Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Chrysler Viper GTS-R (1999)

20190601_171139

RIO DE JANEIRO – Lá vem mais uma miniatura para o especial das 24 Horas de Le Mans: é a do Chrysler Viper GTS-R, modelo do construtor estadunidense que conquistou mais de 100 vitórias mundo afora, em diferentes categorias e temporadas, a partir de 1995, quando foi lançado.

Projeto de Bob Lutz, foi concebido em sua versão de corrida pela Oreca Engineering em colaboração com a Chrysler Corporation e a Reynard Motorsport. Sob o capô, reinava soberano o motor V10 com nada menos que oito litros de capacidade cúbica – inclusive, o bloco era de um propulsor de caminhão.

De 1999 até 2001, o Viper conquistou três vitórias em classes no circuito de La Sarthe. O carro da foto não está no rol dos vitoriosos, mas acabou bem colocado na divisão LMGTS – que seria o embrião da LMGT1. Os pilotos Ni Amorim, Toni Seiler e Hans Hugenholtz terminaram a disputa de 1999 em 14º lugar na geral e terceiro na classe, perdendo apenas para o Team Oreca – praticamente oficial de fábrica. A equipe era do britânico Hugh Chamberlain.

Quem mandou a miniatura foi o Rafael Nardi. O modelo é da Ixo, em escala 1/43.

E vocês sigam com as colaborações aqui para o blog. Façam como o Rafael, enviando fotos com especificação da miniatura e tamanho da mesma para o e-mail [email protected]. Faltam duas semanas para a maior prova do planeta começar!

Comentários