MENU

5 de junho de 2019 - 22:1424 Horas de Le Mans, Miniaturas

Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Porsche 956 (1983)

20190604_173219

RIO DE JANEIRO – Maior campeã das 24 Horas de Le Mans com 19 triunfos, a Porsche teve um período de dominação nos anos 1980 que marcou a trajetória da marca alemã na corrida francesa.

E tudo começou com o modelo que vocês veem aqui no blog em réplica: o 956, que na edição de 1983 esteve no top 10 em quase todas as posições menos uma, que ficou com um protótipo Sauber C7 BMW que tinha entre seus pilotos o tio de Juan Pablo Montoya.

Naquela ocasião, o time oficial Rothmans Porsche tinha inscrito quatro carros: um para Jacky Ickx e Derek Bell (#1), o #2 para Jochen Mass/Stefan Bellof e o #3, a princípio, teria Hurley Haywood e Al Holbert, somente.

Aí aconteceu o seguinte: Vern Schuppan estaria no carro #33 com Jürgen Barth, que seria usado como “camera car” para as filmagens de uma produção chamada “Flat On”, que seria dirigida por John Frankenheimer, o mesmo de “Grand Prix”. Mas o ACO, ao que consta, impediu a inscrição deste quarto Porsche (by the way, Frankenheimer desistiu da película, registre-se).

Barth ficou fora da prova e Schuppan foi alocado junto a Holbert e Haywood.

E a trinca levou a vitória após 370 voltas, derrotando os favoritíssimos Ickx e Bell – aliás, o belga perseguia a sexta vitória em La Sarthe. E ela nunca mais viria.

20190604_173321

Quem mandou a miniatura que posto agora foi o Renato Azevedo. O modelo é em escala 1/24, kit da japonesa Tamiya com o requinte da retirada do capô traseiro. Dá pra ver todo o conjunto mecânico e de transmissão, inclusive. O Porsche tinha o motor Type 935 com turbo e 2,6 litros de capacidade cúbica, debitando mais de 700 cavalos de potência.

Sigam com o envio de suas miniaturas aqui para o blog, através do e-mail [email protected] Tantas têm sido as colaborações que mal tenho tempo para parar e escolhar. Vocês são demais!

5 comentários

  1. Kleber disse:

    Parabéns Renato pela mini, que foi montada há muito tempo pois os decais estão amarelados. Nenhum demérito, apenas marcas do tempo!

  2. PRNDSL disse:

    Tenho exatamente este kit, montado a mais de 20 anos.

  3. Valeu, caríssimos Rodrigo e Kleber. De fato esse Porsche foi montado no final dos anos 80! E aguardemos Le Mans com muita ansiedade, abraços.

  4. Jose Carlos Pereira disse:

    O belga Ickx perseguia a sétima vitória em Le Mans, pois ele já tinha seis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *