Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Alpine A470 (2018)

b8248e42-2f66-4064-aa63-5d7ac72efdda

RIO DE JANEIRO – Criação imortal de Jean Rédélé (1922-2007), a marca Alpine foi sinônimo de carros esportivos que ficaram para a história da indústria automobilística. As Berlinetas – na França, Berlinettes – também ganharam adeptos no Brasil, convertidas no famoso Willys Interlagos.

A Alpine venceu inclusive o primeiro campeonato do WRC disputado em 1973, antes de ser absorvida pela Renault. No período da fusão, venceu o Campeonato de Esporte-Protótipos 2 litros, o Europeu de Fórmula 2 e também as 24 Horas de Le Mans de 1978, tudo isso antes do fim da produção dos Alpine – o último foi o A610, em 1995. A partir daí, a fábrica de Dieppe serviu apenas ao departamento de carros esportivos da Renault.

Tudo isso para dizer que, muito tempo depois, o nome Alpine voltou a ser sinônimo de carros de corrida, através da equipe Signatech de Philippe Sinault: primeiro com um Oreca 03R rebatizado como Alpine A450b, depois com a nomeação Alpine A460 ao protótipo Oreca 05 e, por fim, com o “atual” Alpine A470, nome fantasia de um Oreca 07 com motor Gibson V8.

Foi num desses carros que o brasileiro André Negrão, mais os parceiros franceses Mathias Beche e Pierre Thiriet venceram, mais de três meses após a quadriculada, as 24 Horas de Le Mans de 2018 na categoria LMP2: a trinca chegou em 2º na pista, mas levou a vitória primeiro na vistoria técnica e depois no tribunal, já que o recurso da G-Drive Racing não foi acolhido.

A equipe vencedora foi punida por ter levado vantagem nos reabastecimentos, com o recurso de uma peça usinada e que não era permitida pelo regulamento.

A miniatura do protótipo campeão em La Sarthe na LMP2 – e que pode inclusive levar o título do WEC no próximo fim de semana – foi enviada pelo Edison Oliveira, de São Paulo. Ele informa que o fabricante é a Spark e a escala é 1/43.

Continuem enviando suas fotos de miniaturas alusivas às 24 Horas de Le Mans para o e-mail [email protected], sempre informando tamanho da réplica e fabricante, que publicarei aqui pelo menos até o dia 15 – e provavelmente, depois também.

Comentários