Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: os carros do Christian Fittipaldi

FittipaldiC 2006_01

RIO DE JANEIRO – Post que publiquei ontem (juro!) e “tomou doril”: se existiu um piloto brasileiro que guiou de um tudo, de Karts à Fórmula 1, passando por Indy, Nascar, Fórmula Truck e Protótipos foi Christian Fittipaldi.

Hoje com 48 anos, o diretor esportivo da AX Racing, líder da série IMSA com Pipo Derani e Felipe Nasr, tem três participações nas 24 Horas de Le Mans no currículo, todas no final da década de 2000.

Ele era da Rolex SportsCar Series quando fez sua estreia em La Sarthe a bordo de um Saleen S7-R com motor Ford V8 7 litros. O carro era exemplar único naquela corrida entre 12 inscritos na classe LMGT1. Preparado pela ACEMCO Motorsports, tinha como outros pilotos o britânico Johnny Mowlem e o norte-americano Terry Borcheller. O resultado foi bom: 11º lugar na geral e sexto na categoria.

FittipaldiC 2007_01

Nos anos seguintes, Fittipaldi serviu ao Team Modena, que defenderia também em algumas corridas do Le Mans Series.

Em 2007, seus companheiros de pilotagem foram o holandês Jos Menten e o espanhol Antonio Garcia. O plantel da LMGT1 tinha 15 inscritos e era muito forte. Com o Aston Martin DBR9 #59, dotado de motor V12 aspirado 6 litros, o brasileiro e seus parceiros fecharam a disputa em décimo na classe e 17º lugar na geral.

FittipaldiC 2008_01

No ano seguinte, Menten e Borcheller foram os parceiros de Christian. Foi uma corrida bem mais atribulada, com vários problemas. Mesmo assim, o trio recebeu a bandeirada final com a 30ª colocação na pista e o oitavo lugar na LMGT1, entre somente 10 participantes naquela oportunidade.

Constância e regularidade fazem parte do cardápio de atributos de um bom piloto em La Sarthe e Christian, nas três vezes em que lá correu, jamais desapontou.

As miniaturas desse post foram enviadas pelo Sérgio Luís dos Santos. O Saleen de 2006 e o Aston de 2007 são da IXO e o carro de 2008 é da Spark. Tudo em escala 1/43.

E o que vocês estão esperando para ver publicadas as suas pequenas maravilhas? Mandem fotos para o e-mail [email protected]. Faltam 10 dias para a largada da 87ª edição das 24h de Le Mans!

Comentários

  • Piloto infelizmente negligenciado pelo público. Acham, injustamente, que é só o sobrinho do Emerson que não ganhou nada.
    Representou o Brasil onde correu com a mesma dignidade. Ainda que não tenha os títulos e o nível do Tio, merece aplausos por tudo o que fez.
    E essa série de miniaturas está deliciosa de assistir. Sugiro que se torne permanente e abranja outras categorias, aliás, o que é a alma desse espaço, abordar o automobilismo em toda a sua essência e abrangência.