou na fogueira, sem experiência no automobilismo europeu, verde de tudo, não foi bem. Chegar em último é ruim. É uma mudança grande para ele, precisa de tempo e eu acho que a Red Bull não dá isso para os pilotos de seu programa.