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10 de junho de 2019 - 10:3324 Horas de Le Mans, Miniaturas

Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Peugeot 908 HDi FAP (2008)

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RIO DE JANEIRO - Houve um tempo em que os protótipos turbodiesel foram considerados uma solução para o que a classe LMP1 poderia apresentar em termos de tecnologia e performance. De fato, os bólidos construídos por Audi e Peugeot eram impressionantes, sendo que o 908 HDi FAP, do construtor francês, foi o que mais tempo permaneceu nas pistas.

Lançado em 2007, ficou na ativa até 2011 com diferentes evoluções, até o cancelamento do projeto por parte do construtor francês, a pouquíssimos dias do anúncio da lista oficial de inscritos do FIA WEC em 2012. A Peugeot deixou de fazer parte daquela temporada histórica por conta da crise econômica mundial e o board da montadora resolveu cortar o “mal” pela raiz, eliminando o programa de Endurance.

Como isto não se pode mais resolver – infelizmente – o 908 HDi FAP foi um projeto desenvolvido por um colegiado de engenheiros e diretores técnicos, entre eles Bruno Famin e o italiano Paolo Catone. O carro francês, porém, embora fosse muito rápido em comparação ao Audi R10 TDi, carecia de uma melhor estabilidade na chuva. E isso custaria caro a eles nas 24 Horas de Le Mans em 2008.

Três carros foram inscritos para Nicolas Minassian/Marc Gené/Jacques Villeneuve, Stéphane Sarrazin/Alex Wurz/Pedro Lamy e Franck Montagny/Ricardo Zonta/Christian Klien. Nos treinos, a pole position ficou na casa de 3’18″, um passeio contra os quatrargólicos que viravam em 3’25″. Os Peugeot tinham sobra de desempenho em ritmo de prova, mas os pit stops demasiado longos e a chuva, como já foi dito no parágrafo acima, impediram que os gauleses ganhassem.

O carro que aqui vemos reproduzido foi o que chegou em 2º lugar, na mesma volta do carro vencedor com Allan McNish/Dindo Capello/Tom Kristensen. Zonta foi 3º colocado, duas voltas atrasado.

Quem mandou a miniatura foi meu ‘quase-xará’ José Rodrigo Gomes Esteves, o Rodrigo Momo. A reprodução do Pug é em escala 1/18 e produzida pela Minichamps.

Continuem a enviar as fotos de suas miniaturas alusivas às 24 Horas de Le Mans aqui para o blog, utilizando o e-mail [email protected] Até o dia 15, quando será dada a largada da prova de 2019, prometo publicar o máximo possível de colaborações.

2 comentários

  1. OZZMAIR disse:

    Tive o privilégio de poder ver e tocar num 908 em 2007 , em Interlagos. Um deles teve problemas , largou em último e as ultrapassagens que vieram depois sobre os carros mais lentos foram insanas , isso sem contar com aquele “som” (sopro assustador) que emitiam quando passavam na reta , inesquecível.

  2. Gabriel Medina, O outro disse:

    Também vi o 908 ao vivo algumas vezes na Europa e nas 12 Horas de Sebring, meu protótipo preferido, lindo, tecnológico e muito rápido, é de se pensar em quantos modelos diferentes a Audi investiu para brigar com ele. Apesar de dividirem o nome e algumas linhas, os modelos de 2007 à 2010 e o de 2011 são modelos diferentes.

    Os carros alinhados por Oreca e Pescarolo em diferentes ocasiões eram melhores aindas em termos de visual.

    https://www.ultimatecarpage.com/img/Pesca-s-Peugeot-at-Indianapolis-107360.html

    https://www.ultimatecarpage.com/img/Peugeot-908-HDI-Fap-103465.html

    https://www.ultimatecarpage.com/img/Best-of-the-rest-98463.html

    Audi e Peugeot fazem infinitamente mais falta que a Porsche na P1.

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