Para quem não viu: Império Endurance Brasil, 3h de Santa Cruz do Sul

RIO DE JANEIRO (Enfim em casa!) – Detesto ficar em falta com os amigos do Endurance Brasil e principalmente com os fãs da categoria, mas em dia de muito trabalho com as 24h de Le Mans, foi impossível dar o merecido espaço à competição nacional que disputou no último sábado a sua 3ª etapa, as 3h de Santa Cruz do Sul, no interior gaúcho.

Trinta e três carros alinharam para a disputa no circuito de pouco mais de 3,5 km de extensão, com pole de Vicente Orige e Tarso Marques. A vitória – finalmente! – sorriu para Nílson e Beto Ribeiro, que completaram 119 voltas com apenas 3″442 sobre exatamente os pilotos do carro #88 vencedores em Curitiba.

Foi a primeira corrida em que os cinco primeiros carros foram todos da classe P1, incluindo o Ginetta dos irmãos Wágner e Fábio Ebrahim, mais Pedro Aguiar, que chegaram em quarto. Na GT3, que desta vez não teve nenhum carro com chances de lutar pela vitória, venceram Chico Longo e Marcos Gomes, que substituiu Daniel Serra na Ferrari 488 GT3 da Scuderia Italia. A dupla ficou com a 6ª colocação final.

Na P2, Mauro Kern Júnior e Paulo Sousa se tornaram a primeira dupla da categoria a terminar uma prova, fechando com o 15º lugar a bordo do MC Tubarão IX de motor Ford Duratec Turbo. Renato Braga/Renan Guerra ganharam a segunda do modelo Ginetta G55 GT4 e na P3 deu Marcelo Vianna/Emílio Padron/Henrique Assunção, com o sempre eficiente MRX Cosworth.

Ricardo Mendes/Tom Filho ficaram com as honras na GT3 Light e na GT4 Light, deu o Mercede CLA 45 AMG de Maicon Roncen/Arthur Caleffi. Ricardo Haag/Mário Marcondes fecharam com mais uma vitória na P4.

A prova marcou a estreia do protótipo DTR by Overboost com motor Honda K20 Turbo, infelizmente tendo que desistir após 32 voltas. Mesmo destino do AJR Nissan V6 de Alexandre Finardi/Rafael Suzuki, do Sigma P1 Audi Turbo de Jindra Kraucher/Felipe Bertuol e também do AJR Chevrolet da Mottin Racing, guiado por Pedro Castro/Christian Castro/Gustavo Batavo Martins, que foi outro dos carros a desistir cedo.

A 4ª etapa será no fim de julho no Velopark, em Nova Santa Rita, também no Rio Grande do Sul.

Assistam ao vídeo acima com a transmissão dos craques Luc Monteiro e JB Rodrigues.

Comentários

  • Agora é torcer para que o “vírus” tenha feito seu trabalho, e todos os brasileiros que participaram das 24h de Le Mans se façam sempre presentes durante o ano na Endurance Brasil.

    “Nosso” campeonato está sensacional.

    = – ))

  • Agora que os protótipos AJR adicionaram confiabilidade à velocidade (que já tinham), acho que vai ficar muito difícil para os GT3 voltarem a vencer na Geral.
    Bela corrida, tá dando gosto de ver! Parabéns aos organizadores e participantes.