MENU

27 de julho de 2019 - 23:44Endurance Brasil

Em corrida atribulada, Muffato/Queirolo faturam no Velopark

67467881_2469922973029375_5317927668665024512_n

RIO DE JANEIRO - Líderes da classe P1 ao chegar ao Velopark para a etapa deste fim de semana, Pedro Queirolo e David Muffato tiveram o melhor fim de semana da dupla na temporada 2019. Pole position nos treinos, os pilotos do carro #113 acabaram por ganhar a movimentada – e atribulada – disputa com três horas de duração no circuito gaúcho de 2,278 km de extensão.

Foram 170 voltas percorridas pelo protótipo AJR Chevrolet V8 numa disputa por algumas vezes interrompida devido a intervenções do Safety Car, inclusive por incêndio: o AJR Nissan V6 #80 de Alexandre Finardi/Rafael Suzuki foi inteiramente destruído por um incêndio de grandes proporções, quando a corrida já se aproximava de sua reta final.

No momento do fogo, o carro estava com Rafael Suzuki a bordo e o piloto, que também corre na Stock Car, saiu rápido do bólido. Entre assustado e inconformado, ele não podia acreditar no que tinha acontecido.

Praticamente todos os P1 inscritos – menos os vencedores – tiveram problemas. O #88 de Vicente Orige/Tarso Marques foi o primeiro a abandonar com apenas 50 voltas completadas. Depois quebrou o #5 de Tiel Andrade/Andersom Toso/Júlio Martini, alijado por uma falha de câmbio. O Ginetta G57 também enfrentou vários reveses na disputa e o #175 da trinca Henrique Assunção/Luiz Otávio Floss/Fernando Fortes igualmente teve percalços.

Vencedores em Santa Cruz do Sul, os sul-matogrossenses Nílson e José Roberto Ribeiro até que salvaram um ótimo resultado, considerando as circunstâncias. Largaram do fim do grid de 30 carros sem tempo cronometrado e completaram a disputa em 6º lugar na geral – segundo da categoria principal de Protótipos.

Na GT3, Júlio Campos/Guilherme Figueroa puseram fim à maré de pouca sorte no ano e com uma grande corrida, foram premiados com a vitória na categoria e um excelente segundo posto geral – com uma volta inteira de vantagem para Xandy e Xandinho Negrão. Marcel Visconde/Ricardo Maurício salvaram o terceiro na classe e o quarto posto ao fim da disputa, após um belo pega no finalzinho contra a Ferrari de Chico Longo/Marcos Gomes.

Outro destaque da disputa foi a terceira vitória seguida em quatro provas no campeonato do modelo Ginetta G55 GT4, desta vez com Renan Guerra e Enzo Bortoleto num ótimo sétimo lugar geral, superando Alexandre Auler e Leandro Romera, que terminaram logo a seguir.

Pai e filho, Carlos e Yuri Antunes tiveram mais uma boa atuação e venceram o sempre competitivo MRX Cosworth da Satti Racing na disputa da classe P3, com os dois carros fechando o top 10 final na classificação geral.

Nas demais categorias em disputa, Sérgio e Guilherme Ribas – outra dupla de pai e filho – ganharam na GT3 Light com o Aston Martin Vantage V12 (12ª posição geral); na GT4 Light, deu Henry Visconde/Rafael Biancini no Audi RS3 LMS TCR que concluiu em décimo-sétimo; Mauro Kern Júnior/Paulo Sousa levaram o Tubarão IX à vitória na P2 após chegarem em décimo-nono lugar; e na P4, o único inscrito foi o carro de Ricardo Haag/Mário Marcondes, que teve muitos problemas e completou apenas 107 voltas.

A 5ª etapa do campeonato, antes marcada para Mogi-Guaçu no Velo Città, será transferida para Interlagos, acontecendo no dia 7 de setembro.

Resultado final das 3h do Velopark:

1. #113 Pedro Queirolo/David Muffato
Protótipo AJR Chevrolet V8 – categoria P1
170 voltas em 3h00min12seg587

2. #8 Guilherme Figueroa/Júlio Campos
Mercedes-AMG GT3 – categoria GT3
a 1 volta

3. #9 Xandy Negrão/Xandinho Negrão
Mercedes-AMG GT3 – categoria GT3
a 2 voltas

4. #55 Marcel Visconde/Ricardo Maurício
Porsche 911 GT3-R – categoria GT3
a 3 voltas

5. #19 Chico Longo/Marcos Gomes
Ferrari 488 GT3 – categoria GT3
a 3 voltas

6. #65 Nílson Ribeiro/José Roberto Ribeiro
Protótipo AJR Chevrolet V8 – categoria P1
a 4 voltas

7. #555 Enzo Bortoleto/Renan Guerra
Ginetta G55 GT4 – categoria GT4
a 10 voltas

8. #3 Alexandre Auler/Leandro Romera
Mercedes-AMG GT4 R – categoria GT4
a 12 voltas

9. #72 Carlos Antunes/Yuri Antunes
Protótipo MRX Volkswagen – categoria P3
a 16 voltas

10. #75 Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emílio Padron
Protótipo MRX Cosworth – categoria P3
a 17 voltas

1 comentário

  1. Jonny'O disse:

    Gostei muito da corrida, a categoria está ótima, os problemas dos carros mostram que é corrida de verdade,pessoal no limite do equipamento sem equalização dos carros .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>