Surpresa no WRC: Sordo vence Rali da Sardenha

S

2019616142659

RIO DE JANEIRO – Enquanto eu acompanhava o desfecho das 24h de Le Mans, me deparei nas redes sociais com uma notícia absolutamente surpreendente: o espanhol Dani Sordo, da Hyundai, foi o vencedor do Rali da Sardenha, 8ª etapa do calendário do Mundial de Rali, o WRC.

E o triunfo veio de forma dramática, uma vez que Ott Tänak, da Toyota, caminhava rumo ao que seria seu quarto triunfo no campeonato – a liderança do Mundial já era dele de qualquer forma, por conta dos problemas de Sébastien Ogier e Thierry Neuville. Mas o estoniano acabou ficando sem direção hidráulica, fazendo com que ele empreendesse um enorme esforço no volante para poder terminar a etapa final do Power Stage.

Com a falha mecânica, Tänak foi alijado do topo do pódio e terminou em quinto, a mais de um minuto e meio de Sordo, que já se contentava com a 2ª colocação. Foi apenas a segunda vitória do espanhol de 36 anos no WRC e a primeira após seis temporadas – a última (e primeira até domingo) fora de Citroën, na Alemanha, em 2013.

Não só a vitória de Sordo foi surprendente como o pódio inteiro, já que Teemu Suninen alcançou o segundo posto com o Ford da M-Sport e Andreas Mikkelsen, que liderou vários dos últimos estágios cronometrados da competição – Power Stage, inclusive – ficou em terceiro com um segundo Hyundai i20 WRC.

Os problemas que afastaram Ogier de qualquer possibilidade de resultados, assim como ao finlandês Jari-Matti Latvala, em fase de baixa na Toyota, possibilitaram aos pilotos do WRC2 Pro a chance de chegar ao top 10, com Kalle Rovanperä em nono e Jan Kopecky, atual campeão mundial da divisão, em décimo.

Enquanto o WRC só volta em agosto com o tradicional Rali da Finlândia, na terra dos Mil Lagos, foi decidido que a competição vai rumar à motorização híbrida a partir de 2022. A próxima geração dos carros da categoria terá sistemas elétricos padrão por um período de três temporadas. A partir de 2025, cada fabricante é que saberá de si mesmo. A FIA decidiu também por um único fornecedor de pneus para a competição pelo período de 2021 até 2024, pelo menos.

Resultado final do Rali da Sardenha:

1 – Sordo-Del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) – 3.32’27″2
2 – Suninen-Lehtinen (Ford Fiesta WRC) – 13″7
3 – Mikkelsen-Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC) – 32″6
4 – Evans-Martin (Ford Fiesta WRC) – 33″5
5 – Tanak-Jarveoja (Toyota Yaris WRC) – 1’30″1
6 – Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) – 2’06″7
7 – Lappi-Ferm (Citroen C3 WRC) – 2’59″6
8 – Meeke-Marshall (Toyota Yaris WRC) – 4’40″1
9 – Rovanpera-Halttunen (Skoda Fabia WRC2 Pro) – 8’24″6
10 – Kopecky-Dresler (Skoda Fabia WRC2 Pro) – 8″49″2

Classificação do campeonato após a 8ª etapa:

1. Ott Tänak – 150 pontos
2. Sébastien Ogier – 146
3. Thierry Neuville – 143
4. Elfyn Evans – 78
5. Teemu Suninen – 62
6. Kris Meeke – 60
7. Andreas Mikkelsen – 56
8. Dani Sordo – 52
9. Esapekka Lappi e Jari-Matti Latvala – 40
11. Sébastien Loeb – 39
12. Kalle Rovanperä – 14
13. Benito Guerra – 8
14. Gus Greensmith e Marco Bulacia Wilkinson – 6
16. Jan Kopecky – 5
17. Pontus Tidemand, Yoann Bonato e Mads Østberg – 4
20. Ole Christian Veiby, Pierre-Louis Loubet e Stéphane Sarrazin – 2
23. Emil Bergkvist, Pedro Heller, Adrien Fournaux, Janne Tuohino e Ricardo Triviño – 1

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames